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Letramento Digital de Idosos e Redação em Vestibulares

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Mensagem por gabrielswift Ter 22 Mar 2022, 00:05

Tema: Obstáculos para o Letramento Digital de Idosos                  

                    A pintura "O Grito", do artista Edward Munch, retrata um personagem boquiaberto expressando desconforto diante de uma situação que lhe causa extremo desconforto. Sob esse viés, essa obra pode servir como um símbolo para a postura que falta à sociedade brasileira diante dos obstáculos para o letramento digital de idosos, já que se observa nenhum espanto perante a negação de do meio tecnológico ao público mais velho. Nesse sentido, torna-se fundamental compreender que tal panorama é resultado claro da mentalidade individualista que rege as relações sociais contemporâneas. Assim, cabe destacar, entre os fatores que consolidam esse cenário, a concepção lucrativa do mercado de tecnologias, juntamente com a alienante educação formal. 

                    Em primeiro plano, vale salientar que os interesses financeiros das companhias de dispositivos eletrônicos, somados aos pensamentos egoístas, geram o analfabetismo digital na terceira idade. Essa situação acontece porque as empresas desse ramo, buscando exclusivamente o lucro, em uma lógica individualista, não costumam investir em aparelhos tecnologicamente acessíveis à população mais velha e que possibilitariam a inclusão desse grupo nas benesses digitais, já que há uma tendência, no mercado, de direcionar produtos e serviços somente a jovens consumidores. Tal conjuntura está em paralelo com a afirmação do dramaturgo brasileiro Millôr Fernandes, para quem "O que o dinheiro faz por nós não é nada em comparação com o que a gente faz por ele", afinal, é partindo de uma sobreposição de ambições lucrativas e egocêntricas que essas corporações excluem os idosos das relações cibernéticas. 

                    Além disso, nota-se como o hiato educacional, aliado à mentalidade individualista, promove a carência de inclusão da terceira idade no âmbito tecnológico. Isso ocorre porque, em sociedades norteadas por valores egocêntricos, é natural que as instituições de ensino reduzam sua função a uma mera instrução técnica e pragmática que possibilite o sucesso acadêmico individual. Com isso, a ausência de formação do sentimento empático nos estudantes se materializa na escassez de iniciativa dessa geração no letramento digital de idosos. Esse raciocínio encontra-se em sintonia com o que defendeu o filósofo Immanuel Kant, ao afirmar que "O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele", posto que, se o jovem recebe uma educação alienante, que solidifica o egocentrismo social, ele não é capaz de romper som os obstáculos para a alfabetização da população mais velha. 

                    Mediante ao exposto, torna-se evidente como a mentalidade individualista do tecido social sustenta o analfabetismo digital na terceira idade. Dessa forma, cabe ao governo federal criar, por meio de um decreto federativo, o Programa Nacional de Letramento Digital de Idosos, com a finalidade de incluir o grupo no espaço virtual. Desse modo, cabe a esse Programa fornecer incentivos fiscais a empresas que se dispuserem a investir no desenvolvimento de aparelhos acessíveis às características do idoso, em concomitância com isso, esse mesmo Programa deve promover palestras e eventos, no ambiente educacional, que estimulem os jovens estudantes a instruir a população mais velha a respeito do funcionamento de artefatos tecnológicos. Logo, espera-se que com essas medidas, o quadro “O Grito'', deixe de servir como um símbolo para o descaso social com a alfabetização digital de idosos.

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Boa noite, pessoal! 

Nos parâmetros do Enem, o que vocês pensam sobre essa redação? Será que algumas alterações na conclusão e a adição de um título seriam suficientes para cumprir as exigências de uma redação para vestibular? Sei que, em teoria, a diferença entre a redação do Enem para a maioria dos vestibulares é apenas a presença da proposta de intervenção (já que ambas são dissertações expositivo-argumentativas), mas sempre ouço professores e alunos comentando sobre outras especificidades, como a exigência de uma redação mais "autoral" e uma correção mais subjetiva. Isso procede? 
P.S.: irei tentar ACAFE, os temas propostos nos últimos anos são problemas sociais, assim como no Enem.
Desde já, agradeço a atenção   cheers
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Mensagem por gusborgs Qui 24 Mar 2022, 08:27

C1) 160/ 200 : Erros de português / não demonstra excelente domínio da norma culta.
C2) 160/ 200: Seu texto se adéqua ao tema, está de acordo com a estrutura dissertativo-argumentativa, porém temos um problema em relação ao repertório:
Ele deve ser PERTINENTE, PRODUTIVO e LEGITIMADO
O seu é Produtivo e Legitimado, apenas. (O primeiro ponto fala sobre a relação do repertório com a sua argumentação, já o segundo fala sobre o seu repertório ter bases sólidas, como uma alusão histórica ou citações)
Porém seu repertório não é Pertinente ao tema, pois não está diretamente relacionado a ele:
A pintura "O Grito"
Immanuel Kant, ao afirmar que "O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele"

Millôr Fernandes, para quem "O que o dinheiro faz por nós não é nada em comparação com o que a gente faz por ele"

Nenhum desses tem relação direta com o tema Letramento digital de idosos.
C3) 200/200: Seu projeto de texto está bom. Com retomada de repertório, antecipação argumentativa, ordem correta dos D1 e D2 e solução em ordem para ambos os problemas
C4) 200/200: Conectivos usados corretamente, com pouca ou nenhuma repetição. Texto coeso
C5) 200/200: Sua conclusão possui todos os pontos necessários.
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Mensagem por gabrielswift Qui 24 Mar 2022, 14:22

Muito obrigado, gusborgs!
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Mensagem por gusborgs Qui 24 Mar 2022, 14:36

gabrielswift escreveu:Muito obrigado, gusborgs!
De nada.
Eu também mudaria a estrutura dos parágrafos de desenvolvimento para evitar perder pontos na competência 3;
O ideal seria:
Tópico Frasal: Aqui você introduz o argumento citado na introdução
Contextualização: Aqui você coloca o repertório
Argumentação: Aqui você coloca seu argumento; fica melhor assim porque você pode retomar o repertório citado anteriormente. Fica parecendo mais organizado.
Finalização: Aqui você termina o parágrafo reafirmando o tópico frasal.
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Mensagem por gabrielswift Qui 24 Mar 2022, 23:29

Sempre tive duvidas em relação a estrutura interna dos parágrafos de desenvolvimento, mas costumo organizar assim porque, ao colocar o argumento antes da contextualização, consigo enfatizar minha explicação de como o fenômeno, exposto no tópico frasal, ocorre, ao invés de recorrer para vozes externas e, consequentemente, partir para mais uma exposição. O que você acha, faz sentido? Meu professor de redação sempre defendeu essa estrutura, mas posso estar falando abobrinha silent.
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Mensagem por gusborgs Sex 25 Mar 2022, 16:01

Então, eu acho meio arriscado pois quase nunca vejo redações nota mil com essa estrutura. Dê uma olhada nas redações nota mil do ENEM 2020:

https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/avaliacoes_e_exames_da_educacao_basica/a_redacao_do_enem_2020_-_cartilha_do_participante.pdf

Fica mais pro final do arquivo.
A estrutura que citei acima é a utilizada pelo Prof. Vinicius Oliveira;
Aí seria assim:
Introdução>
Contextualização
Tese
Antecipação Argumentativa

Desenvolvimento>
Tópico Frasal
Repertório
Argumentação
Fechamento

Conclusão>
Conectivo conclusivo com reafirmação dos argumentos de D1/D2.
Proposta de Intervenção
Fechamento, com retomada da Contextualização.

Leia as redações nota 1000 observando essa divisão e tenta encontrar o local em que o participante posiciona cada uma das partes.

Abraços Very Happy
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Mensagem por gabrielswift Sex 25 Mar 2022, 20:06

Muito obrigado! Vou tentar aplicar essa estrutura em meus textos.
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