PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Força de atrito - dúvida básica

2 participantes

Ir para baixo

Força de atrito - dúvida básica Empty Força de atrito - dúvida básica

Mensagem por henriquehdias Sáb 27 Abr 2013, 09:44

Um corpo de massa m desce um plano inclinado com velocidade constante v. Sendo g a aceleração gravitacional e 0 o ângulo do plano inclinado com a horizontal, o módulo da força de atrito entre o corpo e o plano inclinado vale:

R: mg sen 0

v = const => MRU
a = 0
Fr = 0
fat = Px

Se ele está descendo com velocidade constante (MRU) e tem força resultante igual a zero, ele está em equilíbrio dinâmico.
A minha dúvida é a seguinte...como o módulo de fat é igual ao módulo de Px, o corpo não deveria estar em repouso? Sempre me confundo nessa parte.
Qual é a explicação?

henriquehdias
Jedi
Jedi

Mensagens : 303
Data de inscrição : 19/03/2012
Idade : 33
Localização : Ijuí

Ir para o topo Ir para baixo

Força de atrito - dúvida básica Empty Re: Força de atrito - dúvida básica

Mensagem por Euclides Sáb 27 Abr 2013, 14:14

henriquehdias escreveu:Se ele está descendo com velocidade constante (MRU) e tem força resultante igual a zero, ele está em equilíbrio dinâmico.
A minha dúvida é a seguinte...como o módulo de fat é igual ao módulo de Px, o corpo não deveria estar em repouso? Sempre me confundo nessa parte.
Qual é a explicação?
Eu me admiro que mais gente não manifeste essa dúvida. O que a primeira lei de Newton (Lei da Inércia) diz é que se a resultante das forças que atuam sobre um corpo é nula ele se conserva em um estado de equilíbrio, estático ou dinâmico (repouso ou MRU).

Quando a Fat se iguala à componente do peso ao longo do plano, um leve piparote (boa palavra...) é o bastante para iniciar o movimento que se manterá como MRU.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Força de atrito - dúvida básica Empty Re: Força de atrito - dúvida básica

Mensagem por henriquehdias Qua 01 maio 2013, 10:29

Piparote foi boa, tive que buscar no dicionário, rsrs...
Muito obrigado, Euclides! Ficou muito bem esclarecido Very Happy

henriquehdias
Jedi
Jedi

Mensagens : 303
Data de inscrição : 19/03/2012
Idade : 33
Localização : Ijuí

Ir para o topo Ir para baixo

Força de atrito - dúvida básica Empty Re: Força de atrito - dúvida básica

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos