PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Desabafo e Conselhos

+3
RobertoPatricio
Filipe Luz
Euclides
7 participantes

Ir para baixo

Desabafo e Conselhos Empty Desabafo e Conselhos

Mensagem por vctrop Sáb 06 Abr 2013, 20:39

Bom, quanto ao desabafo, eu gostaria de expor uma situação a vcs: Quando você está tendo uma rotina pesada de estudos (estudando até nos finais de semana e tudo mais) e você olha ao seu redor e vê várias pessoas que estão aproveitando muito o tempo para se divertir e descansar, aí vc fica com uma certa inveja dessas pessoas, se sentindo desmotivado a estudar e começando a ficar com vontade de só estudar o que o colégio exige. No meu colégio, por exemplo, eu sou o único que quer fazer um vestibular militar (IME), então meus amigos estão bem relaxados: passam o sábado jogando video-game e, em boa parte da semana, saindo para conversar com os amigos...
Gostaria de saber se vcs já passaram por uma situação parecida e como fazer para reverte-la.
vctrop
vctrop
Padawan
Padawan

Mensagens : 54
Data de inscrição : 19/03/2013
Idade : 27
Localização : Aracaju, SE, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Desabafo e Conselhos Empty Re: Desabafo e Conselhos

Mensagem por Euclides Sáb 06 Abr 2013, 21:15

Antes de mais nada: você esqueceu de se reservar tempo para o lazer e relaxamento? Isso é muito importante (como você mesmo está vendo).

Pense bem. Um trabalhador labora o dia inteiro de segunda a sexta. Descansa no sábado e domingo. Tenha pelo menos o domingo para o lazer.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Desabafo e Conselhos Empty Re: Desabafo e Conselhos

Mensagem por Filipe Luz Dom 07 Abr 2013, 07:48

Muito boa a colocação do Euclides !!! É exatamente isso... todo tipo de "trabalho" tem que ter um descanso. Não extrapole...sem abusos. Abraço.

Filipe Luz
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 129
Data de inscrição : 25/03/2010
Idade : 31
Localização : Esteio RS

Ir para o topo Ir para baixo

Desabafo e Conselhos Empty Re: Desabafo e Conselhos

Mensagem por RobertoPatricio Dom 07 Abr 2013, 08:24

Uma vez li que o cérebro precisa de um tempo de descanso pra 'fixar' o conhecimento. Não lembro a fonte mas isso explica alguns casos de gente que nem estuda tanto assim tendo resultados melhores dos que os que estudam demais.

RobertoPatricio
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 160
Data de inscrição : 20/02/2013
Idade : 33
Localização : fortaleza Ce

Ir para o topo Ir para baixo

Desabafo e Conselhos Empty Re: Desabafo e Conselhos

Mensagem por Giiovanna Dom 07 Abr 2013, 09:09

Um erro muito comum que estudantes em ano de vestibular tende a cometer (inclusive eu cometi por um bom tempo) é achar que quanto mais a gente vê, incansavelmente, um assunto mais a gente aprende. O que eu auero dizer é que nós temos essa mania de estudar demais com medo de não passar e extrapolamos os nossos limites, estudamos 12 horas num sábado e esquecemos de uma parte não menos importante que é o lazer.

Como muitos sabem aqui eu queria por que queria passar na usp, e diferente de você o único IME no qual eu entrei foi o Instituto de Matemática e Estatística da USP. Botei na minha cabeça que queria por que queria ano passado, e fui atrás. Comecei o ano fazendo as tarefas normais da escola,mas com o passar do tempo, fui percebendo que ainda não sabia de muitas coisas (o que era óbvio, já que não tinha chego nem em julho ainda) e eu fiquei BEM neurótica.

Ainda bem que eu tive um pouco de sanidade e, apesar de ter estudado em julho, resolvi descansar um pouco durante as férias. Mas pra variar, fiquei com peso na consciência, achei que tinha estudado pouco. Resolvi fazer cursinho a tarde, e ai você imagina para onde foram os meus sábados e domingos (que eu já usava para estudar um pouco).

Te digo que eu cheguei a dias que estudei 14h e eu te garanto que isso não é nada saudável, tanto para a sua mente quanto para o se estado físico. Depois da primeira fase, que fiz uma pontuação boa, vi que ter entrado no cursinho intensivo para me matar de estudar e dormir apenas 5 ~ 6h por noite não era realmente necessário. Não foi um disperdício total, já que na minha escola perdi muita matéria por falta de comprometimento de alunos e professores, mas neu teria passado do mesmo jeito.

Bom, são situações diferentes, mas acredito que sou alguém que viveu algo parecido há pouco tempo.
A minha conclusão sobre isso é: Tente estudar bastante durante a semana, esqueça video games, futebol e essas atividades que tomem muito do seu tempo. Isso se você preferir assim, pois não vai te matar ter pelo menos
um pouquinho do seu tempo disponível para o lazer. Digo que pelo menos um dia do seu fim de semana deve ser só seu, longe dos livros. Você precisa desse tempo para fixar o conteúdo e descansar um pouco. Se você preferir, use sábados e domingos de manhã para estudar e tire o resto do dia para você.

É assim mesmo, a gente fica meio maluco em ano de vestibular, ainda mais como o seu. Você ainda vai ter que estudar muito, mas a saúde do seu corpo, e isto inclui a do seu cérebro, é tão importante quanto ter qualquer matéria na ponta da lingua.

Boa sorte Smile
Giiovanna
Giiovanna
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 2128
Data de inscrição : 31/08/2012
Idade : 29
Localização : São Paulo, SP

Ir para o topo Ir para baixo

Desabafo e Conselhos Empty Re: Desabafo e Conselhos

Mensagem por vctrop Dom 07 Abr 2013, 12:34

Muito obrigado, pessoal... Escrevi isso ontem principalmente por ter percebido que passei o sábado inteiro sem estudar, e notei que tava ficando desmotivado. Agora percebo que a desmotivação vem principalmente do cansaço físico. Tentarei pegar uma rotina pesada na semana e relaxarei uma parte dos fds. Muito obrigado a todos novamente... Quem sabe eu volte a andar de skate nos dias de domingo! xD
vctrop
vctrop
Padawan
Padawan

Mensagens : 54
Data de inscrição : 19/03/2013
Idade : 27
Localização : Aracaju, SE, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Desabafo e Conselhos Empty Re: Desabafo e Conselhos

Mensagem por Gabriel Rodrigues Ter 21 maio 2013, 12:51

Haha, situação idêntica a minha! Todos no meu colégio são assim também... a diferença é que a festa, descanso, etc. para eles é de domingo a domingo! (hehe). E é realmente difícil focar assim. Por isso, sempre procuro manter contato com pessoas que tem esse mesmo objetivo: passar em colégios militares ou pelo menos se esforçar em conseguir mais do que a "massa". Alguns amigos estudando em cursos pré-militares em RJ, SP.. (afinal sou do "interiorzão" do MT!). Enfim, isso me ajuda bem, inclusive por causa do Fórum, que une muita gente com objetivos semelhantes.

Eu não descansava nos domingos, até minha mãe me obrigar (escondendo todos os meus livros Sad ). Mas confesso que ajudou muito!
Lembre-se que um gerador elétrico operando com potência máxima só tem rendimento de 50%! (isso é verdade, depois observe as equações de potência e rendimento elétrico).


Gabriel Rodrigues
Matador
Matador

Mensagens : 1148
Data de inscrição : 08/02/2013
Idade : 27
Localização : São Carlos, SP

Ir para o topo Ir para baixo

Desabafo e Conselhos Empty Re: Desabafo e Conselhos

Mensagem por Rafael Ibatexano Ter 21 maio 2013, 23:35

Faça os estudos de segunda a sexta,e reserve os finais de semana para lazer.Se não ,você vai "surtar".Não vai mais pegar um livro na mão,e se pegar não vai render nada.
Rafael Ibatexano
Rafael Ibatexano
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 347
Data de inscrição : 21/09/2009
Localização : IBATÉ-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Desabafo e Conselhos Empty Re: Desabafo e Conselhos

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos