PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Movimento Circular em circunferência vertical

2 participantes

Ir para baixo

Movimento Circular em circunferência vertical Empty Movimento Circular em circunferência vertical

Mensagem por jlukinha Qui 20 Mar 2014, 14:17

A minha dúvida surgiu com a seguinte questão: 
 
" Uma esfera de massa 2Kg presa a um fio inextensível de 2m de comprimento efetua um movimento circular, segundo a vertical, de modo que, quando ela passa pelo ponto mais alto da trajetória, sua velocidade é de 5 m/s. Nessas condições, admitindo g=10 m/s², determine a intensidade da força de tração no fio. "
 
A resposta dessa questão é T=5N, a resolução desta ficou bem clara pra mim. No entanto, a minha dúvida é: avaliando o movimento da esfera por toda a circunferência, não só no ponto mais alto desta, a velocidade sempre será constante ? Eu acredito que não, já que o vetor velocidade,em algum momento, se encontrará na mesma reta suporte da aceleração da gravidade, causando uma alteração no modulo da velocidade. Eu gostaria de saber se eu pensei de maneira correta e se isso realmente poderia acontecer. Agradeço a ajuda de todos.

jlukinha
Iniciante

Mensagens : 20
Data de inscrição : 06/05/2013
Idade : 26
Localização : Fortaleza, Ceará, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Movimento Circular em circunferência vertical Empty Re: Movimento Circular em circunferência vertical

Mensagem por j.honorio Qui 20 Mar 2014, 14:50

Boa tarde, jlukinha.

Seu pensamento está parcialmente correto. A aceleração é a resultante entre a força centrípeta e a tangencial, enquanto a velocidade tem a mesma direção da aceleração tangencial. O peso da esfera garante que haja tanta aceleração (movimento de subida), quanto retardamento (movimento de descida); pois dele resulta uma componente tangencial não nula. Então, nesse sistema, a velocidade instantânea varia a todo momento em relação ao tempo.

Vale notar, porém, que quando os ângulos são 90º e 270º (sentido da rotação) em relação ao ponto mais alta da trajetória, a aceleração e retardamento têm o maior módulo possível, pois nesse caso a tensão é perpendicular ao peso, o que garante a resultante tangencial máxima.

Espero ter ajudado.
j.honorio
j.honorio
Padawan
Padawan

Mensagens : 57
Data de inscrição : 10/03/2014
Idade : 28
Localização : Campos do Jordão, SP

Ir para o topo Ir para baixo

Movimento Circular em circunferência vertical Empty Re: Movimento Circular em circunferência vertical

Mensagem por jlukinha Sex 21 Mar 2014, 20:35

Obrigado, J.honorio, sua resposta me ajudou muito!

jlukinha
Iniciante

Mensagens : 20
Data de inscrição : 06/05/2013
Idade : 26
Localização : Fortaleza, Ceará, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Movimento Circular em circunferência vertical Empty Re: Movimento Circular em circunferência vertical

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos