PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Lei de Hooke.

2 participantes

Ir para baixo

Lei de Hooke. Empty Lei de Hooke.

Mensagem por William Carlos Ter 2 Out 2012 - 16:40

O conjunto abaixo esta em movimento devido a uma força horizontal de 50 N. Despreze os atritos. O coeficiente de elasticidade da mola ideal que esta entre os blocos A e B, de massas respectivamente iguais a 6Kg e 4Kg, é 1000N/m. A deformação sofrida pela mola é:

A)2 cm
B)4cm
C)5cm
D)7cm
E)10cm

Lei de Hooke. Leidehooke

Gabarito:A)

Estou com dificuldades para analizar exercicios desse tipo, quando tem uma mola entre dois blocos,se alguem puder ajudar ficarei grato.
William Carlos
William Carlos
Jedi
Jedi

Mensagens : 432
Data de inscrição : 06/07/2012
Idade : 30
Localização : São Carlos-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Lei de Hooke. Empty Re: Lei de Hooke.

Mensagem por Euclides Ter 2 Out 2012 - 17:31

Willian,

imagine que a mola deformada se comporta como uma haste rígida sem peso. A aceleração do conjunto é de 5m/s². Assim a força transmitida ao bloco B será de 20N (5 x 4).

A deformação será 20 ÷ k = x → x=0,02m → 2cm

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Lei de Hooke. Empty Re: Lei de Hooke.

Mensagem por William Carlos Ter 2 Out 2012 - 17:57

Entendi, então a força aplicada na mola tem o mesmo valor da força transmitida ao bloco B,então se a força F estivesse sendo aplicado no bloco B e não no bloco A,o conjunto teria a mesma aceleração,porém a deformação da mola seria diferente,porque a força transmitida ao bloco A seria de 30N,isto esta correto?Caso meu raciocinio esteja correto, o que não estou conseguindo entender é o por que da deformação ser diferente.Isso seria por causa da massa do bloco B ser menor que a do bloco A,então quando aplicamos uma força no bloco B ele apresenta uma "menor resistencia" que o bloco A, e por isso a mola se deforma mais?

Muito obrigado pela ajuda Euclides!!
William Carlos
William Carlos
Jedi
Jedi

Mensagens : 432
Data de inscrição : 06/07/2012
Idade : 30
Localização : São Carlos-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Lei de Hooke. Empty Re: Lei de Hooke.

Mensagem por Euclides Ter 2 Out 2012 - 18:08

Caso meu raciocinio esteja correto, o que não estou conseguindo entender é o por que da deformação ser diferente.Isso seria por causa da massa do bloco B ser menor que a do bloco A,então quando aplicamos uma força no bloco B ele apresenta uma "menor resistencia" que o bloco A, e por isso a mola se deforma mais?

A força aplicada ao conjunto se divide proporcionalmente às massas.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Lei de Hooke. Empty Re: Lei de Hooke.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos