PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

leis de hooke

3 participantes

Ir para baixo

leis de hooke Empty leis de hooke

Mensagem por nadadeiro Sáb 22 Out 2016, 21:04

Em feiras livres, é comum a utilização de balanças analógicas. Essas balanças funcionam do seguinte modo:
quando não há qualquer objeto sobre o prato, que tem peso desprezível, a indicação, na escala graduada, da seta presa na ponta da mola é nula. Quando é colocado um objeto sobre o prato, a mola alonga-se e a indicação na escala muda, apontando corretamente a massa do corpo em questão.
Certo dia, um comerciante que utiliza esse tipo de balança colocou sobre o prato um objeto muito pesado, o
que deformou e, consequentemente, inutilizou a mola.Para consertá-la, ele comprou duas molas idênticas à
primeira. Posteriormente, uniu as duas, soldando-as em série, e as colocou na balança acreditando que, assim,elas seriam mais fortes e suportariam mais peso sem deformações.
Considerando que o comerciante não fez alterações na escala graduada da balança e que esta, quando sem objeto sobre o prato, continuava com indicação nula, ao comprar certa quantidade de banana-nanica e pesá-la nessa balança, um consumidor pagará um preço:

A) menor do que deveria, pois a balança indicará metade da massa real das bananas.
B) menor do que deveria, pois a balança indicará um terço da massa real das bananas.
C) igual ao que deveria, pois a balança indicará a massa real das bananas.
D) maior do que deveria, pois a balança indicará o dobro da massa real das bananas.
E)maior do que deveria, pois a balança indicará o triplo da massa real das bananas.

Não tenho gabarito, mas fiquei em duvida entre a C ou a D. Como ele soldou as duas molas, as duas deformaram ou não? Alguém da uma ajudinha ai.. Obg

nadadeiro
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 191
Data de inscrição : 08/03/2016
Idade : 28
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

leis de hooke Empty Re: leis de hooke

Mensagem por Convidado Sáb 22 Out 2016, 21:25

Associação de molas em série. A constante da mola soldada é metade da constante de cada mola individual.

Tem aqui:

https://pir2.forumeiros.com/h71-molas-pag-2

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

leis de hooke Empty Re: leis de hooke

Mensagem por nadadeiro Sáb 22 Out 2016, 22:00

Então pelo que eu li:         
Kn: nova constante
Ka: constante antiga


1/Kn= 1/ka +1/ka
.... Kn.2 = ka
Kn=Ka/2

Então: F=Kn.X
F=(Ka/2). X

Logo como é uma relação inversamente proporcional entre o Kn e o X, considerando F constante, o X tem que dobrar??

nadadeiro
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 191
Data de inscrição : 08/03/2016
Idade : 28
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

leis de hooke Empty Re: leis de hooke

Mensagem por Euclides Sáb 22 Out 2016, 22:43

A constante da nova mola é metade da original. Agora, para a mesma massa, a balança indicará o dobro. O cliente paga mais e leva o mesmo.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

leis de hooke Empty Re: leis de hooke

Mensagem por nadadeiro Sáb 22 Out 2016, 23:14

Obrigadãao!!!

nadadeiro
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 191
Data de inscrição : 08/03/2016
Idade : 28
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

leis de hooke Empty Re: leis de hooke

Mensagem por Pipoca_com_chocolate Sáb 12 Ago 2017, 00:36

Eu não entendi, porque se a constante da mola se reduz para metade, a deformação nao deveria dobrar e assim a força continuaria a mesma? Por favor me ajudem

Pipoca_com_chocolate
Iniciante

Mensagens : 6
Data de inscrição : 30/06/2015
Idade : 24
Localização : Sao paulo,Sao paulo ,Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

leis de hooke Empty Re: leis de hooke

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos