PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tx de variação

Ir para baixo

Tx de variação Empty Tx de variação

Mensagem por Convidado Ter 27 Nov 2012, 04:38

Sabemos que a tx de variação da função ax+b é o coeficente a, ou que a razão da PA an+b é o coeficente a. Sabemos também que uma PA de 2ª ordem é aquela cuja a razão não é constante e sim uma PA de 1ª ordem, ou seja: an²+bn+c, transformando essa equação para uma função: ax²+bx+c e fatorando: (ax+b)x+c e depois chamando ax+b=A, então fica Ax+c. Daí a pergunta: "qual é a tx de variação dessa função?" Ora, é A. A resposta faz sentido porque a tx de variação duma "função de 2ª ordem" é uma "função de 1ª ordem", no caso, é A=ax+b.

Mas... seja a função f definida por f(x)=8x²+4x+2, fatorando-a, tem-se: f(x)=(8x+4)x+2, daí a pergunta: "qual é a sua tx de variação" eu poderia responder ingenuinamente que é 8x+4, mas não é, basta derivar [8x²+4x+2]' que o resultado é 16x+4.

Então o que há de errado com o meu raciocínio lógico?

Obg!

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Tx de variação Empty Re: Tx de variação

Mensagem por Euclides Ter 27 Nov 2012, 18:23

Então o que há de errado com o meu raciocínio lógico?

O fato de não ser lógico.

Se a representa a derivada da primeira função, ax+b não representa o mesmo para a segunda. Logo não são coisas da mesma natureza.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Tx de variação Empty Re: Tx de variação

Mensagem por Convidado Ter 27 Nov 2012, 21:50

Sim, é isso que eu não entendo!

Quando eu vejo uma equação do 2º grau ax²+bx+c, remete-me instantaneamente uma PA de 2ª ordem (an²+bn+c), ou seja, aquela cuja a razão forma uma PA, no caso: (an+b)n+c

Então a forma fatorada duma equação do 2º grau, (ax+b)x+c, tem algum significado ou é uma mera ilusão?

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Tx de variação Empty Re: Tx de variação

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos