PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dinamica no movimento circular uniforme (loop vertical)

2 participantes

Ir para baixo

Dinamica no movimento circular uniforme (loop vertical) Empty Dinamica no movimento circular uniforme (loop vertical)

Mensagem por dspinola14 Sex 30 Nov 2018, 13:08

Eu li que no momento em que a moto estiver no ponto mais alto, a normal seria 0, o que eu entendi pois nesse ponto mais alto é como se a moto se desprendesse do globo então não há contato, logo não tem compressão do globo sobre a moto e consequentemente não há Normal.
Até ai tudo bem. O meu questionamento é, no livro que estou acompanhando, diz que quanto maior a velocidade no ponto mais alto, menor será a intensidade da força normal. Pra mim seria justamente o contrario, quanto maior a velocidade, maior a normal pois a formula para achar a normal nesses casos é dada por: N = m(v²/r - g)
Sendo então a normal e a velocidade grandezas diretamente proporcionais.

Claramente eu entendi errado algo, alguem poderia me dar uma luz?

dspinola14
Iniciante

Mensagens : 6
Data de inscrição : 14/11/2016
Idade : 31
Localização : Viçosa, Minas Gerais, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dinamica no movimento circular uniforme (loop vertical) Empty Re: Dinamica no movimento circular uniforme (loop vertical)

Mensagem por Elcioschin Sex 30 Nov 2018, 13:15

Sua fórmula tem um erro

O peso P aponta para baixo e a normal N aponta para cima
A força centrípeta aponta para baixo, para o centro do círculo e é a resultante de P e E:

Fc = P - N ---> N = P - Fc ---> N = m.g - m.V²/R
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71791
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos