PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ELEVADOR - PESO

2 participantes

Ir para baixo

ELEVADOR - PESO Empty ELEVADOR - PESO

Mensagem por paulovlg Dom 22 Jun 2014, 13:06

Pessoal,

Alguém consegu me ajudar com essa questão.

UESC - 2007

Um homem que se encontra no interior de um elevador em movimento e lê em uma balança fixada do piso, o peso de uma massa de 1,0kg como sendo igual a 6,0N.

Considerando-se o módulo da aceleração da gravidade local, 10m/s², é correto afirmar que o elevador:
A) desce com velocidade constante.
B) sobe com aceleração de + 4,0m/s²
C) desce com aceleração de  - 4,0m/s²
D) sobe com aceleração de - 4,0m/s²
E) desce com aceleração de + 4,0m/s²

A resposta é letra E. Eu concordo, entretanto, ao meu ver, a letra D também se aplica. Acredito que o cálculo só permite indicar o sentido, módulo e direção da aceleração. Assim, encontro que aceleração é para baixo de 4m/s². O que ocorre com o elevador descendo acelerado (LETRA C) ou subindo desacelerado (LETRA D). E ai??  Neutral  Neutral

OBS.: Gabarito conferido e reconferido no site da banca consultec e no site da UESC

paulovlg
Iniciante

Mensagens : 47
Data de inscrição : 01/02/2013
Idade : 37
Localização : Salvador - ba

Ir para o topo Ir para baixo

ELEVADOR - PESO Empty Re: ELEVADOR - PESO

Mensagem por Euclides Dom 22 Jun 2014, 17:15

Você tem razão. O exercício me parece de péssima formulação, pois não estabelece critérios para a adoção de um sinal. Exceto pela alternativa A), todas as outras são possíveis duas a duas: B) e E) ou C) e D).

ELEVADOR - PESO 2vi01au

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos