PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

corpo em mcu

2 participantes

Ir para baixo

corpo em mcu Empty corpo em mcu

Mensagem por SuiRLeo01 Sex 11 Abr 2014, 22:08

Explique porque num mcu o corpo nâo vai para o meio visto que sua resultante aponta para o meio. 
alguem sabe essa ?
SuiRLeo01
SuiRLeo01
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 142
Data de inscrição : 04/04/2014
Idade : 27
Localização : curitiba pr

Ir para o topo Ir para baixo

corpo em mcu Empty Re: corpo em mcu

Mensagem por Euclides Sex 11 Abr 2014, 22:29

Esclareça o nome de sua cidade de origem.

Num MCU o corpo em rotação "cai" constantemente em direção ao centro ao mesmo tempo em que o movimento inercial o afasta constantemente do centro. O resultado é a mudança contínua da direção do vetor velocidade ao longo de um círculo.

corpo em mcu Acecentrip1_thumb%5B1%5D

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

corpo em mcu Empty Re: corpo em mcu

Mensagem por SuiRLeo01 Sáb 12 Abr 2014, 00:52

euclides a forca centrifuga nao deveria aparecer no desenho tambem ?
SuiRLeo01
SuiRLeo01
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 142
Data de inscrição : 04/04/2014
Idade : 27
Localização : curitiba pr

Ir para o topo Ir para baixo

corpo em mcu Empty Re: corpo em mcu

Mensagem por Euclides Sáb 12 Abr 2014, 13:17

SuiRLeo01 escreveu:euclides a forca centrifuga nao deveria aparecer no desenho tambem ?
O que você está chamando de "força centrífuga"?

Na literatura da Física existem duas coisas, diferentes entre si, chamadas de força centrífuga.

Uma delas é real e surge como força de reação, de acordo com a terceira lei de Newton. Façamos a experiência mental de atar uma pedra a um cordão e fazê-la girar na horizontal, por sobre a cabeça. O cordão fará na pedra uma força radial e voltada para o centro que faz mudar constantemente o sentido de sua velocidade. Essa é a força centrípeta.

Por outro lado a pedra faz no cordão uma força de reação que também tem de ser radial, com a mesma intensidade,  mas voltada em sentido oposto, isto é, para fora. O cordão repassa a mesma força na mão que o retem. Essa é uma força centrífuga, que surge de um par ação-reação e consequentemente não se aplica na pedra.

É fundamental notar que estamos descrevendo essas coisas a partir do referencial da pessoa que está girando o cordão e se encontra em repouso. Ou seja: essa descrição dos eventos se faz a partir de um referencial inercial. Essa força tem causa perfeitamente identificável na lei da ação e reação.

A outra coisa que recebe o mesmo nome é uma força fictícia, isto é, não tem existência causal e nenhum agente por ela responsável. Essa outra "força centrífuga" parece existir apenas para um observador localizado em um sistema em rotação. De um ponto de vista inercial o que temos é como se vê no pequeno vídeo abaixo:


____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

corpo em mcu Empty Re: corpo em mcu

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos