PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

velocidade de ondas em cordas

2 participantes

Ir para baixo

velocidade de ondas em cordas Empty velocidade de ondas em cordas

Mensagem por pampolina Ter 13 Dez 2011, 17:49

Eu gostaria de saber: as velocidades das ondas NUMA MESMA CORDA são sempre as mesmas? o que muda é apenas o comprimento de onda e a frequencia? (assim como o som, que tem sempre a mesma velocidade, mas frequencias e comprimentos de onda variaveis?)

foi resolvendo este exercício que eu me deparei com essas dúvidas:

CESGRANRIO- O comprimento das cordas de um violão (entre suas extremidades fixas) é de 60cm (ou seja, L=60 cm) . Ao ser dedilhada, a 2a corda (lá) emite um som de frequencia fundamental igual a 220 Hz. Qual será a frequencia do novo som fundamental emitido, quando o violonista, ao dedilhar ESTA MESMA CORDA, fixar o dedo no traste a 12 cm de sua extremidade (ou seja, com L agora valendo 48cm)??

RESPOSTA: 275 Hz.

Eu consegui resolver esse exercício usando a fórmula f= nV/2L e usando n = 1 para os dois casos (ja que sao ambos frequencia fundamental), e substituindo f e L para cada caso. Depois isolei a velocidade V e igualei, achando a frequencia 2. Mas não sei se está certo o que eu fiz, pois não sei se as velocidades das ondas NUMA MESMA CORDA são sempre as mesmas, ou se há outra explicação...

Alguem me ajudeee, por favor, respondendo às minhas primeiras perguntas e exemplificando no exercicio! (corrigindo-o)

pampolina
Iniciante

Mensagens : 8
Data de inscrição : 19/05/2011
Idade : 31
Localização : limeira-sp

Ir para o topo Ir para baixo

velocidade de ondas em cordas Empty Re: velocidade de ondas em cordas

Mensagem por Euclides Qua 14 Dez 2011, 13:51

A velocidade de propagação de um pulso numa corda só depende da força aplicada e da densidade linear da corda:


____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

velocidade de ondas em cordas Empty Re: velocidade de ondas em cordas

Mensagem por pampolina Qua 14 Dez 2011, 14:23

obrigada!

pampolina
Iniciante

Mensagens : 8
Data de inscrição : 19/05/2011
Idade : 31
Localização : limeira-sp

Ir para o topo Ir para baixo

velocidade de ondas em cordas Empty Re: velocidade de ondas em cordas

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos