PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Máquina de Atwood

2 participantes

Ir para baixo

Máquina de Atwood Empty Máquina de Atwood

Mensagem por williamrota Qua 24 Out 2012, 23:59

Olá, por que motivo o cabo que segura a máquina receberá a soma das forças de tração? Certo que o fio pressionará a estrutura da polia, que por sua vez pressionará a base do cabo, mas então o peso dele (fio) não deveria ser a única força atuante? E dado que é ideal, essa força não deveria ser nula? Máquina de Atwood Atwoodmachine

williamrota
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 172
Data de inscrição : 30/06/2012
Idade : 31
Localização : Campinas

Ir para o topo Ir para baixo

Máquina de Atwood Empty Re: Máquina de Atwood

Mensagem por LPavaNNN Sex 26 Out 2012, 00:11

vc pode tratar isso como vetor se quiser, a polia está em equilíbrio n está? ela n se move pra baixo, nem pra cima, sendo assim,a as forças atuantes nelas, tem que se anular vetorialmente, para baixo há duas forças, que são as forças de tração , para esse sitema existir, tem que ter para cima uma força de igual intensidade, de maneira que se anule, como a 2T para baixo, tem que haver 2 T para cima.

LPavaNNN
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 930
Data de inscrição : 22/04/2012
Idade : 30
Localização : Goiânia/GO Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Máquina de Atwood Empty Re: Máquina de Atwood

Mensagem por williamrota Sáb 27 Out 2012, 14:54

Obrigado por tentar me ajudar L. Mas o problema é que as trações não atuam na polia, o que faz a polia não se mover é o peso da polia se anulando com a tração do cabo da polia ( que está colado na parede). O fio da polia está separado da polia. Este fio recebe a tração dos blocos (reação dos pesos dos blocos, já que o sistema está em equilíbrio). Ele faz uma força na polia porque está apoiado sobre ela, está em cima dela. Portando, o peso do fio não deveria ser a única força que ele faz na polia? Por que motivo as trações que nem atuam na polia, e sim no fio que está sobre ela, sustentam a polia? Estou muito interessado em entender... =(

williamrota
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 172
Data de inscrição : 30/06/2012
Idade : 31
Localização : Campinas

Ir para o topo Ir para baixo

Máquina de Atwood Empty Re: Máquina de Atwood

Mensagem por LPavaNNN Sáb 27 Out 2012, 18:40

n, vc está errado, se uma polia é ideal, ela n tem peso,

LPavaNNN
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 930
Data de inscrição : 22/04/2012
Idade : 30
Localização : Goiânia/GO Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Máquina de Atwood Empty Re: Máquina de Atwood

Mensagem por williamrota Qua 31 Out 2012, 11:53

Exatamente, como ela ideal a força é nula, como disse no primeiro post =/ Imaginei que as cordas (as duas ramificações de uma única corda da polia) então fossem uma só. É como se eu tivesse puxando um objeto ( a soma das minhas forças seria 2T e a reação também 2T). Entretando, se as forças de tração se propagam igualmente por todos os pontos, quando elas chegam na parte que recobre a polia, e que está puxando ela, elas deveriam se cancelar, e não serem transferidas para a polia. Só se eu considerasse o ponto onde a corda está tocando/recobrindo a polia como uma extensão da corda, será isso?

williamrota
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 172
Data de inscrição : 30/06/2012
Idade : 31
Localização : Campinas

Ir para o topo Ir para baixo

Máquina de Atwood Empty Re: Máquina de Atwood

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos