PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Retas e planos

2 participantes

Ir para baixo

Retas e planos Empty Retas e planos

Mensagem por Giiovanna Ter 30 Out 2012, 22:38

E ai pessoal.

Preciso de uma ajuda para enxergar o por que dessas três afirmações serem falsas:

I) Se dois planos forem perpendiculares, então todo plano perpendicular a um deles será paralelo ao outro
( Essa eu creio que entendi, mas agradeço se puderem dar um exemplo para ver se condiz com o meu)

II) Se duas retas forem ortogonais, então toda reta que forma ângulo reto com uma delas será paralela a outra.

III) Duas retas distintas determinam um plano.

Agradeço desde já, tenho uma dificuldade tremenda em enxergar alguns casos de planos com retas, apesar de na maioria deles eu ter certa facilidade.
Giiovanna
Giiovanna
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 2128
Data de inscrição : 31/08/2012
Idade : 29
Localização : São Paulo, SP

Ir para o topo Ir para baixo

Retas e planos Empty Re: Retas e planos

Mensagem por Medeiros Ter 30 Out 2012, 23:02

I) Se dois planos forem perpendiculares, então todo plano perpendicular a um deles será paralelo ao outro
( Essa eu creio que entendi, mas agradeço se puderem dar um exemplo para ver se condiz com o meu)
Considere o triedro 0xyz.
Considere os planos x0y e x0z que são perpendiculares.
Ora, pela própria construção, o plano y0z é perpendicular a AMBOS; portanto existe pelo menos um plano (o y0z) que é perpendicular a um dos anteriores e NÃO é paralelo ao outro.


II) Se duas retas forem ortogonais, então toda reta que forma ângulo reto com uma delas será paralela a outra.
Considere a reta da abscissas (eixo x).
E considere a reta y+z=1, com x=0 (está no plano y0z) -- reta r. E r é ortogonal ao eixo x.
Ora, o eixo das ordenadas (eixo y), por exemplo, é perpendicular ao eixo x (formam ângulo reto) mas não o é à reta r.


III) Duas retas distintas determinam um plano.
Se as retas forem ortogonais elas NÃO definem um plano -- ficaria um plano torcido.
Para definir um plano devemos ter:
- três pontos distintos,
- uma reta e um ponto não pertencente a ela,
- duas retas concorrentes,
- duas retas paralelas.
(é o que lembro).
Medeiros
Medeiros
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 10409
Data de inscrição : 01/09/2009
Idade : 72
Localização : Santos, SP, BR

Ir para o topo Ir para baixo

Retas e planos Empty Re: Retas e planos

Mensagem por Giiovanna Qua 31 Out 2012, 00:28

Obrigada, Medeiros. Minha dúvida era mais na última. Pensei que selecionando apenas um ponto de uma reta e duas da outra já seria suficiente, mas obviamente não é.

Bastante útil, obrigada por ter me ajudado esses dias.
Giiovanna
Giiovanna
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 2128
Data de inscrição : 31/08/2012
Idade : 29
Localização : São Paulo, SP

Ir para o topo Ir para baixo

Retas e planos Empty Re: Retas e planos

Mensagem por Medeiros Qua 31 Out 2012, 00:58

Pensei que selecionando apenas um ponto de uma reta e duas da outra já seria suficiente, mas obviamente não é.
Mas é claro que é. Assim fazendo você tem três pontos distintos, logo tem um plano. Acontece que se as retas forem reversas, este plano não conterá aquela da qual foi extraído somente um ponto -- pq. esta última reta furaria o plano justamente no ponto escolhido.
Medeiros
Medeiros
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 10409
Data de inscrição : 01/09/2009
Idade : 72
Localização : Santos, SP, BR

Ir para o topo Ir para baixo

Retas e planos Empty Re: Retas e planos

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos