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Correção de redação - Mundo digital

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Mensagem por Mbssilva Ter 18 Dez 2018, 16:30

Boa tarde pessoal.
Quem pode corrigir minha redação? Gostaria de uma segunda(e terceira e quarta...) opinião.
Pontos importantes a serem observados:
1) Se consegui escrever uma dissertação-argumentativa.
2) Se eu me mantive no tema.
3) Se minha argumentação foi coerente.
4) Se meu texto está coeso ou disperso.
5) Se está gramaticalmente correto(norma culta).

Alooo galera que parece que manja de redação que eu já vi ai no fórum: Liliana Rodrigues e ddmr0123 e outros que não lembro o nick, me ajudem ae kkkkkk

Proposta:
Correção de redação - Mundo digital Propos10

Título: Sobre Rousseau e as desigualdades no mundo digital

     O desenvolvimento tecnológico nos últimos tempos, em especial na segunda metade do século XX, culminou nessa chamada Era da Informação em que vivemos hoje. Atualmente, com a expansão e popularização da internet, muitos benefícios foram proporcionados às pessoas, como por exemplo, a integração de diferentes culturas e pessoas de diversas partes do globo. Porém, ao mesmo passo que os benefícios chegaram, vários malefícios também apareceram, o que traz à tona uma hipótese do filósofo Rousseau.
     Nunca antes na história as pessoas tiveram tantas possibilidades de acesso à informação. A internet quebrou o oligopólio do rádio e da televisão. Aliada à nova conjuntura geopolítica proveniente da globalização, ela nos permite assistir a uma crescente ligação entre pessoas de diferentes culturas e países. Tanto progresso, que resultou no chamado mundo digital, trouxe muitos benefícios para as pessoas, que no entanto, precisam pagar por isso, o que está causando a exclusão de populações pobres desse novo mundo. Assim, é essencial democratizar a internet, com conexões de altas velocidades gratuitas ou a preços baixos, o que universalizará esses benefícios.
     Por outro lado, não apenas vantagens surgiram com a internet: a era da informação está sendo responsável por uma crescente desinformação. Nos últimos anos, percebemos uma grande divulgação de teorias conspiratórias, pseudociências e notícias falsas. Um bom exemplo são os avanços dos movimentos "anti-vacina", o que colocou a comunidade médica em alerta no mundo todo para o reaparecimento de doenças erradicadas a anos. Nesse caso, o progresso talvez tenha sido mais maléfico que benéfico(haja vista o mau uso que fizeram dele). Tal ponto de vista  vai de encontro à hipótese de Rousseau, de que o progresso é prejudicial para a humanidade. Combater os pontos negativos desse mundo digital, revela-se assim, essencial para garantir a qualidade de vida da pessoas. A melhoria do sistema educacional é um importante passo nessa direção, que poderia desenvolver nos alunos, desde quenos, a vigilância epistêmica.
     Dado o exposto, democratizar a internet e a educação é fundamental. De outra forma, Rousseau vai entrar para a história também como profeta: o mundo digital terá atrapalhado tanto a humanidade, que seria melhor que ele nunca tivesse existido.

Dúvida: Aquela vírgula em verde no meio do trecho em vermelho(...exemplo, a integração...) está correta??

Por favor, seja sinceros, podem falar bem mal se for necessário.
Obrigado desde já.

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Mensagem por Francisco+1 Ter 25 Dez 2018, 09:07

Bom dia! Disseste que posso falar bem ou mal?....

Quanto a vossa dúvida (o nick parece permeitir que use este "vossa") da vírgula: Acho desnecessário ter colocado a vírgula entre "pessoas" e "como por exemplo" (nesse caso o próprio "como" iria passar a ideia de "exemplo"), veja que assim você estaria fazendo uma explicação ou um dado acessório, ou seja eu manteria uma nova estrutura: "...pessoas como:...." ou "...pessoas, a exemplo:....", note que quando eu tiro uma daquelas vírgulas eu deixo essa ideia de acessório e passa a ter mais 'valor' a frase.
No segundo parágrafo: "Tanto progresso, que resultou...", se o "que" estiver funcionando como conjunção coordenativa explicativa tá certo, mas veja que lá na frente ele foi repetido (com outra função, pronome relativo), para evitar o uso repetitivo colocaria: "Tanto progresso resultou..." (para momento acabado) ou "Tanto progresso, resultando..." (se possuir ligação com o presente). Ainda no mesmo parágrafo, algumas palavras (pelo sentido pejorativo) procuro substituir por sinônimos, é o caso de "pobres"; Nesse caso, pode ser substituído por "carentes" ou "com menor prestígio social". Para terminar (o segundo parágrafo), fiquei um pouco, uhm, descontente (isso!) quando foste tratar da intervenção do problema, de forma rápida é exatamente aquilo mesmo: "Assim, é essencial democratizar a internet, com conexões de altas velocidades gratuitas ou a preços baixos, o que universalizará esses benefícios", é o que aconteceu em Cuba (recentemente) não é mesmo? Mas como e quem deve fazer isso? De que eu vou conseguir velocidade altas, ou baratear os preços, miinsina (a redação parece mais um manual do que uma opinião mesmo, aff).
Terceiro parágrafo (não é o último? '-'), o início dele já havia sido colocado no segundo, quando abordaste os preços abusivos. Olha, "...mais isso do que aquilo"(comparação entre maléfico e benéfico). Quando tem-se: "Vai de encontro" o valor e de advesidade ou contraste, diferente de "Vai ao encontro" indicando concordância, logo se o progressso está sendo maléfico por conta do seu uso e Rosseau diz que o progresso é maléfico, o fato "vai ao encontro" (não gostei muito da referência porque o fato de estar trazendo prejuízos não é do progresso em si, mas do modo como ele é conseguido), cuidado também com os "talvez, eu acho, creio", indicando algo acerca de sua opinião; Elas mancham a nota.
Pausa......ufa.....bora continuar....
Ainda no terceiro, tu apresentaste vários problemas que a internet trouxe, mas propôs a melhoria do sistema educacional que sequer havia sido citado antes.
Quarto parágrafo, uma conclusão bem resumida ('-'), grifando..."o mundo digital terá atrapalhado tanto a humanidade, que seria melhor que ele nunca tivesse existido" - A melhor parte de ter problemas é aprender a resolve-los (ainda há acento no "e"?), "A marcha do progresso é lenta, mas INEVITÁVEL". No caso da democratização da rede e dos problemas sociais provocados pela mesma, tenho duas considerações:
-Todo e qualquer sistema apresenta impacto social negativo, até mesmo programas assistencialistas do governo, só um exemplo, exigem da sociedade tanto quanto outras áreas, o SUS então. Corrigi-los é uma tarefa conjunta e que necessita de pesquisas para averiguar por que aquilo acontesse e como isso vai cair em nossas vidas, logo se o problema está no uso e na forma como usar é usando e aprendendo como usar que resolveremos o problema (não esquecer, indicando que talvez talvez talvez melhore);
-Para democratizar algo exige tempo, lembre-se das televisões nos anos 50, ou do rádio no Brasil Imperial. A internet não é diferente, hoje já temos uma boa parcela da população com pelo menos o aparelho próprio (olha que já têm senhores por aí que até trabalham em ramos da tecnologia, a procura por lugares que ensinam a mexer em aparelhos modernos cresceu bastante nos últimos anos), lembro-me de que quando menor o pacote de internet era 50 centavos e depois de atingir a franquia a velociadade só era reduzida (mas também só mexia com pouca coisa), hoje é 1 real e olhe lá. Democratizar então exige baratear os custos de produção, depois massificar, assim democratizar.

Desculpas pelo texto longoo, espero que a leitura não tenha ficado cansativa nem chata com o meu vocabulário. Dúvidas? Poste. Referência? Pode pegar o livro "Gramática para Concursos Públicos" do Fernando Pestana, (nome do livro download pdf, pronto resolveu a vida) ou têm os manuais de Redação da Folha de SP, do Estadão e da Presidência da República. Argumentos? Leitura em revistas e ademais, no gigatuga.net têm algumas revistas e procurando por ai da para encontrar o The Economist (Inglês beem formal, mas com ironia também).

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Mensagem por Mbssilva Ter 25 Dez 2018, 11:01

Bom dia.
Cara valeu pelo feedback e pela sinceridade, especialmente esse pontos de gramática(de/ao, como, que, etc).

A questão dos parágrafos: o último ficou pequeno só aqui no fórum. Minha letra é pequena e os espaços são curtos. Mas como eu tava só com 4 linhas para concluir, eu aumento leeevemente o espaçamento. Ai parece que ta pequeno mas ficou bem encaixado no texto. De no final 30 linhas tudo(título + texto).
Terceiro parágrafo: Realmente, lendo agora vi que o início desse parágrafo é o final do segundo.

A fuvest não cobra propostas de intervenção. Você acha que nesses casos é melhor nem propor nada e fazer  só uma constatação da realidade?
Ex:
Tanto progresso resultou no chamado mundo digital, e trouxe muitos benefícios para as pessoas, que no entanto, precisam pagar por isso. Dessa forma, a falta de recursos e a desigualdade de renda se tornam fatores limitantes na universalização desse benefícios, pois populações carentes e marginalizadas são, infelizmente, excluídas desse novo mundo.

Essa construção, na sua opinião, é muito expositiva? Ou eu consigo utilizá-la em um texto dissertativo argumentativo?

Quanto a referência, Rousseau dizia que o progresso prejudicava o ser humano, mas isso é bem amplo, quis destacar o fato. Mas lendo melhor os textos de apoio, eu hoje faria diferente: não citaria Rousseau, e quando eu falasse da importância de melhorar o sistema educacional para ensinar a vigilância epistêmica, eu citaria o trecho do Stephen Kanitz, que é sobre saber separa o joio do trigo. E eu já introduziria isso na redação no começo(sobre as pessoas precisarem aprender sobre a importância da vigilância epistêmica).
Você acha que nesse caso isso seria bom? Falar da vigilância epistêmica na introdução, e retomá-la no terceiro parágrafo citando uma melhoria do sistema educacional como um caminho para alcançá-la?
Nesse caso, eu obviamente precisaria mudar minha conclusão, mas isso não seria problema.
obs: vlw pelas recomendações de livros. Vou lê-los.

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Mensagem por Francisco+1 Ter 25 Dez 2018, 12:31

Meus caros dedos, desculpem-me.
Vamos lá! Vou mudar aqui a estrutura...

P- A fuvest não cobra propostas de intervenção. Você acha que nesses casos é melhor nem propor nada e fazer só uma constatação da realidade?
R- Depende do tema, quando o assunto é muito polêmico e eu não tenho um posicionamento "adequado" (não radical) ou argumentos bastante sólidos termino por deixar apenas a explanação do texto, desenvolvê-lo sem me posicionar (embora acabe deixando minhas marcas, o que é inevitável a qualquer pessoa). Porém vejo que posicionar-se apresenta um lado bom: Mostrar o conhecimento, não de forma arrogante e ríspida, mas com argumentos convincentes, com o saber de mundo (atualidades) e propostas para a resolução do sistema, o que sem dúvida é "girar a cadeira"(Referência ao The Voice).

[Texto que não vou copiar e colar, Copyright]
P- Essa construção, na sua opinião, é muito expositiva? Ou eu consigo utilizá-la em um texto dissertativo argumentativo?
R- Antes de responder a essa pergunta queria apenas fazer umas, deixa eu ver...uns comentários (eh). Na frase: "Tanto progresso resultou no chamado mundo digital, e trouxe...", a função que o 'e' desempenhou foi adversativa, não vejo problema em assim fazer, contudo o "Homem da banca" vai dizer que você não sabe usar operadores argumentativos, eita, pode-se fazer uma pequena troca, ok? Onde estávamos, ah sim! Sobre a pergunta, não vi o porquê de não utiliza-la como em um texto arg-diss, cuidado apenas com o que fará desse parágrafo, se é do desenvolvimento ok, agora para a conclusão achei-o vago.

P- Você acha que nesse caso isso seria bom? Falar da vigilância epistêmica na introdução, e retomá-la no terceiro parágrafo citando uma melhoria do sistema educacional como um caminho para alcançá-la?
R- Falando em seres versados, por que não citaste o Foucault? Em "Arqueologia do Saber" ele também trata do "filtro" que deveríamos ter (embora parte do livro ele fica expondo que lê muito e é uma lenda, talvez exagerei, talvez). Pelo que vi ficaste em uma pensativa quanto ao que contruir no texto, eu trataria de duas formas: Delimitar o tema e o que deve ser trabalhado. Caso deseje falar da vigilância epistêmica no início tudo bem, mas antes de ir para o específico trate do geral. Do mesmo modo, se quiser falar da melhoria do sistema educacional, fale antes do problema dele ou nele e em seguida trate de por que deve ser melhorado ("...como um caminho para alcançá-la..."). Comentários do comentário? Poste.
Realmente é importante falar desse tema, democratizar a internet, pouco usei (na verdade muito) e já atingiu 80% do pacote da rede (A ANATEL precisa rever isso).
Claro...Feliz Natal!

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Mensagem por Mbssilva Qua 26 Dez 2018, 09:51

Cara valeu mesmo pela ajuda. Mas um dúvida.
Como o "e" pode ter função adversativa nesse caso? Pois eu queria fazer a ligação entre progresso e a chegada de benefícios, ai eu usei o "e". Se eu substituir por exemplo por "mas", altera o sentido da frase. Não entendi esse ponto. Pode explicar melhor?

Valeu por esse dica: "...como um caminho para alcançá-la...", vou usá-la a partir de agora.
Veja se você acha que ficou legal:
Tal ponto de vista vai de encontro à hipótese de Rousseau, de que o progresso é prejudicial para a humanidade. Nesse sentido, para evitar que esse mundo digital prejudique as pessoas, deve-se combater seus pontos negativos, o que pode ser feito através da vigilância epistêmica, que daria para as pessoas a capacidade de "separar o joio do trigo". Como um caminho para alcançá-la, deve-se melhorar o sistema educacional que pode ensinar essa capacidade para as crianças desde pequenas.

Eu sei que você não acho mt legal esse negócio do Rousseau, e entendi seu ponto, e se eu fosse escrever hoje, não o citaria. Mas, no contexto do que já escrevi, ficou bom?

Quanto a referência, não sabia nenhuma de Foucalt, mas já tinha ouvido esse nome antes.

Quanto ao 2), sim é desenvolvimento.

Obrigado pelas dicas e pela ajuda cara.

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Mensagem por Francisco+1 Qua 26 Dez 2018, 11:17

Depois da caminhada pós-natal....
P- "Mas um dúvida.
Como o "e" pode ter função adversativa nesse caso?"
R- Fui reler o parágrafo e quebrar ele (desculpa), não tinha como ser adversativa mesmo...Quando li da primeira vez fiz uma associação com "Dessa forma...", realmente é aditiva.

P- "Mas, no contexto do que já escrevi, ficou bom?"
R- Eu consegiu captar sim o que foi dito no texto.

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Mensagem por Mbssilva Qua 26 Dez 2018, 11:37

Cara muito obrigado.
Você me ajudou demais.

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