PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Como o ar quente propaga e se dissipa?

Ir para baixo

Como o ar quente propaga e se dissipa? Empty Como o ar quente propaga e se dissipa?

Mensagem por dogman_12 Ter 15 Fev 2022, 19:53

Olá a todos os físicos meu muito obrigado pelo conhecimento!

Eu gostaria de entender como funciona e qual área da física isso se refere, a respeito do ar quente, ar frio, ventilação, dissipação térmica, absorção térmica... para poder projetar melhor uma casa.
Resumidamente apenas sei que o ar quente sobe pois é leve e o ar frio desce pois é pesado e de fato já notei isso em casa.
Eu tenho algumas perguntas talvez a partir delas talves possam me ajudar.

Vamos imaginar um cômodo de uma casa...

1- Sabendo que o ar quente fica em cima e o ar frio em baixo, quantos metros de altura este cômodo deveria ter de maneira que o ar quente fosse retido na parte mais alta e dissipado para cima atraves de uma clarabóia?
1.1- Teria a possibilidade de variáves da entrada de ar quente para o comodo pela clarabóia, outra janela, ou até mesmo da absorção de calor das paredes e telhado?
1.2- Teria alguma maneira de contornar isso para ter o controle térmico da parte interna do comodo?
2- Nos dias frios que maneira eu poderia reciclar o ar quente contido nas partes mais altar para ele descer para poder ter uma temperatura interna agradável?
3- janelas, paredes materiais, quais variaveis deve se considerar para manter o ambiente interno com temperatura agradavel?
4- Nos dias quentes como posso aproveitar a brisa mais fria para ventilar o ambiente, sem que entre ar quente causando desequilibrio térmico no ambiente, quanto nos dias frios teria alguma maneira de gerenciar o fluxo do ar ou de aquece-lo?
5-Quais são as maneiras ou estruturas que podem ajudar a gerenciar a temperatura interna do comodo de maneira que fique agradavel em dias quentes e frios.

dogman_12
Iniciante

Mensagens : 1
Data de inscrição : 15/02/2022

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos