PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Empuxo

2 participantes

Ir para baixo

Empuxo Empty Empuxo

Mensagem por Luana Skywalker Qui 27 Set 2012, 16:05

Olá!

Eu não entendi um exemplo do meu professor.
Ele deu como exemplo uma bola de isopor e uma bola de chumbo, ambas com o mesmo Volume.
Submersas na água, vão receber o mesmo Empuxo, porque as duas tem o volume igual.

Então, eu até entendi que tendo o mesmo volume, vão deslocar a mesma quantidade de água,portanto terão empuxos iguais.
Porém, o chumbo sendo mais pesado afunda e a bola de isopor vai boiar. Daí, como é que terão o mesmo empuxo?

obrigada
Luana Skywalker
Luana Skywalker
Jedi
Jedi

Mensagens : 338
Data de inscrição : 08/09/2009
Localização : Condado (Florianópolis - SC)

Ir para o topo Ir para baixo

Empuxo Empty Re: Empuxo

Mensagem por Elcioschin Qui 27 Set 2012, 16:31

Luana

O empuxo é igual ao volume de água deslocado: E = Volume submerso*densidade de água*gravidade ----> E = V.d.g
Como as duas bolas tem volumes IGUAIS e estão TOTALMENTE submersas na água. ambas deslocam o MESMO volume de água. Logo o empuxo de ambas é o MESMO.

Lembre-se que empuxo é a força vertical (para cima) que a água exerce sobre a bola. Neste caso a força RESULTANTE que age sobre a bola é R = P - E.

Como a bola de chumbo é mais pesada que "a bola de água" (isto é mais pesada que o empuxo: P > E) ela afunda.

Como a bola de isopor é mais leve do que o empuxo (P < E) a resultante é negativa, isto é a bola sobe. E ela sobe até que o empuxo se iguale ao peso, quando para. Nesta situação final, a parte da bola que fica sob a água é igual ao peso.
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71791
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Empuxo Empty Re: Empuxo

Mensagem por Luana Skywalker Qui 27 Set 2012, 16:45

Agora eu entendi =)
Muito obrigada,abraços!
Luana Skywalker
Luana Skywalker
Jedi
Jedi

Mensagens : 338
Data de inscrição : 08/09/2009
Localização : Condado (Florianópolis - SC)

Ir para o topo Ir para baixo

Empuxo Empty Re: Empuxo

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos