PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Modelo atômico de Niels Bohr - dúvida teórica

2 participantes

Ir para baixo

Modelo atômico de Niels Bohr - dúvida teórica  Empty Modelo atômico de Niels Bohr - dúvida teórica

Mensagem por inguz Qua 24 Abr 2024, 20:03

Minha dúvida é acerca da explicação que o modelo de Niels Bohr dar para o espectro de linhas ou espectro atômico gerado a partir da decomposição da luz emitida por uma lâmpada de gás (tubos de raios catódicos) contendo um gás específico. 
Modelo atômico de Niels Bohr - dúvida teórica  Smarts13
Modelo atômico de Niels Bohr - dúvida teórica  Smarts17
Seguindo os postulados de Niels Bohr e aplicando no funcionamento da lâmpada de gás (tubo de raio catódico), os elétrons são excitados (absorvem energia) através da descarga elétrica, passando de um nível pra outro de maior energia, quando voltam para as suas camadas iniciais, devem liberar energia na forma de onda eletromagnética (no caso a luz). 
Modelo atômico de Niels Bohr - dúvida teórica  Smarts18
OBS: COMPARANDO APENAS OS ELÉTRONS EXCITADOS QUE ESTAVAM RESPECTIVAMENTE NO 4º NÍVEL E NO 2º NÍVEL

O elétron excitado que estava no 4º nível, quando volta para o seu estado inicial, que nesse caso é a 1º nível, terá que liberar uma quantidade de energia superior a energia que o elétron excitado que estava no 2º nível teria para voltar para o mesmo nível. 

Analisando o espectro atÔmico ou de linhas dado no exemplo, poderia afirmar: ????????
1-a onda eletromagnética liberada pelo primeiro elétron terá maior energia, maior frequência e menor comprimento de onda, esta poderia ser a cor azul ?

2-a onda eletromagnética liberada pelo segundo elétron terá menor energia, menor frequência e maior comprimento de onda, esta poderia ser a cor vermelha ?

Estou um pouco confusa, mas meu livro comenta que:  o que irá determinar a cor emitida pela onda eletromagnética do tipo visível, será a diferença de energia envolvida na transição de elétrons entre os níveis e do elemento químico utilizado dentro da lâmpada de gás.
Modelo atômico de Niels Bohr - dúvida teórica  503132
inguz
inguz
Padawan
Padawan

Mensagens : 77
Data de inscrição : 27/05/2021
Idade : 23
Localização : Fortaleza. Ceará, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Modelo atômico de Niels Bohr - dúvida teórica  Empty Re: Modelo atômico de Niels Bohr - dúvida teórica

Mensagem por inguz Seg 29 Abr 2024, 17:24

@Jigsaw oii, desculpa o incômodo, você poderia me ajudar nessa ?
inguz
inguz
Padawan
Padawan

Mensagens : 77
Data de inscrição : 27/05/2021
Idade : 23
Localização : Fortaleza. Ceará, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Modelo atômico de Niels Bohr - dúvida teórica  Empty Re: Modelo atômico de Niels Bohr - dúvida teórica

Mensagem por Jigsaw Qui 02 maio 2024, 21:25

inguz escreveu:@Jigsaw oii, desculpa o incômodo, você poderia me ajudar nessa ?
Foi mal pela demora, eu vou deixar a minha contribuição , caso alguém discorde favor se manifestar:

O elétron excitado que estava no 4º nível, quando volta para o seu estado inicial, que nesse caso é a 1º nível, terá que liberar uma quantidade de energia superior a energia que o elétron excitado que estava no 2º nível teria para voltar para o mesmo nível. 

Analisando o espectro atÔmico ou de linhas dado no exemplo, poderia afirmar: ????????
1-a onda eletromagnética liberada pelo primeiro elétron terá maior energia, maior frequência e menor comprimento de onda, esta poderia ser a cor azul ?

Utilizando alguns dados que encontrei no livro do ATKINS vamos tentar calcular  comprimento de onda para a cor azul:

[latex]\lambda =\frac{c}{v}=\frac{2,998\times10-8m.s-1}{6,4\times10-14s-1}=4,7\times10-7 m[/latex]

λ = 470 nm

Para calcular a Energia de transição utilize o metodo indicado nesse vídeo:
https://pt.khanacademy.org/science/physics/quantum-physics/atoms-and-electrons/v/bohr-model-energy-levels

2-a onda eletromagnética liberada pelo segundo elétron terá menor energia, menor frequência e maior comprimento de onda, esta poderia ser a cor vermelha ?

Utilizando alguns dados que encontrei no livro do ATKINS vamos tentar calcular  comprimento de onda para a cor vermelha:

[latex]\lambda =\frac{c}{v}=\frac{2,998\times10-8m.s-1}{4,3\times10-14s-1}=7\times10-7 m[/latex]

λ = 700 nm

Para calcular a Energia de transição utilize o metodo indicado nesse vídeo:
https://pt.khanacademy.org/science/physics/quantum-physics/atoms-and-electrons/v/bohr-model-energy-levels

Estou um pouco confusa, mas meu livro comenta que:  o que irá determinar a cor emitida pela onda eletromagnética do tipo visível, será a diferença de energia envolvida na transição de elétrons entre os níveis e do elemento químico utilizado dentro da lâmpada de gás.

Pelo que entendi se voce tem a Energia, h e c, pode-se determinar o comprimento de onde e, por consequência, a cor emitida pelo elétron (Formula abaixo):

Modelo atômico de Niels Bohr - dúvida teórica  460px-Calculate-Wavelength-Step-5-Version-PT

lol! lol! lol! lol!


Última edição por Jigsaw em Qui 02 maio 2024, 21:29, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : readequação do texto da mensagem)
Jigsaw
Jigsaw
Monitor
Monitor

Mensagens : 576
Data de inscrição : 26/12/2020
Localização : São Paulo/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Modelo atômico de Niels Bohr - dúvida teórica  Empty Re: Modelo atômico de Niels Bohr - dúvida teórica

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos