PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fisíco disposto a explicar Navier-Stoke?

2 participantes

Ir para baixo

Fisíco disposto a explicar Navier-Stoke? Empty Fisíco disposto a explicar Navier-Stoke?

Mensagem por sorlaker Sáb 25 Jan 2014, 11:18

Olá pessoal! Recentemente me deparei com a tarefa de paralelizar um código serial que, acredito eu, utiliza equações de Navier Stoke para resolver um problema de fluidos onde se simula a propagação de uma onda em um meio isotrópico utilizando diferenças finitas em um plano 3d.

Gostaria de alguém que me ajudasse a resolver um problema do tipo no papel. E que me ajudasse a entender o código.

Desde já agradeço!

ps: Não tenho certeza se este é o lugar certo para postar nem o fórum certo mas espero que alguém possa me ajudar.
sorlaker
sorlaker
Iniciante

Mensagens : 42
Data de inscrição : 27/12/2011
Idade : 29
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Fisíco disposto a explicar Navier-Stoke? Empty Re: Fisíco disposto a explicar Navier-Stoke?

Mensagem por Matheus Fillipe Dom 02 Mar 2014, 18:04

Primeiro: Serial de que?
Segundo: Como codificar isso da resolução em forma de função de uma ed?
Terceiro: Você não tem informações úteis de serial? Não existiria um método mais fácil?
Quarto: Responda por MP se preferir.

As equações de Navier-Stroke descrevem sistemas que na realidade são caóticos. Se Baseiam na 2 lei de Newton e nos princípios de conservação da mecânica clássica. São um sistema de equações, que nem as de Maxwell, só que na maioria dos casos a não linearidade fazem o problema impossível de se resolver. 

Com elas você acha a principalmente a velocidade e pressão do fluido em cada ponto do espaço. A dinâmica de fluidos exige a resolução de eds a um nível bem auto. Em muitos casos os resultados são séries infinitas. Mas claro, isso vai depender da complexidade do problema. Se o serial for constituído por números você vai achá-los usando condições de contorno, assim a função vira um número no ponto em que você escolher. Não sei qual é a forma desse serial.

Agora, a propagação de uma onda em um meio isotrópico, até onde eu sei, utilizaria uma Ed mais simples cuja a resposta te daria a função das posições, modos de frequência, etc... Então pra quê equações de Navier Strokes? Se estamos estudando coisas do tipo, um fluido ideal escoando por uma região com determinada geometria e um emissor de determinada onda em um determinado ponto ai sim deveríamos recorrer, não tão necessariamente, às eqs de Navier Strokes. Depende do nível do problema.

Porque alguém faria um serial baseado nisso?

Obs:  As eqs de navier Strokes funcionam para fluidos inestendíveis com a ausência de turbulências.
Matheus Fillipe
Matheus Fillipe
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 893
Data de inscrição : 19/05/2013
Idade : 26
Localização : Araxá

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos