PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvida - Hidrostática

2 participantes

Ir para baixo

Dúvida - Hidrostática Empty Dúvida - Hidrostática

Mensagem por nokiatrends6 Qui maio 10 2012, 23:52

Pessoal, vejam a figura com o enunciado da questão e alternativas.

LINK - https://2img.net/r/ihimg/photo/my-images/716/questaob.jpg/

O gabarito indica a letra C pois, se os pesos dos cubos são iguais e estão todos em equilíbrio, logo os empuxos nos 3 cubos são iguais (E1 = E2 = E3).

Minha dúvida é a seguinte:
- o cubo 3 afundou mais, o que indica que sua densidade é a maior entre os três
- o cubo 1 afundou menos, o que indica que sua densidade é a maior entre os três
- o cubo 2, logo, tem densidade intermediária entre as densidades dos cubos 1 e 3

Ora, sendo a densidade do cubo 3 a maior entre os três, pela fórmula d = m/v , considerando que os corpos têm mesma massa, significa que o cubo 3 tem o menor volume entre eles. De forma análoga, como o cubo 2 afundou de uma altura intermediária, tem a menor densidade do que o cubo 3; o que indica que, para a mesma massa, o cubo 2 tem volume maior que o cubo 3.

Como o empuxo é dado por E = df . g. Vcsub, mantidas as mesmas df e g no sistema, o empuxo seria diferente entre o cubo 2 e o cubo 3, pois o cubo 2 tem volume maior do que o cubo 3.

Podem me ajudar? Em que estou me atrapalhando?

Obrigado!

nokiatrends6
Iniciante

Mensagens : 4
Data de inscrição : 02/04/2012
Idade : 38
Localização : Salvador, Bahia, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida - Hidrostática Empty Re: Dúvida - Hidrostática

Mensagem por Euclides Sex maio 11 2012, 21:19

O empuxo exercido sobre um corpo em um líquido depende apenas do volume imerso e da densidade do líquido, sendo a aceleração da gravidade uma constante.


Se um corpo mergulha todo o seu volume num líquido e fica em equilíbrio, isto é, não afunda nem sobe, isto ocorre porque o empuxo recebido é de mesma intensidade que o seu peso. Nessa situação esse equilíbrio se reproduzirá em qualquer profundidade, pois isto não altera nem peso, nem empuxo.

NOTA: Essa condição de equilíbrio só ocorre se a densidade do corpo for igual à do líquido, sendo o volume imerso igual ao volume total:


____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos