PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

estudo dos gases

2 participantes

Ir para baixo

estudo dos gases Empty estudo dos gases

Mensagem por Ellenluc Ter 23 maio 2023, 18:16

A emissão de substâncias químicas na atmosfera, em níveis elevados de concentração, pode causar danos ao ambiente. Entre os poluentes primários, destacam-se os gases CO2, CO, SO2 e CH4. Esses gases, quando confinados, escapam lentamente, por qual quer orifício, por meio de um processo chamado efusão. Suponha que os gases citados, mantidos nas mesmas condições de temperatura e pressão, tenham sido colocados em balões de borracha de igual volume. A ordem decrescente de velocidade de efusão das substâncias contidas nos balões é:

 a) CO; CH4; SO2; CO2
 b) SO2; CO2; CO; CH4 
c) CO2; SO2; CH4; CO 
d) CH4; CO; CO2; SO2 
e) CH4; SO2; CO; CO2

 Dado: massas molares em g/mol: C:12; O:16; H:1; S:32

gab:letra d

tentei(fracassadamente) usar a relação de bernoulli para velocidade e pressão de fluídos: 
Já que a densidade é inversamente proporcional à temperatura e esta é proporcional a pressão, então a velocidade é diretamente proporcional à densidade;
sendo assim aquela que tiver maior massa molar possuirá maior velocidade de efusão, o que me levou à letra B.
alguém poderia me dizer onde eu estou errando?
Ellenluc
Ellenluc
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 133
Data de inscrição : 30/03/2023
Localização : Paraíba, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

estudo dos gases Empty Re: estudo dos gases

Mensagem por Jigsaw Qui 08 Jun 2023, 20:40

"Lei de Graham: a velocidade de difusão ou efusão de um gás é inversamente proporcional à raiz quadrada de sua densidade."

Veja mais sobre "Difusão e Efusão dos Gases" em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/difusao-efusao-dos-gases.htm

"Assim, gases com menor densidade difundem-se mais rapidamente. Se estiver na mesma condição de temperatura e pressão, pode-se também fazer uma relação disso com a massa molar do gás: quanto maior a densidade do gás, maior será a sua massa molar e menor a sua velocidade de difusão; e vice-versa. Desse modo, temos:"

[latex]\frac{v_1}{v_2}=\sqrt{\frac{M_2}{M_1}}[/latex]

Veja mais sobre "Difusão e Efusão dos Gases" em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/difusao-efusao-dos-gases.htm


[latex]\frac{v_1}{v_2}=\sqrt{\frac{M_2}{M_1}}[/latex]

[latex]\frac{v_{CH_4}}{v_{CO}}=\sqrt{\frac{28}{16}}=1,3229[/latex]


PORTANTO v CH4 > v CO


[latex]\frac{v_{CO}}{v_{CO_2}}=\sqrt{\frac{44}{28}}=1,2536[/latex]


PORTANTO v CO > v CO2

[latex]\frac{v_{CO_2}}{v_{SO_2}}=\sqrt{\frac{64}{44}}=1,2060[/latex]


PORTANTO v CO2 > v SO2


RESUMINDO = v CH4 > v CO > v CO2 > v SO2


lol! lol! lol! lol!
Jigsaw
Jigsaw
Monitor
Monitor

Mensagens : 574
Data de inscrição : 26/12/2020
Localização : São Paulo/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos