PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Estratégias para passar no ITA em 6 meses do zero?

+3
Giovana Martins
JoãoLuuz
0 kelvin
7 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Estratégias para passar no ITA em 6 meses do zero? - Página 2 Empty Estratégias para passar no ITA em 6 meses do zero?

Mensagem por JoãoLuuz Qua 13 Abr 2022, 23:54

Relembrando a primeira mensagem :

Estou começando pelos livros do Poliedro para todas as matérias (exceto matemática, estou usando os FME), gostaria de sugestões para aproveitar mais o tempo, por ex. vi um cara do Kuadro falando para não passar horas e horas quebrando a cabeça fazendo questão, no Lezzi eu já tive esse problema por exemplo, mas não irei repetir.

Gostaria de saber que estratégias posso utilizar para aproveitar melhor o tempo levando em conta que posso me manter consistente estudando 14h por dia com umas 02:20 de pausa intercaladas.

Fora as listas de questões Poliedro, COC, devo resolver as questões da OBF e OBQ para treinar para o ita? As questões do Projeto Medicina tão num nível bem inferior.


Última edição por JoãoLuuz em Qui 14 Abr 2022, 00:32, editado 1 vez(es)

JoãoLuuz
Iniciante

Mensagens : 13
Data de inscrição : 05/04/2022

qedpetrich gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo


Estratégias para passar no ITA em 6 meses do zero? - Página 2 Empty Re: Estratégias para passar no ITA em 6 meses do zero?

Mensagem por qedpetrich Qui 14 Abr 2022, 12:20

" Eu tô na página 197 do primeiro Lezzi ainda, queria terminar todos até o Enem e aí gostaria de dicas para acelerar isso. Uma delas é de não passar horas e horas na mesma questão. "

" Agora assim, a pergunta ainda vale de certa forma porque eu quero aproveitar esse tempo da melhor forma possível e aí gostaria de dicas dos materiais. "

Respondendo as duas citações. O autor se chama Gelson Iezzi, não Lezzi kkkkk. Certo, já que você quer ENEM já começou errado, o ENEM nunca iria te cobrar um nível de matemática igual ao proposto pelo FME, por exemplo, a parte de trigonometria, o ENEM nunca cobrou soma de arcos, diferença de arcos, prostaférese, são coisas totalmente diferentes, o ENEM gosta de cobrar razão e proporção, geometria plana básica, geometria de posição (espacial), matemática financeira, escalas, e é tudo bem superficial. Não há dúvidas que o FME vai te colocar em um excelente nível de matemática, mas essa coleção é recomendada para quem quer fazer os vestibulares tradicionais que cobram a matemática previamente pura (FUVEST, UNICAMP, ITA, IME, etc). Eu recomendaria uma outra coleção que é de excelência do mesmo autor chamada: Matemática ciência e aplicações, são 3 volumes, você vai ganhar tempo, afinal não são 11 volumes de matemática e vai te entregar mais do que o suficiente para a prova.

____________________________________________
Dê tempo ao tempo

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
qedpetrich
qedpetrich
Monitor
Monitor

Mensagens : 2497
Data de inscrição : 05/07/2021
Idade : 24
Localização : Erechim - RS / Passo Fundo - RS

Giovana Martins e Arlindocampos07 gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Estratégias para passar no ITA em 6 meses do zero? - Página 2 Empty Re: Estratégias para passar no ITA em 6 meses do zero?

Mensagem por JoãoLuuz Qui 14 Abr 2022, 13:09

qedpetrich escreveu:" Eu tô na página 197 do primeiro Lezzi ainda, queria terminar todos até o Enem e aí gostaria de dicas para acelerar isso. Uma delas é de não passar horas e horas na mesma questão. "

" Agora assim, a pergunta ainda vale de certa forma porque eu quero aproveitar esse tempo da melhor forma possível e aí gostaria de dicas dos materiais. "

Respondendo as duas citações. O autor se chama Gelson Iezzi, não Lezzi kkkkk. Certo, já que você quer ENEM já começou errado, o ENEM nunca iria te cobrar um nível de matemática igual ao proposto pelo FME, por exemplo, a parte de trigonometria, o ENEM nunca cobrou soma de arcos, diferença de arcos, prostaférese, são coisas totalmente diferentes, o ENEM gosta de cobrar razão e proporção, geometria plana básica, geometria de posição (espacial), matemática financeira, escalas, e é tudo bem superficial. Não há dúvidas que o FME vai te colocar em um excelente nível de matemática, mas essa coleção é recomendada para quem quer fazer os vestibulares tradicionais que cobram a matemática previamente pura (FUVEST, UNICAMP, ITA, IME, etc). Eu recomendaria uma outra coleção que é de excelência do mesmo autor chamada: Matemática ciência e aplicações, são 3 volumes, você vai ganhar tempo, afinal não são 11 volumes de matemática e vai te entregar mais do que o suficiente para a prova.
Me expressei mal... a minha ideia é aproveitar o tempo da melhor forma possível *com as matérias em alto nível* ou seja, não só estudar matemática da forma mais estratégica possível, mas terminar os FME o mais rápido possível. Por isso apesar de não passar no ITA, queria ter um conhecimento semelhante. O Poliedro entrega um nível semelhante em ciências da natureza com o FME para matemática?

JoãoLuuz
Iniciante

Mensagens : 13
Data de inscrição : 05/04/2022

Ir para o topo Ir para baixo

Estratégias para passar no ITA em 6 meses do zero? - Página 2 Empty Re: Estratégias para passar no ITA em 6 meses do zero?

Mensagem por qedpetrich Qui 14 Abr 2022, 13:31

JoãoLuuz escreveu:Me expressei mal... a minha ideia é aproveitar o tempo da melhor forma possível *com as matérias em alto nível* ou seja, não só estudar matemática da forma mais estratégica possível, mas terminar os FME o mais rápido possível. Por isso apesar de não passar no ITA, queria ter um conhecimento semelhante. O Poliedro entrega um nível semelhante em ciências da natureza com o FME para matemática?

Olha isso é muito delicado, é quase impossível você conseguir absorver tudo em apenas 6 meses, são muitas matérias. Se você quer entrar na faculdade ainda esse ano sugiro você estudar as matérias que valorizam o seu curso. Consultei aqui e para Engenharia Biomédica, no SISU, temos os respectivos pesos:

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: 2
Matemática e suas Tecnologias: 3
Ciências Humanas e suas Tecnologias: 1
Ciências da Natureza e suas Tecnologias: 2
Prova de Redação: 2

Estude os tópicos que mais caem em Matemática e Natureza para o ENEM, faça varias redações também, essas são as áreas que você vai conseguir garantir a maioria dos seus pontos e todas essas vão ajudar em sua formação acadêmica. Depois de concluir os tópicos que mais caem no ENEM, aí sim você pode se aprofundar e chegar em um nível parecido com o do ITA. Mas me parece que você quer muito mais ITA do que UFPE, os seus argumentos indicam isso. Se você quer ITA, então estude para o ITA.

Nunca fiz as apostilas da Poliedro, não posso opinar.

____________________________________________
Dê tempo ao tempo

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
qedpetrich
qedpetrich
Monitor
Monitor

Mensagens : 2497
Data de inscrição : 05/07/2021
Idade : 24
Localização : Erechim - RS / Passo Fundo - RS

Giovana Martins, Arlindocampos07 e JoãoLuuz gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Estratégias para passar no ITA em 6 meses do zero? - Página 2 Empty Re: Estratégias para passar no ITA em 6 meses do zero?

Mensagem por catwopir Qui 14 Abr 2022, 13:54

14h estudando e 2h descansando ? acho que se colocar uma maquina pra fazer isso, ela cansa...
catwopir
catwopir
Fera
Fera

Mensagens : 538
Data de inscrição : 08/08/2021
Idade : 21

Giovana Martins, castelo_hsi e qedpetrich gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Estratégias para passar no ITA em 6 meses do zero? - Página 2 Empty Re: Estratégias para passar no ITA em 6 meses do zero?

Mensagem por Arlindocampos07 Qui 14 Abr 2022, 14:08

Olha,  [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link], eu concordo com o  [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]! A sensação que fica é a de que você, no fundo, sente esse desejo pelo ITA mas acaba querendo "evitar" o desconforto. Já foi muito discutido e acredito que tudo o que os colegas tinham para dizer, foi dito, agora cabe a você ser sincero consigo mesmo e analisar suas decisões. 
Se você determinar que você não quer ITA realmente, apenas esqueça tudo isso enquanto você não estiver no nível do seu vestibular desejado. Se, ao chegar lá, como o  [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]  falou,  você sentir vontade de aprofundar, vai com fé. Porém, sempre tendo em mente a questão da sua produtividade e das necessidades as quais você vai (realmente) precisar preencher.

Apenas complementando em relação à quantidade de horas de estudo, eu acredito que isso seja algo bem pessoal, mas cuidado para não confundir tempo ocupado com tempo produtivo! Perca essa ideia de que os únicos que passam são os que ficam mais tempo "estudando", tempo de estudo nada determina senão a estratégia individual de cada um. Como o  [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] falou: A vida não é só estudo.

Obs.: Isso tudo que eu falei é apenas um ponto de vista, inclusive, de alguém que ainda está passando pela fase de preparação para o ITA, porém, espero que tenha ajudado a dar alguma clareada nas ideias.
Arlindocampos07
Arlindocampos07
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 506
Data de inscrição : 22/02/2022
Idade : 20
Localização : Cajazeiras, Paraíba, Brasil

Giovana Martins e qedpetrich gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Estratégias para passar no ITA em 6 meses do zero? - Página 2 Empty Re: Estratégias para passar no ITA em 6 meses do zero?

Mensagem por JoãoLuuz Qui 14 Abr 2022, 14:25

qedpetrich escreveu:
JoãoLuuz escreveu:Me expressei mal... a minha ideia é aproveitar o tempo da melhor forma possível *com as matérias em alto nível* ou seja, não só estudar matemática da forma mais estratégica possível, mas terminar os FME o mais rápido possível. Por isso apesar de não passar no ITA, queria ter um conhecimento semelhante. O Poliedro entrega um nível semelhante em ciências da natureza com o FME para matemática?

Olha isso é muito delicado, é quase impossível você conseguir absorver tudo em apenas 6 meses, são muitas matérias. Se você quer entrar na faculdade ainda esse ano sugiro você estudar as matérias que valorizam o seu curso. Consultei aqui e para Engenharia Biomédica, no SISU, temos os respectivos pesos:

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: 2
Matemática e suas Tecnologias: 3
Ciências Humanas e suas Tecnologias: 1
Ciências da Natureza e suas Tecnologias: 2
Prova de Redação: 2

Estude os tópicos que mais caem em Matemática e Natureza para o ENEM, faça varias redações também, essas são as áreas que você vai conseguir garantir a maioria dos seus pontos e todas essas vão ajudar em sua formação acadêmica. Depois de concluir os tópicos que mais caem no ENEM, aí sim você pode se aprofundar e chegar em um nível parecido com o do ITA. Mas me parece que você quer muito mais ITA do que UFPE, os seus argumentos indicam isso. Se você quer ITA, então estude para o ITA.

Nunca fiz as apostilas da Poliedro, não posso opinar.
Você tem toda razão... antes de querer me aprofundar, devo me garantir na universidade. Vou droppar os FME e fazer os Lezzi mais básicos depois começo a refazer as provas antigas do Enem. 

Eu quero ir para a área de neuroengenharia e pelo que pesquisei não tem nada disso no ITA, mal vi eletivas de anatomia, fisiologia e claro... neurociências. Fora que a infraestrutura é no mínimo duvidosa (já vi comentários falando mal, mas não estou dizendo que lá tem uma infraestrutura ruim, apenas que não tive a oportunidade de ver que lá tem laboratórios muito melhores que as federais). 

Muito obrigado pelas dicas! De verdade, essas mudanças vão ser bem importantes pra mim.

JoãoLuuz
Iniciante

Mensagens : 13
Data de inscrição : 05/04/2022

qedpetrich gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Estratégias para passar no ITA em 6 meses do zero? - Página 2 Empty Re: Estratégias para passar no ITA em 6 meses do zero?

Mensagem por JoãoLuuz Qui 14 Abr 2022, 14:44

Arlindocampos07 escreveu:Olha,  [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link], eu concordo com o  [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]! A sensação que fica é a de que você, no fundo, sente esse desejo pelo ITA mas acaba querendo "evitar" o desconforto. Já foi muito discutido e acredito que tudo o que os colegas tinham para dizer, foi dito, agora cabe a você ser sincero consigo mesmo e analisar suas decisões. 
Se você determinar que você não quer ITA realmente, apenas esqueça tudo isso enquanto você não estiver no nível do seu vestibular desejado. Se, ao chegar lá, como o  [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]  falou,  você sentir vontade de aprofundar, vai com fé. Porém, sempre tendo em mente a questão da sua produtividade e das necessidades as quais você vai (realmente) precisar preencher.

Apenas complementando em relação à quantidade de horas de estudo, eu acredito que isso seja algo bem pessoal, mas cuidado para não confundir tempo ocupado com tempo produtivo! Perca essa ideia de que os únicos que passam são os que ficam mais tempo "estudando", tempo de estudo nada determina senão a estratégia individual de cada um. Como o  [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] falou: A vida não é só estudo.

Obs.: Isso tudo que eu falei é apenas um ponto de vista, inclusive, de alguém que ainda está passando pela fase de preparação para o ITA, porém, espero que tenha ajudado a dar alguma clareada nas ideias.
Eu estava na dúvida entre engenharia da computação e engenharia biomédica, mas para a área que eu quero (neuroengenharia), faz mais sentido começar com engenharia biomédica mesmo o que nem tem no ITA. Mesmo que eu quisesse computação, ainda assim tem bem mais eletivas de assuntos envolvendo biologia na UFPE.

Eu acho que a gente não deve estudar só para passar na prova, por isso queria me aprofundar, mas tampouco faz sentido colocar a carroça na frente dos bois com o pouco tempo que tenho pro Enem.

JoãoLuuz
Iniciante

Mensagens : 13
Data de inscrição : 05/04/2022

Ir para o topo Ir para baixo

Estratégias para passar no ITA em 6 meses do zero? - Página 2 Empty Re: Estratégias para passar no ITA em 6 meses do zero?

Mensagem por marcosprb Qui 14 Abr 2022, 14:54

Cara, você já pensou no curso interdisciplinar de ciência e tecnologia da UNIFESP?
Se não me engano, lá você faz um ciclo básico de dois anos e recebe o diploma de ciência e tecnologia. Depois disso, você escolhe a engenharia que quer seguir.
Você pode optar tanto pela engenharia de computação quanto engenharia biomédica.
marcosprb
marcosprb
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 825
Data de inscrição : 08/05/2017

Giovana Martins gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Estratégias para passar no ITA em 6 meses do zero? - Página 2 Empty Re: Estratégias para passar no ITA em 6 meses do zero?

Mensagem por JoãoLuuz Qui 14 Abr 2022, 15:08

marcosprb escreveu:Cara, você já pensou no curso interdisciplinar de ciência e tecnologia da UNIFESP?
Se não me engano, lá você faz um ciclo básico de dois anos e recebe o diploma de ciência e tecnologia. Depois disso, você escolhe a engenharia que quer seguir.
Você pode optar tanto pela engenharia de computação quanto engenharia biomédica.
Não pensei nesse, para graduação em neurociências tem a PUC-Rio e a Universidade Federal do ABC.

JoãoLuuz
Iniciante

Mensagens : 13
Data de inscrição : 05/04/2022

Ir para o topo Ir para baixo

Estratégias para passar no ITA em 6 meses do zero? - Página 2 Empty Re: Estratégias para passar no ITA em 6 meses do zero?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos