PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Equilibrio

+2
kakaroto
isabelalopes
6 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Equilibrio - Página 2 Empty Equilibrio

Mensagem por isabelalopes Ter 20 Ago 2013, 14:57

Relembrando a primeira mensagem :

A constante de equilíbrio Kc é igual a 10,50 para a seguinte reação, a 227 oC:
CO(g) + 2 H2(g) ⇔ CH3OH(g)
O valor de Kc para a reação abaixo, na mesma temperatura, é
2CO(g) + 4 H2(g) ⇔ 2 CH3OH(g)
A) 3,25
B) 5,25
C) 10,50
D) 21,00
E) 110,25

Pelos meus cálculos daria letra E, dai perguntei a um dos meus professores e ele disse que seria letra C a correta resposta. Inconformada por ter errado fui perguntar a outro professor (também de química) e ele disse que realmente a letra E seria a resposta. Depois pensei novamente que só a mudança de temperatura poderia modificar a constante de equilíbrio. Qual a opinião de vocês? E ou C?


Última edição por isabelalopes em Ter 20 Ago 2013, 15:13, editado 1 vez(es)
isabelalopes
isabelalopes
Padawan
Padawan

Mensagens : 66
Data de inscrição : 09/06/2013
Idade : 27
Localização : Pernambuco

Ir para o topo Ir para baixo


Equilibrio - Página 2 Empty Re: Equilibrio

Mensagem por Leonardo Mariano Qua 10 Abr 2019, 20:32

Se você realizar uma reação com os coeficientes estequiométricos como no enunciado:

CO(g) + 2 H2(g) ⇔ CH3OH(g) --> Ela terá uma constante de equilíbrio, até isso tudo bem, mas você deve se ater de que se você realizar a mesma reação(Em mesmas condições de temperatura, etc), mas em proporções diferentes, obterá a mesma constante de equilíbrio. A única coisa que irá mudar será a quantidade de mols em cada lado da reação em equilíbrio.

Um exemplo seria:

(Esses valores são obtidos experimentalmente)
CO(g) + NO2(g) ⇔  CO2(g) + NO(g) -->  Kc = 0,8 * 0,8 / 0,2 * 0,2 --> Kc = 16
  1             1               0            0 
  0,2          0,2            0,8         0,8

Mesmo se você mudar a quantidade:

CO(g) + NO2(g) ⇔  CO2(g) + NO(g) --> Kc = 0,947 * 0,947 / 1,053 * 0,053 --> Kc = 16
 2             1               0            0 
 1,053       0,053        0,947      0,947

Então no caso, se você tiver uma equação, você deverá sempre simplificar os coeficientes estequiométricos.
Leonardo Mariano
Leonardo Mariano
Monitor
Monitor

Mensagens : 516
Data de inscrição : 11/11/2018
Idade : 22
Localização : Criciúma/SC

Ir para o topo Ir para baixo

Equilibrio - Página 2 Empty Re: Equilibrio

Mensagem por nqueireza Qua 10 Abr 2019, 20:45

Leonardo Mariano escreveu:Se você realizar uma reação com os coeficientes estequiométricos como no enunciado:

CO(g) + 2 H2(g) ⇔ CH3OH(g) --> Ela terá uma constante de equilíbrio, até isso tudo bem, mas você deve se ater de que se você realizar a mesma reação(Em mesmas condições de temperatura, etc), mas em proporções diferentes, obterá a mesma constante de equilíbrio. A única coisa que irá mudar será a quantidade de mols em cada lado da reação em equilíbrio.

Um exemplo seria:

(Esses valores são obtidos experimentalmente)
CO(g) + NO2(g) ⇔  CO2(g) + NO(g) -->  Kc = 0,8 * 0,8 / 0,2 * 0,2 --> Kc = 16
  1             1               0            0 
  0,2          0,2            0,8         0,8

Mesmo se você mudar a quantidade:

CO(g) + NO2(g) ⇔  CO2(g) + NO(g) --> Kc = 0,947 * 0,947 / 1,053 * 0,053 --> Kc = 16
 2             1               0            0 
 1,053       0,053        0,947      0,947

Então no caso, se você tiver uma equação, você deverá sempre simplificar os coeficientes estequiométricos.
Olha esse site: www.profpc.com.br/Exercícios%20de%20Química/Setor%20Alfa/Alfa%20-%20Módulo%2042.pdf

nqueireza
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 164
Data de inscrição : 10/03/2019
Idade : 22
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Equilibrio - Página 2 Empty Re: Equilibrio

Mensagem por Leonardo Mariano Qua 10 Abr 2019, 21:08

O livro do Feltre, por exemplo, enuncia sobre o exemplo que falei anteriormente: 

"No 1o experimento, partimos de 1,00 mol de CO e 1,00 mol de NO2. No 2o experimento, partimos de quantidades diferentes das usadas no 1o experimento (agora são 2,00 mol de CO e 1,00 mol de NO2). Por esse motivo chegamos a um estado de equilíbrio diferente — com concentrações em mol/L de equilíbrios diferentes para [CO], [NO2], [CO2] e [NO]; mas, calculando o valor numérico de Kc, chegamos ao mesmo resultado (Kc = 16). Essa é a característica mais importante da constante de equilíbrio: pode haver uma infinidade de estados de equilíbrio diferentes, mas o valor numérico de Kc permanece constante enquanto a temperatura se mantiver inalterada"

Olhei no Atkins e lá diz que se multiplicarmos o coeficiente estequiométrico por um fator, a constante de equilíbrio se altera.

Agora fiquei confuso  Shocked Shocked.
Leonardo Mariano
Leonardo Mariano
Monitor
Monitor

Mensagens : 516
Data de inscrição : 11/11/2018
Idade : 22
Localização : Criciúma/SC

Ir para o topo Ir para baixo

Equilibrio - Página 2 Empty Re: Equilibrio

Mensagem por nqueireza Qua 10 Abr 2019, 21:36

Leonardo Mariano escreveu:O livro do Feltre, por exemplo, enuncia sobre o exemplo que falei anteriormente: 

"No 1o experimento, partimos de 1,00 mol de CO e 1,00 mol de NO2. No 2o experimento, partimos de quantidades diferentes das usadas no 1o experimento (agora são 2,00 mol de CO e 1,00 mol de NO2). Por esse motivo chegamos a um estado de equilíbrio diferente — com concentrações em mol/L de equilíbrios diferentes para [CO], [NO2], [CO2] e [NO]; mas, calculando o valor numérico de Kc, chegamos ao mesmo resultado (Kc = 16). Essa é a característica mais importante da constante de equilíbrio: pode haver uma infinidade de estados de equilíbrio diferentes, mas o valor numérico de Kc permanece constante enquanto a temperatura se mantiver inalterada"

Olhei no Atkins e lá diz que se multiplicarmos o coeficiente estequiométrico por um fator, a constante de equilíbrio se altera.

Agora fiquei confuso  Shocked Shocked.
Depois eu vou dar uma estudada melhor na teoria, mas sobre a questão, se ela está certa ou não, eu acho que a alternativa que a faculdade considerou correta é a ''E'', porque eu nunca vi o gabarito do Tito ter erro

nqueireza
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 164
Data de inscrição : 10/03/2019
Idade : 22
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Equilibrio - Página 2 Empty Re: Equilibrio

Mensagem por Leonardo Mariano Qua 10 Abr 2019, 21:40

Deve ser isso mesmo então. Eu tenho aula de química amanhã na parte da tarde, então vou tentar ver com o professor sobre esse assunto para ver o que ele acha, ai posto aqui amanhã de noite.
Leonardo Mariano
Leonardo Mariano
Monitor
Monitor

Mensagens : 516
Data de inscrição : 11/11/2018
Idade : 22
Localização : Criciúma/SC

Ir para o topo Ir para baixo

Equilibrio - Página 2 Empty Re: Equilibrio

Mensagem por Leonardo Mariano Qui 11 Abr 2019, 19:45

Olá, o professor resolveu uma questão igual, onde havia uma reação com os coeficientes estequiométricos em dobro, no caso a constante de equilíbrio alterou, então creio que seja isso mesmo então.
Leonardo Mariano
Leonardo Mariano
Monitor
Monitor

Mensagens : 516
Data de inscrição : 11/11/2018
Idade : 22
Localização : Criciúma/SC

Ir para o topo Ir para baixo

Equilibrio - Página 2 Empty Re: Equilibrio

Mensagem por folettinhomed Sex 16 Ago 2019, 19:49

Há uma regra, em livros de ensino superior, que menciona o seguinte:
Quando multiplicamos uma equação que tem como constante de equilíbrio Kc por n, a nova Kc passa a ser ---> Kc' = (Kc)^n
Concordo que seja a E! Minha foto ficou um pouco opaca, mas da p/ ver a demonstração. Tenho todas as relações matemáticas com a Kc, caso alguém queira!
Equilibrio - Página 2 20190813
folettinhomed
folettinhomed
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 988
Data de inscrição : 23/02/2019
Idade : 23
Localização : Santa Cruz do Sul, RS, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Equilibrio - Página 2 Empty Re: Equilibrio

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos