PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O caminhão pesado

4 participantes

Ir para baixo

O caminhão pesado Empty O caminhão pesado

Mensagem por Elcioschin Dom 06 Out 2013, 13:34

Um caminhão tipo baú com sua carga total tem massa de 3 900 kg (incluindo motorista e ajudante).
O caminhoneiro, com o objetivo de faturar mais, aceitou uma carga de passarinhos com massa de 300 kg.
O caminhoneiro chega num local com balança e pesagem obrigatória.
Sabendo que a massa máxima permitida é 4 000 kg e sendo muito esperto, faz o seguinte: no momento exato em que vai entrar na balança ele pede para seu ajudante (de 70 kg) descer e bater na carroceria com uma madeira de modo a espantar os passarinhos para fazê-los voar e não fazer "peso" na balança.
Sabendo que o ajudante seguiu as ordens à risca, que os passarinhos voaram e a balança é precisa, qual a indicação da balança?

a) 4 200 kg .......... b) 4 130 kg ............. c) 3 900 kg ......... d) 3 830 kg ,,,,,,,,,,,,,, e) Nenhuma das alternativas
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71768
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

O caminhão pesado Empty Re: O caminhão pesado

Mensagem por Eduardo Sicale Qua 09 Out 2013, 16:50

Mestre Elcioschin, posso arriscar um palpite ? Se eu estiver errado, pode apagar, ok ?

Quando os passarinhos voam, não trocam forças verticais com o caminhão. Já o ajudante troca ao saltar do caminhão, então o peso do caminhão fica 3900 kg mesmo, que é o peso sem a carga dos passarinhos.
Eduardo Sicale
Eduardo Sicale
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 692
Data de inscrição : 23/02/2010
Idade : 56
Localização : Diadema/SP

Ir para o topo Ir para baixo

O caminhão pesado Empty Re: O caminhão pesado

Mensagem por Elcioschin Qua 09 Out 2013, 17:15

Caro Eduardo

Parte do seu raciocínio está certo e parte não.
Devo esclarecer que o ajudante desceu imediatamente antes do caminhão subir na balança, ficando fora dela (isto não tinha ficado muito claro no meu enunciado).

Estou estranhando, que, depois de 4 dias da postagem da questão, somente você se arriscou a dar um palpite!!!

Será que os demais colegas do fórum não quiseram correr o risco? Acho que imaginam que eu sou "o diabo em pessoa" e que a questão é uma pegadinha!!

Pense mais um pouco e vamos ver se alguém mais se arrisca.
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71768
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

O caminhão pesado Empty Re: O caminhão pesado

Mensagem por Eduardo Sicale Qua 09 Out 2013, 17:41

Bem, então descontando o "peso" do ajudante, ficamos com 3830 kg na balança.
Agora eu já não sei mais o que pode ser. Fico no aguardo da resolução final. Quanto a ser "o diabo em pessoa", não tenho essa visão. Vejo o senhor como um grande professor, apenas exigente com a coisas corretas. Abraços !
Eduardo Sicale
Eduardo Sicale
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 692
Data de inscrição : 23/02/2010
Idade : 56
Localização : Diadema/SP

Ir para o topo Ir para baixo

O caminhão pesado Empty Re: O caminhão pesado

Mensagem por Gabriel Rodrigues Qua 09 Out 2013, 18:18

"imaginam que eu sou o diabo em pessoa" Razz 

Questão interessante essa. Devo confessar que estou com um pouco de receio em arriscar, mas vamos lá. 

Para os passarinhos voarem, devem "empurrar" uma coluna atmosférica para baixo - o empuxo do ar, que é um fluido, então entra na definição de Arquimedes - que acaba "pressionando" o fundo do caminhão. 
Isso porque, pelo Princípio de Pascal, o incremento de pressão provocado pelo bater de asas é sentido por toda a atmosfera no interior do baú, inclusive pelas partes próximas ao fundo, pressionando-o. 

Supondo uma situação de equilíbrio, por comodidade, o empuxo que recebem os passarinhos recebem do ar (e que acabam pressionando o fundo do caminhão) é igual ao seu peso: 300 kg. 

Daí, a balança registra 3900 kg -70 kg + 300 kg = 4130 kg (b)

(na verdade, seria kgf, não kg, já que o empuxo é uma força e não massa, obviamente. Mas o peso em kgf é igual a massa em kg, então...)


Devo ter "viajado" muito nisso aí, mas espero pelo feedback e pela tentativa dos colegas. Very Happy

Gabriel Rodrigues
Matador
Matador

Mensagens : 1148
Data de inscrição : 08/02/2013
Idade : 27
Localização : São Carlos, SP

Ir para o topo Ir para baixo

O caminhão pesado Empty Re: O caminhão pesado

Mensagem por Elcioschin Qua 09 Out 2013, 18:34

Já temos uma segunda opinião: também concordo com parte dela e com outra parte não (mas não vou dizer, por enquanto, qual parte esta certa).

Aguardemos mais um pouco!
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71768
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

O caminhão pesado Empty Re: O caminhão pesado

Mensagem por Vinil Qua 09 Out 2013, 19:43

Eu acredito que essa questão esteja relacionada à terceira lei de Newton. A força que os pássaros exercem na coluna de ar (e que o ar reage aplicando neles) tem a mesma intensidade de seus respectivos pesos, para que essas forças se anulem e eles "flutuem" em repouso. Dessa forma, a força que o ar exerce no fundo do caminhão é igual ao peso dos pássaros.

3900 + 300 - 70 = 4130 kg
Vinil
Vinil
Padawan
Padawan

Mensagens : 77
Data de inscrição : 23/11/2012
Idade : 31
Localização : Amparo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

O caminhão pesado Empty Re: O caminhão pesado

Mensagem por Eduardo Sicale Qui 10 Out 2013, 09:46

Pensando bem, 300 kg de passarinhos é muito passarinho. O que deve "pesar" 300 kg são as gaiolas, então, os passarinhos, voando ou não, fazem pouca diferença. Se o ajudante desceu, temos 3900 + 300 - 70 = 4130 Kg.
Eduardo Sicale
Eduardo Sicale
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 692
Data de inscrição : 23/02/2010
Idade : 56
Localização : Diadema/SP

Ir para o topo Ir para baixo

O caminhão pesado Empty Re: O caminhão pesado

Mensagem por Gabriel Rodrigues Qui 10 Out 2013, 10:31

Eduardo Sicale escreveu:Pensando bem, 300 kg de passarinhos é muito passarinho. O que deve "pesar" 300 kg são as gaiolas, então, os passarinhos, voando ou não, fazem pouca diferença. Se o ajudante desceu, temos 3900 + 300 - 70 = 4130 Kg.
Mas e se há um compartimento separado para os passarinhos? Tipo uma tábua dividindo o baú em dois? Aí eles poderiam estar inicialmente no chão e depois voar. 
Porém, acho que não compensa pensar dessa maneira. Por exemplo, e se na "batida" no baú, alguns não voaram?

Gabriel Rodrigues
Matador
Matador

Mensagens : 1148
Data de inscrição : 08/02/2013
Idade : 27
Localização : São Carlos, SP

Ir para o topo Ir para baixo

O caminhão pesado Empty Re: O caminhão pesado

Mensagem por Elcioschin Qui 10 Out 2013, 11:40

Gostei de ver as diversas opiniões e o consenso final. Vou tecer algumas considerações:

1) A balança não registra quilograma-força (kgf). Ela reage ao peso (kgf) mas registra a massa em quilograma (kg). Basta ler o que está escrito no mostrador de uma balança de farmácia (por exemplo).

2) O "velho" Newton tinha razão na sua lei da ação e reação: as asas dos passarinhos voando empurram o ar para baixo (para sustentar seu peso), contra o piso do caminhão e isto se reflete na balança

3) Assim a única massa a ser descontada é a do ajudante e a balança registra m = 3 900 + 300 - 70 = 4 130 kg

4) Se o motorista tivesse frequentado o Ensino Médio, com assiduidade e atenção, não teria cometido esta "besteira". Aposto que foi multado pelo excesso de peso!!!

Obrigado a todos pela colaboração. A "discussão" foi muito interessante e divertida
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71768
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

O caminhão pesado Empty Re: O caminhão pesado

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos