PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Nomeclatura da sais

2 participantes

Ir para baixo

Nomeclatura da sais Empty Nomeclatura da sais

Mensagem por Victor Giovanni Sex 25 Ago 2023, 16:44

Eu queria saber pq o nitrato férrico é Fe(NO3)3 e não Fe(NO4), já que na segunda eu tenho nox=0? A mesma dúvida para o sulfito férrico ser Fe2(SO)3 e não Fe(SO3), já que o Fe tem nox=3, então para o nox=0 SOx tem que ter nox=-3, e sabe-se que S=+4 (por ser ito).
Victor Giovanni
Victor Giovanni
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 106
Data de inscrição : 11/05/2021
Localização : Hell de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Nomeclatura da sais Empty Re: Nomeclatura da sais

Mensagem por Jigsaw Sex 25 Ago 2023, 19:46

Victor Giovanni escreveu:Eu queria saber pq o nitrato férrico é Fe(NO3)3 e não Fe(NO4), já que na segunda eu tenho nox=0? A mesma dúvida para o sulfito férrico ser Fe2(SO)3 e não Fe(SO3), já que o Fe tem nox=3, então para o nox=0 SOx tem que ter nox=-3, e sabe-se que S=+4 (por ser ito).
Eu não entendi esse Nox = 0 no segundo composto, Fe(NO4) que não existe, poderia explicar? Em relação ao sulfato férrico e sulfito férrico, foi estabelecido por convenção que o Fe de > Nox seria denominado de Férrico e o de < Nox Ferroso, acredito que não exista nenhuma explicação científica nessa convenção, os livros mais modernos utilizam a nomenclatura sulfito de Fe II e sulfito de Fe III para facilitar essas nomenclaturas.

lol! lol! lol! lol!
Jigsaw
Jigsaw
Monitor
Monitor

Mensagens : 574
Data de inscrição : 26/12/2020
Localização : São Paulo/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Nomeclatura da sais Empty Re: Nomeclatura da sais

Mensagem por Victor Giovanni Dom 27 Ago 2023, 20:29

Jigsaw escreveu:
Victor Giovanni escreveu:Eu queria saber pq o nitrato férrico é Fe(NO3)3 e não Fe(NO4), já que na segunda eu tenho nox=0? A mesma dúvida para o sulfito férrico ser Fe2(SO)3 e não Fe(SO3), já que o Fe tem nox=3, então para o nox=0 SOx tem que ter nox=-3, e sabe-se que S=+4 (por ser ito).
Eu não entendi esse Nox = 0 no segundo composto, Fe(NO4) que não existe, poderia explicar? Em relação ao sulfato férrico e sulfito férrico, foi estabelecido por convenção que o Fe de > Nox seria denominado de Férrico e o de < Nox Ferroso, acredito que não exista nenhuma explicação científica nessa convenção, os livros mais modernos utilizam a nomenclatura sulfito de Fe II e sulfito de Fe III para facilitar essas nomenclaturas.

lol! lol! lol! lol!
Quando nós somamos o nox de cada elemento de uma substância ele não tem que ser nulo?
Victor Giovanni
Victor Giovanni
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 106
Data de inscrição : 11/05/2021
Localização : Hell de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Nomeclatura da sais Empty Re: Nomeclatura da sais

Mensagem por Jigsaw Seg 28 Ago 2023, 11:04

Victor Giovanni escreveu:
Jigsaw escreveu:
Victor Giovanni escreveu:Eu queria saber pq o nitrato férrico é Fe(NO3)3 e não Fe(NO4), já que na segunda eu tenho nox=0? A mesma dúvida para o sulfito férrico ser Fe2(SO)3 e não Fe(SO3), já que o Fe tem nox=3, então para o nox=0 SOx tem que ter nox=-3, e sabe-se que S=+4 (por ser ito).
Eu não entendi esse Nox = 0 no segundo composto, Fe(NO4) que não existe, poderia explicar? Em relação ao sulfato férrico e sulfito férrico, foi estabelecido por convenção que o Fe de > Nox seria denominado de Férrico e o de < Nox Ferroso, acredito que não exista nenhuma explicação científica nessa convenção, os livros mais modernos utilizam a nomenclatura sulfito de Fe II e sulfito de Fe III para facilitar essas nomenclaturas.

Quando nós somamos o nox de cada elemento de uma substância ele não tem que ser nulo?
Sim, mas eu não entendi como que você concluiu que uma eventual molécula de Fe(NO4) teria o nox = 0?
Jigsaw
Jigsaw
Monitor
Monitor

Mensagens : 574
Data de inscrição : 26/12/2020
Localização : São Paulo/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Nomeclatura da sais Empty Re: Nomeclatura da sais

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos