PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

redação

4 participantes

Ir para baixo

redação Empty redação

Mensagem por wstroks Qua 16 Jan 2013, 10:49

Pequenas empresas e Grandes negócios

A industrialização do continente europeu marcou um intenso desenvolvimento. O crescimento de parques industriais e o capital excedente levaram esses países à uma busca pela ampliação do seu mercado. Foi nesse contexto que o neocolonialismo surgiu, e posteriormente veio o neoliberalismo desestruturando o sistema de produção de alimentos.

Nesse processo histórico, os investimentos passaram a ser direcionados as empresas e assim a agricultura de subsistência vem perdendo o seu espaço para as grandes monoculturas. No entanto existi um paradoxo, pois os países que apresentam grandes monoculturas são os que mais sofrem com a fome. Sendo que era vantajoso importar alimentos baratos em vez de produzir .

Contudo ,Com as altas dos preços no setor alimentício , acabam contribuindo para que esse sistema prevaleça , ou seja, é algo estratégico para a economia de vários países . Mas nem sempre os alimentos , chegam de forma universal para todos, e assim desencadeia uma fome generalizada e a distribuição que deveria ser homogênea , se torna heterogênea e fortemente apoiada pela OMC ( Organização Mundial do comércio).

Aconselha no mundo atual a sempre produzir mais, que assim resolveria o entrave da fome . Entretanto o problema não seria à faltar , mas sim a distribuição. Com isso deveria ocorrer um retorno às origens , trazendo de volta a agricultura de subsistência como forma de resolver a fome no mundo, uma utopia longe de ser alcançada. Mas com o investimento de pequenas empresas se transformariam em grandes negócios.

Pequenas empresas : eu me refiro a agricultura de subsistência.

pessoal eu sou horrível em redação , mais tentei fazer uma decente .... aceito opiniões para melhorar
wstroks
wstroks
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 793
Data de inscrição : 04/09/2012
Idade : 30
Localização : Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

redação Empty Re: redação

Mensagem por Leonardo Sueiro Qua 16 Jan 2013, 12:03

Pequenas empresas e Grandes negócios

A industrialização do continente europeu marcou um intenso desenvolvimento. O crescimento de parques industriais e o capital excedente levaram esses países à uma busca pela ampliação do seu mercado. Foi nesse contexto que o neocolonialismo surgiu, e posteriormente veio o neoliberalismo desestruturando o sistema de produção de alimentos.

Nesse processo histórico, os investimentos passaram a ser direcionados as empresas e assim a agricultura de subsistência vem perdendo o seu espaço para as grandes monoculturas. No entanto existi um paradoxo, pois os países que apresentam grandes monoculturas são os que mais sofrem com a fome. Sendo que era vantajoso importar alimentos baratos em vez de produzir .

Contudo ,Com as altas dos preços no setor alimentício , acabam contribuindo para que esse sistema prevaleça , ou seja, é algo estratégico para a economia de vários países . Mas nem sempre os alimentos , chegam de forma universal para todos, e assim desencadeia uma fome generalizada e a distribuição que deveria ser homogênea , se torna heterogênea e fortemente apoiada pela OMC ( Organização Mundial do comércio).

Aconselha no mundo atual a sempre produzir mais, que assim resolveria o entrave da fome . Entretanto o problema não seria à faltar , mas sim a distribuição. Com isso deveria ocorrer um retorno às origens , trazendo de volta a agricultura de subsistência como forma de resolver a fome no mundo, uma utopia longe de ser alcançada. Mas com o investimento de pequenas empresas se transformariam em grandes negócios.

Erros gramaticais:

1)
... esses países à uma busca pela ampliação ...
Não se usa crase antes de artigo indefinido.

2)
... direcionados as empresas ...
A palavra direcionados exige preposição, e a palavra empresas aceita artigo.

O correto seria "direcionados às empresas"

3)
... agricultura de subsistência vem perdendo ...
Ficou confuso: a agricultura de subsistência vem perdendo atualmente ou perdeu "nesse processo histórico"?

4) Várias vezes, houve erro na colocação de vírgulas. A vírgula deve ser posta imediatamente depois da palavra e sem espaços.

... faltar , mas sim a distribuição ...

O correto é "...faltar, mas ..."


5)
... os alimentos , chegam ...
Não se separa sujeito de verbo. Essa vírgula não deveria ser colocada.


6)
... Contudo ,Com as altas dos preços no setor alimentício , acabam contribuindo ...
e
... uma fome generalizada e a distribuição que deveria ser homogênea , se torna heterogênea e fortemente apoiada pela OMC ...

Construção sintática defeituosa em vários aspectos. Faltaram vírgulas, não houve concordância em várias partes(Por exemplo, no começo, qual o sujeito do verbo acabar? Ele está no plural, então o sujeito também deveria estar. O que acaba contribuindo? Dá para perceber que são "os preços", mas essa parte ficou estruturalmente confusa.) e o trecho ficou extremamente confuso.

Reescrevendo o terceiro parágrafo:

"Contudo, a alta dos preços no setor alimentício acaba contribuindo para que esse sistema prevaleça, ou seja, é algo estratégico para a economia de vários países. Mas nem sempre os alimentos chegam de forma universal para todos, e isso desencadeia uma fome generalizada. A distribuição de alimentos, que deveria ser homogênea, se torna heterogênea e fortemente apoiada pela OMC."

7)
Aconselha no mundo atual a sempre produzir mais ...
"Aconselha no mundo"? Não entendi o que você pretendeu dizer, mas essa construção está incorreta.

8)
... Entretanto o problema não seria à faltar ...
Houve um erro na utilização da crase(não se usa crase antes de verbo).


Análise de aspectos formais, estruturais e semânticos:

Primeiro parágrafo: Perfeitamente possível iniciar uma dissertação através de uma descrição histórica. Mas faltou deixar claro como o neoliberalismo desestruturou o sistema de produção de alimentos. Isso poderia ter sido feito em poucas linhas. Veja: "... alimentos, pois a liberalização da economia inviabilizou a competitividade do pequeno agricultor, o principal responsável pela alimentação do país."

Segundo parágrafo: Reitero a confusão do texto em relação a que período "a agricultura de subsistência perdeu seu espaço"; O tal paradoxo não ficou muito claro. Por que há um paradoxo? Não se trata de um paradoxo. Pelo contrário, é muito lógico que os países cujas economias estejam baseadas em agricultura monocultora corram mais risco de abastecimento interno, pois a agricultura de um só produto tende a se focar nas exigências estrangeiras, esquecendo as necessidades internas; Qual a associação entre "Sendo que era vantajoso importar alimentos baratos em vez de produzir" e o restante do parágrafo?

Terceiro parágrafo: Aqui vai uma dica que vale para todos os parágrafos: Tente falar o mais simples possível. Evite ao máximo ficar "rodando" em torno das palavras e usando palavras difíceis para tentar chamar a atenção de quem lê sua redação. Muitas vezes isso se torna muito artificial e o texto perde em conteúdo. Seja objetivo!;


Quarto parágrafo: Esse parágrafo ficou extremamente confuso. Primeiro você fala para o mundo produzir mais e depois fala que isso não é uma solução; A agricultura de subsistência não é algo do passado. Ela existe ainda hoje; Não tem como entender o último período.


Considerações finais:
Fora os erros gramaticais, talvez o maior defeito do texto seja a falta de coerência entre os parágrafos. Você não definiu uma linha de raciocínio e um ponto de vista para defender. Antes da redação, pense sobre o que você vai escrever, o que você vai defender e como vai defender. É sempre bom ter um caminho a seguir e nunca desviar o texto desse caminho. Talvez sejam melhores poucas informações coerentes do que muitas informações sem ligação umas com as outras. Defender a agricultura de subsistência como forma de acabar com a fome no mundo poderia ser uma linha de pensamento interessante, se bem explorada.

Espero que o meu post ajude você de alguma forma.
Abraço.


Última edição por Leonardo Sueiro em Qua 16 Jan 2013, 16:59, editado 2 vez(es)
Leonardo Sueiro
Leonardo Sueiro
Fera
Fera

Mensagens : 3220
Data de inscrição : 28/06/2012
Idade : 31
Localização : Santos

Ir para o topo Ir para baixo

redação Empty Re: redação

Mensagem por Euclides Qua 16 Jan 2013, 12:21

O Leonardo deu uma excelente contribuição e vou dar a minha:


Caro wstroks,

no geral essa redação não está boa.

Gramática e linguagem:

No entanto existi um paradoxo
existe

Sendo que era vantajoso importar
melhor dizer: "dado que as circunstâncias econômicas faziam com que fosse mais vantajoso..."
Contudo ,Com as altas
C maiúsculo fora de lugar.Além disso a palavra "com" está a mais, prejudicando o sentido.

"As altas dos preços no setor alimentício acabam contribuindo..."
e assim desencadeia uma fome
desencadeia-se, ou é desencadeada.
Aconselha no mundo atual a sempre produzir mais,
Quem aconselha?
o problema não seria à faltar
seria a falta.

Conteúdo e desenvolvimento

você não deixou claro que o problema se localiza principalmente nos países africanos cuja agricultura tradicional foi atropelada pelas monoculturas de interesse de grandes agronegócios europeus. Faz parecer que a Europa passa fome porque não tem agricultura de subsistência.

Há um parágrafo que faz parecer que a OMC apóia as políticas agrícolas que causam a fome nas ex-colônias.

Finalmente, agricultura de subsistência não se caracteriza como pequena empresa, nem como empresa. É mesmo sobrevivência familiar.


Minha sugestão:

não abandone o tema. A melhor maneira de escrever é repensar, refazer, rever idéias e reescrever. Sugiro que refaça a redação, aproveitando as mesmas idéias que o motivaram a escrever, procurando mais clareza no texto. Modifique o título que não remete ao assunto. Acho que o tema escolhido é bom.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

redação Empty Re: redação

Mensagem por wstroks Qua 16 Jan 2013, 12:39

Vlw mesmo pessoal , vou reescrever tudo ...Obs: vou postar uma redação por dia ..
wstroks
wstroks
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 793
Data de inscrição : 04/09/2012
Idade : 30
Localização : Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

redação Empty Re: redação

Mensagem por Euclides Qua 16 Jan 2013, 13:00

wstroks escreveu: Vlw mesmo pessoal , vou reescrever tudo ...Obs: vou postar uma redação por dia ..
Reescreva. Faça um "upgrade" nela.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

redação Empty Re: redação

Mensagem por wstroks Qua 16 Jan 2013, 13:10

Euclides escreveu:
wstroks escreveu: Vlw mesmo pessoal , vou reescrever tudo ...Obs: vou postar uma redação por dia ..
Reescreva. Faça um "upgrade" nela.

viu....
wstroks
wstroks
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 793
Data de inscrição : 04/09/2012
Idade : 30
Localização : Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

redação Empty Re: redação

Mensagem por Giiovanna Qua 16 Jan 2013, 17:30

wstrok, assim como você tenho bastantes problemas com redação. Mas garanto que isso melhora com o tempo e a prática. Não achei o conteúdo totalmente falho e até acho a iniciação através de fatos históricos excelentes. Acho que o que falta pra você é organizar as informações.

Nunca se esqueça de que o primeiro parágrafo deve ser uma síntese de tudo que deve estar no desenvolvimento, necesariamente. Fora os erros gramaticais já apontados muito bem pelo Euclides e pelo Leo, acho que a sua introdução está parecendo integrante do desenvolvimento, e não uma síntese, se é que você me entende.

Use o seu texto como base e organize melhor as informações.

Parabéns pela iniciativa, não é fácil receber essas críticas claramente, já que dar uma redação à um corretor desconhecido e totalmente diferente.

Boa sorte, não se esqueça de reescrever Very Happy
Giiovanna
Giiovanna
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 2128
Data de inscrição : 31/08/2012
Idade : 29
Localização : São Paulo, SP

Ir para o topo Ir para baixo

redação Empty Re: redação

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos