PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Cursinho

3 participantes

Ir para baixo

Cursinho Empty Cursinho

Mensagem por Reverse. Dom 10 Jul 2022, 19:00

Estive fora do ambiente de estudos por 1 mês, visto que minha cabeça não estava no lugar. Ao retornar, percebi algumas coisas que estava fazendo para estudar que talvez não sejam tão efetivas, a começar pelo uso do cursinho, talvez a principal ferramenta. 
Qual seria a forma mais eficiente de aproveitar do cursinho (sendo ele online) ? Comecei a estudar sério já faz quase 2 anos e é minha 2° tentativa de ingresso na faculdade, colhi muitos frutos do meu esforço mas, evidentemente, tenho muito a aprender com os mais experientes.
Reverse.
Reverse.
Jedi
Jedi

Mensagens : 341
Data de inscrição : 05/06/2021

Giovana Martins gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Cursinho Empty Re: Cursinho

Mensagem por Giovana Martins Dom 10 Jul 2022, 19:43

A propósito, a mensagem a seguir tem um tom imperativo. Não era para ficar assim, mas busquei ser o mais objetiva possível, o que acabou deixando a minha mensagem desse jeito. E claro, esta é só a forma que eu julgo mais eficiente considerando que atualmente eu também estou estudando via cursinho online e tem funcionado para mim (pelo menos eu acho que esteja). 

Não posso deixar de dizer que eu também sou inexperiente no que diz respeito ao estudo via cursinho online. Primeira vez que eu faço isso, ou seja, talvez a minha opinião não seja a melhor. Esperemos por outros membros caso eles queiram se manifestar.

O seu cursinho tem pdfs das aulas (espécie de livro eletrônico)? Ou apenas aulas em vídeo? Ou ambos?

Digamos que tenha ambos por ser o mais comum, eu suponho. Neste caso eu diria para você estudar somente pelos pdfs. É muito mais rápido do que ver um vídeo. Recorra às videoaulas apenas nos casos nos quais for realmente necessário, para aqueles assuntos que você não entende de jeito nenhum, já que a didática de um professor ao explicar uma matéria em vídeo, no geral, é melhor do que de forma escrita.

Não faça resumos e não leia a teoria mais de uma vez, a não ser que seja para buscar aqueles detalhes da matéria que você não memorizou. A teoria geral você irá absorver naturalmente fazendo milhares de exercícios.

Ao final da teoria lida, faça os exercícios da aula e anote, por exemplo, no Excel as questões que você errou e porcentagem de acerto. Você irá revê-las novamente nas suas revisões futuras.

Eu sou péssima para montar estratégias de revisão. Sem contar que para mim é bem pouco eficiente ficar relendo os grifos que eu fiz enquanto lia a teoria. Neste caso eu coloco algumas questões de cada matéria que eu finalizo no Anki e vou revisando diariamente para não perder o contato com as matérias estudadas. Faço os cards assim que eu finalizei a teoria e fiz alguns exercícios da matéria finalizada. A meu ver, uma vantagem de fazer a revisão dessa forma é que você pode revisar em qualquer lugar que você estiver, já que o Anki pode ser instalado no celular. Sem contar que fazer questões é uma revisão ativa, isto é, você força o seu cérebro a pensar, diferentemente de ficar relendo os seus grifos, que é uma revisão passiva. Ao refazer as questões você sabe exatamente o que você sabe e o que você não sabe.

Faça ciclos de estudos. Digamos que você estude 6 matérias no total. Por exemplo, estude 3 matérias por dia por cerca de 1 h ou 1 h 30 min cada. Creio que dessa forma fique menos cansativo.

Quanto ao ciclo, eu quis dizer o seguinte: na segunda você estuda as matérias a, b e c. Na terça, x, y e z. Na quarta, a, b e c. E assim por diante. Nisso você vai rodando as matérias sem ficar muito tempo sem vê-las. 

Bom, essa é a forma que eu tenho estudado. Se é a melhor forma de se estudar ou se é a mais eficiente, eu não tenho ideia. A única coisa que eu posso dizer é que eu tenho a impressão (isso mesmo; impressão!) de que os estudos estão fluindo bem.

Faça centenas de exercícios. É o que vai estar na sua prova Smile!

Novamente, é só a minha opinião. Não tenho a menor ideia se essa forma de estudo é a mais adequada.
Giovana Martins
Giovana Martins
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 7645
Data de inscrição : 15/05/2015
Idade : 23
Localização : São Paulo

Rory Gilmore, Reverse., claralirasll e Vinittivs14 gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Cursinho Empty Re: Cursinho

Mensagem por Rory Gilmore Dom 10 Jul 2022, 19:59

Na parte de exatas, quando estiver lendo a teoria e for dado um exemplo, é bom tampar a resposta e tentar pensar em resolver o problema. Nas resoluções de exercícios que você for ver faça o mesmo. É outra maneira de sair da passividade e ser mais ativo durante os estudos (como A Gio mencionou), assim você tem um aprendizado mais eficiente.

Em humanas eu uso o método de anotar palavras-chaves durante uma leitura e depois de alguns dias tento explicar o que são aqueles conceitos. Caso não consiga explicá-los eu faço uma busca na internet e releio as suas definições/características. Após mais uns dias eu repito o processo até que tenha adquirido um conhecimento desejável sobre o tema.

Rory Gilmore
Monitor
Monitor

Mensagens : 1860
Data de inscrição : 28/05/2019
Localização : Yale University - New Haven, Connecticut

Giovana Martins, Reverse. e claralirasll gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Cursinho Empty Re: Cursinho

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos