PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ita- Resultante Centripeta

3 participantes

Ir para baixo

Ita- Resultante Centripeta Empty Ita- Resultante Centripeta

Mensagem por Stella Santos Sex 20 Jun 2014, 10:50

Um aro metálico circular e duas esferas são acopladas conforme ilustra a figura ao lado , as esferas dispõem de um furo diametral que lhes permite circular pelo aro. O aro começa a girar , a partir do repouso , em torno do diâmetro vertical Ita- Resultante Centripeta Mathtex , que passa entre as esferas , até atingir uma velocidade angular constante Ita- Resultante Centripeta Mathtex . Sendo Ita- Resultante Centripeta Mathtex o raio do aro , Ita- Resultante Centripeta Mathtex a massa de cada esfera e desprezando-se os atritos pode-se afirmar que:

Ita- Resultante Centripeta 2hozmdl


a)as esferas permanecem na parte inferior do aro, porque esta é a posição de mínima energia potencial.

b) as esferas permanecem a distâncias Ita- Resultante Centripeta Mathtex de Ita- Resultante Centripeta Mathtex tal que, se Ita- Resultante Centripeta Mathtex for o ângulo central cujo o vértice é o centro do aro e cujos lados passam pelo centro das esferas, na posição de equilíbrio estável, então Ita- Resultante Centripeta Mathtex estando as esferas abaixo do diâmetro horizontal do aro.

c) As esferas permanecem a distâncias Ita- Resultante Centripeta Mathtex de Ita- Resultante Centripeta Mathtextal que, se Ita- Resultante Centripeta Mathtex for o ângulo central cujo vértice é o centro do aro e cujos lados passam pelos centros das esferas, na posição de equilíbrio estável, entãoIta- Resultante Centripeta Mathtex estando as esferas acima do diâmetro horizontal do aro.

d) As alternativas Ita- Resultante Centripeta Mathtex e Ita- Resultante Centripeta Mathtex anteriores estão corretas

e) A posição de maior estabilidade ocorre quando as esferas estão nos extremos de um mesmo diâmetro.

Reposta: letra b

Alguém pode me explicar o porquê da letra b !! ?? Desde jà , sou grata !!
Stella Santos
Stella Santos
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 103
Data de inscrição : 30/03/2014
Idade : 30
Localização : Provins - França

Ir para o topo Ir para baixo

Ita- Resultante Centripeta Empty Re: Ita- Resultante Centripeta

Mensagem por Euclides Sex 20 Jun 2014, 18:16

Ita- Resultante Centripeta 6g9343


____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ita- Resultante Centripeta Empty Re: Ita- Resultante Centripeta

Mensagem por Stella Santos Qua 25 Jun 2014, 06:04

Muito Obrigada , Euclides !!

Foi de grande ajuda , consegui entender !!  ^^
Stella Santos
Stella Santos
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 103
Data de inscrição : 30/03/2014
Idade : 30
Localização : Provins - França

Ir para o topo Ir para baixo

Ita- Resultante Centripeta Empty Re: Ita- Resultante Centripeta

Mensagem por FhGçlmedkmf@ Ter 23 Fev 2016, 01:19

Creio que exista um erro no diagrama de força acima. Ao meu entender, o diagrama de força correto seria a força peso apontando para baixo  e a força normal apontando para o centro do aro, de maneira que a força centrípeta (força resultante) seja uma componente desta força normal apontando na direção da reta que une as duas massas (centro da trajetória circular das duas massas devido ao giro do aro) e não na direção radial.

FhGçlmedkmf@
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 101
Data de inscrição : 12/02/2016
Idade : 40
Localização : sao jose dos campos

Ir para o topo Ir para baixo

Ita- Resultante Centripeta Empty Re: Ita- Resultante Centripeta

Mensagem por Euclides Ter 23 Fev 2016, 13:45

FhGçlmedkmf@ escreveu:Creio que exista um erro no diagrama de força acima. Ao meu entender, o diagrama de força correto seria a força peso apontando para baixo  e a força normal apontando para o centro do aro, de maneira que a força centrípeta (força resultante) seja uma componente desta força normal apontando na direção da reta que une as duas massas (centro da trajetória circular das duas massas devido ao giro do aro) e não na direção radial.
Tem razão, ficaria mais claro. As forças que estão ali representadas são as forças (intensidade delas) que a bolinha aplica ao aro.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ita- Resultante Centripeta Empty Re: Ita- Resultante Centripeta

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos