PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvida Força de Atrito

3 participantes

Ir para baixo

Dúvida Força de Atrito Empty Dúvida Força de Atrito

Mensagem por Meizigi Ter 05 Fev 2013, 21:58

Olá pessoal, estou iniciando em força de atrito e fiquei com uma dúvida quanta Força de Atrito Estático e Força de Atrito Cinético.

Primeiramente, a Fae é aplicada quando temos o corpo em repouso. Certo?
Então para mim calcular por exemplo a aceleração de um objeto, para que a resposta seja correta apenas pode se
calcular usando a Fac? Pois este corpo já estaria em movimento?

Meizigi
Iniciante

Mensagens : 47
Data de inscrição : 22/12/2012
Idade : 28
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Força de Atrito Empty Re: Dúvida Força de Atrito

Mensagem por Euclides Ter 05 Fev 2013, 22:01

Meizigi escreveu:Olá pessoal, estou iniciando em força de atrito e fiquei com uma dúvida quanta Força de Atrito Estático e Força de Atrito Cinético.

Primeiramente, a Fae é aplicada quando temos o corpo em repouso. Certo?
Então para mim calcular por exemplo a aceleração de um objeto, para que a resposta seja correta apenas pode se
calcular usando a Fac? Pois este corpo já estaria em movimento?

Sim, é isso. A resistência ao início do movimento é maior do que a resistência ao movimento já iniciado.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Força de Atrito Empty Re: Dúvida Força de Atrito

Mensagem por Meizigi Ter 05 Fev 2013, 22:03

Obrigado Euclides.

Meizigi
Iniciante

Mensagens : 47
Data de inscrição : 22/12/2012
Idade : 28
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Força de Atrito Empty Re: Dúvida Força de Atrito

Mensagem por Giiovanna Ter 05 Fev 2013, 22:15

Meizigi, a força de atrito estática é aquela que impede o escorregamento de um corpo em uma superfície devido a interpenetração das rugosidades que háem ambos os corpos. Por exemplo, quando andamos age no nosso pé essa força (entre o solo e o chão). Sua intensidade máxima depende da natureza dos corpos e ela é maior que a intensidade do atrito cinético. Além disso, ela varia até determinado ponto chamado de Eminência do Atrito Estático.

Das Leis de Newton, sabemos que um corpo em equilíbrio tem resultante igual a zero. Assim, se empurrarmos uma lixa contra o asfalto, notaremos que há muita resistência e temos que aplicar uma certa força até que a lixa atinga o movimento em relação ao asfalto. Por isso que a Fate é variável, uma vez que, como temos o equilíbrio, seria absurdo que a Fate fosse maior que a força aplicada. Veja o gráfico:

Dúvida Força de Atrito Atrito2

O ponto de Eminência é o ápice da linha vermelha. A partir dai passa a agir o Atrito cinético, que é constante. Assim, podemos notar que é necessária uma força maior para começar o movimento em relação à necessária para continuá-lo.

Depois dessa introdução, respondo suas perguntas:

I) Deve-se tomar cuidado. A força atrito estática existe em corpos nos quais há uma força aplicada que force o escorregamento. Em um carro parado horizontalmente bãp existe atrito estático. Agora se você tentar empurrá-lo com uma força de 50N, haverá Fate de 50N.

II) Se falar de movimento utilizará o atrito cinético sim, já que o corpo já está em movimento. Mas ainda sim, tome cuidado. Atrito deve-se sempre pensar em escorregamento. Uma roda de um carro rola graças ao atrito estático, sabia? Tal como nossos pés. Entãp deve-se atentar ao enunciado sempre. Se a roda escorregasse, o carro ficaria sempre no lugar.
Giiovanna
Giiovanna
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 2128
Data de inscrição : 31/08/2012
Idade : 29
Localização : São Paulo, SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Força de Atrito Empty Re: Dúvida Força de Atrito

Mensagem por Giiovanna Ter 05 Fev 2013, 22:22

Que bom que o Euclides já resolveu Smile Não vi que ele já tinha postado.
Giiovanna
Giiovanna
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 2128
Data de inscrição : 31/08/2012
Idade : 29
Localização : São Paulo, SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Força de Atrito Empty Re: Dúvida Força de Atrito

Mensagem por Euclides Ter 05 Fev 2013, 22:24

Uau! Giiovanna! não é à toa que essa menina entrou na USP. Muito boa resposta menina.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Força de Atrito Empty Re: Dúvida Força de Atrito

Mensagem por Giiovanna Ter 05 Fev 2013, 22:27

cheers
Giiovanna
Giiovanna
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 2128
Data de inscrição : 31/08/2012
Idade : 29
Localização : São Paulo, SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Força de Atrito Empty Re: Dúvida Força de Atrito

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos