PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Modelo ENEM - O Estigma do HIV no Brasil

2 participantes

Ir para baixo

Resolvido Modelo ENEM - O Estigma do HIV no Brasil

Mensagem por rodka314 Qui 30 Jun 2022, 14:32

Portadores do vírus do HIV sofrem estigma desde o surgimento da doença, contudo é notável esse tipo de destrato no Brasil. Haja vista que os indivíduos acabam excluidos de seus circulos sociais quando diagnosticados. Conquanto, é mister a função do Estado não só na manutenção dessa questão mas em sua resolução.
    Émile Durkheim, um dos primerios sociólogos, ao apontar o ato social, ou fenômeno social, como coercitivo evidencia a tendência de homogenização nas sociedades. Dessa maneira, é perceptível a concomitância entre dois vieses para o preconceito: o do comportamento diferente do heterosexual junto ao surgimento de uma enfermidade bastante impactante.
    O polímata francês Gustave Le Bon aponta em seu estudo A Multidão a maneira com que os grupos pensam autonômamente. Ademais, mostrando a tendência de dificilmente mudar o posicionamento da massa - necessitando de atitudes rápidas e dramáticas. Conquanto, mostrando o quão importante a ação preventiva por grande orgãos, que englobem a sociedade, para o controle dessas situações antes de uma piora na discriminação.
    Posto isso, a sociedade brasileira, ainda que anos depois do momento inicial do HIV, apresenta istigmas contra os portadores do vírus. E assim mostrando a importância de apoios econômicos às ONGs que estão imersas no espaço desses indivíduos, através de aprovações municipais para esses fundos, para que essas pessoas possam não só receber apoio psicológico mas também guiar no tratamento necessário - melhorando em vários nivéis a vida e imersão da vida dos portadores do vírus.


Última edição por rodka314 em Dom 03 Jul 2022, 20:27, editado 1 vez(es)
rodka314
rodka314
Iniciante

Mensagens : 17
Data de inscrição : 23/05/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Redação

Mensagem por Ana Laura Guimarães Sáb 02 Jul 2022, 05:09

rodka314 escreveu:Portadores do vírus do HIV sofrem estigma desde o surgimento da doença, contudo é notável esse tipo de destrato no Brasil. Haja vista que os indivíduos acabam excluidos ( excluídos) de seus circulos ( círculos) sociais quando diagnosticados. Conquanto, é mister a função do Estado não só na manutenção dessa questão mas em sua resolução.
    Émile Durkheim, um dos primerios ( primeiros) sociólogos, ao apontar o ato social, ou fenômeno social, como coercitivo evidencia a tendência de homogenização (homogeneização) nas sociedades. Dessa maneira, é perceptível a concomitância entre dois vieses para o preconceito: o do comportamento diferente do heterosexual (heterossexual) junto ao surgimento de uma enfermidade bastante impactante.
    O polímata francês Gustave Le Bon aponta em seu estudo A Multidão a maneira com que os grupos pensam autonômamente (autonomamente). Ademais, mostrando a tendência de dificilmente mudar o posicionamento da massa - necessitando de atitudes rápidas e dramáticas. Conquanto, mostrando o quão importante a ação preventiva por grande orgãos (órgãos), que englobem a sociedade, para o controle dessas situações antes de uma piora na discriminação.
    Posto isso, a sociedade brasileira, ainda que anos depois do momento inicial do HIV, apresenta istigmas contra os portadores do vírus. E assim mostrando a importância de apoios econômicos às ONGs que estão imersas no espaço desses indivíduos, através de aprovações municipais para esses fundos, para que essas pessoas possam não só receber apoio psicológico mas também guiar no tratamento necessário - melhorando em vários nivéis (níveis) a vida e imersão da vida dos portadores do vírus.


Palavras incorretas em azul 



Sofrem estigma

Creio que ficaria melhor se coloca-se algo +/- assim: 

Sofrem através dos estigmas que a ignorância, desde o surgimento da doença, perpetuará na sociedade. 




Conclusão faltou o agente, quem deveria destinar os apoios econômicos às ONG'S ? A população, o governo? 




Vermelho: O conectivo Ademais dá ideia de que você irá acrescentar algo além do que já havia sido dito, ficou desconexo, na minha opinião, o seu uso.


mostrando --> evite gerúndios na redação, trocaria por "é mostrado"

Conquanto -> você já utilizou, tente não repetir conectivos, troque por outro. 


A sua redação deve ter dois conectivos no inicio do parágrafo que se interliguem , você só utiliza um, o "Portanto" na conclusão. 


Apesar de eu entender o que você quer dizer, e os repertórios serem bons, sua argumentação está fraca, lembre-se que só é obrigatório um repertório, não adianta colocar mais de um se eles não forem bem aproveitados no texto. Use os repertórios para complementar , legitimar e auxiliar seu ponto de vista ou o que está sendo problematizado. A redação é sobre o tema e não sobre o que VOCÊ acha e não os filósofos e sociólogos.  

A introdução está confusa e não apresenta uma tese forte e nem mesmo uma boa problematização do tema.

Sua redação está melhor do que a última que enviou, está começando a entender o uso dos repertórios e da estrutura do Enem.


Se não viu os vídeos que deixei na sua última redação, assista, caso já tenha visto continue tentando.
Ana Laura Guimarães
Ana Laura Guimarães
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 945
Data de inscrição : 12/02/2021
Localização : Belo Horizonte - Minas Gerais

https://www.instagram.com/ana__guimaraes__/

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Modelo ENEM - O Estigma do HIV no Brasil

Mensagem por rodka314 Dom 03 Jul 2022, 20:27

Muito Grato pelas observações e os links. Irei continuar tentando
rodka314
rodka314
Iniciante

Mensagens : 17
Data de inscrição : 23/05/2020

Ana Laura Guimarães gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Modelo ENEM - O Estigma do HIV no Brasil

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos