PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Prova do ângulo de reflexão.

2 participantes

Ir para baixo

Prova do ângulo de reflexão. Empty Prova do ângulo de reflexão.

Mensagem por Convidado Sex 03 Fev 2012, 15:44

Você quando está, estava estudando optica, se depara:
O ângulo que o raio incidente faz com a horizontal é igual ao ângulo que o raio refletido faz com a horizontal. Muitas vezes estudamos livros que apenas dão essa afirmativa, não a provam. É para isso que eu fiz esse tópico. Antes de fazer a demonstração, gostaria de introduzir o conceito de derivada:
A derivada de uma função em um ponto é igual ao coeficiente angular da reta tangente àquele ponto da função. (Não é necessário saber calcular derivadas , só queria que vocês pegassem o conceito.) Exemplo:
f(x)=x², a derivada dessa função é : f'(x)=2x. No ponto (2,f(2))=(2,4) a derivada é f'(2)=4, quer dizer que a reta tangente ao ponto (2,4) tem coeficiente angular igual a 4. Quando o ponto é um máximo ou mínimo da função a derivada será nula, isto é, a reta tangente à esse ponto será paralela ao eixo X. Esboçe o desenho de uma função qualquer e comprovará, ou ultilize o exemplo daqui em cima. Very Happy

Bom vamos esboçar nosso experimento:
Prova do ângulo de reflexão. Semttulorpif

A distância percorrida pela luz é AP+PB=d. Segundo o Princípio de Fermat, a luz percorre sempre a menor distância possível. Vamos calcular a distância percorrida pela luz:
Prova do ângulo de reflexão. Gif
Como queremos a menor distância temos que encontrar a derivada (d'(x)=0), lembra que a derivada de um mínimo é igual zero? Vamos igualar a derivada da função d(x) e depois igualar a zero. Lembre-se que a derivação da função não é requerida nesse tópico.

Prova do ângulo de reflexão. Gif

Repare que as frações que estão do lado da igualdade são exatamente o cosseno dos ângulos:
Prova do ângulo de reflexão. Gif

Como temos que



Então:
Prova do ângulo de reflexão. Gif

cheers


Só quero avisar que esse tópico não enfoca em cálculo, e sim na demonstração de uma afirmação.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Prova do ângulo de reflexão. Empty Re: Prova do ângulo de reflexão.

Mensagem por Euclides Sex 03 Fev 2012, 17:02

Muito bom, Gabriel. Foi interessante. Isso tudo está fundamentado no Princípio de Fermat e a demonstração matemática dele decorre.

Acho que ficará interessante na seção CQD e vou movê-lo para lá.


____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Prova do ângulo de reflexão. Empty Re: Prova do ângulo de reflexão.

Mensagem por Elcioschin Sex 03 Fev 2012, 17:07

Gabriel

Muito bem mostrado.
Tomei a liberdade de fazer uma pequena correção (em vermelho), já que vc tinha escrito " a tangente a este ponto será nula".

Existe um outro modo de mostra, bem simples, na imagem abaixo

Sejam F e R o objeto e a imagem no espelho mostrado, com as respectvas distâncias ao espelho.
Seja R' o ponto simétrico de R em relação ao espelho
Se a imagem estivesse em R' o raio luminoso iria direto de F até R' (ela percorre uma linha reta)
O ângulo entre o prolongamento do raio incidente e o espelho vale a (opostos pelo vértice)
Note que, por construção os dois triângulos retângulos da direita são idênticos.

Neste caso o ângulo entre o raio refletido e o espelho TAMBÉM vale a -----> Pronto: demonstrado
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71683
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Prova do ângulo de reflexão. Empty Re: Prova do ângulo de reflexão.

Mensagem por Convidado Sex 03 Fev 2012, 20:20

Obrigado pelos elogio, correções e tudo mais Euclides e Elcioshin.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Prova do ângulo de reflexão. Empty Re: Prova do ângulo de reflexão.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos