PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvida questão trigonometria

2 participantes

Ir para baixo

Dúvida questão trigonometria Empty Dúvida questão trigonometria

Mensagem por joaopgz Ter 07 Mar 2023, 15:46

Boa tarde, estou com uma certa dúvida em uma questão de equação trigonométrica= 
Se m é a soma de todas as raízes da equação tg(x) - 2sen(2x) 0, = com x [0, 2 ], com X∈[0,2∏], então  cos(m²/2) - cos²(m) é igual a: 
Resposta : -2
O que acontece é o seguinte: se eu fizer a questão "passando" o -2sen(2x) para o outro lado, eu chego só na condição para cos, que no caso é Cos= +/- 1/2, entretanto, no gabarito está de outra forma, que leva a achar a condição para Tg(x)=0, contudo, no meu ver a minha forma não está errada, visto que eu chego na mesma condição para Cos, porém para chegar na resposta correta do gabarito eu preciso fazer de outro jeito. Ou seja, mesmo eu fazendo "de maneira correta" minha condição fica incompleta e eu chego em outro resultado..


Peço desculpas se ficou meio confuso, sou novo no fórum, ficaria agradecido se alguém me explicar o motivo, se é erro meu ou se a questão está mal formulada.

joaopgz
Iniciante

Mensagens : 1
Data de inscrição : 07/03/2023

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida questão trigonometria Empty Re: Dúvida questão trigonometria

Mensagem por Elcioschin Ter 07 Mar 2023, 16:47

tgx - 2.sen(2.x) = 0

senx/cosx - 2.(2.senx.cosx) = 0

senx/cosx - 4.senx.cosx = 0 ---> *cosx

senx - 4.senx.cos²x = 0

senx.(1 - 4.cos²x) = 0 ---> Temos 2 soluções:

senx = 0 ---> calcule x

1 - 4.cos²x = 0 ---> cos²x = 1/4 ---> cosx = - 1/2 e cosx = 1/2 ---> calcule x

Complete
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71794
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos