PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Cinemática

2 participantes

Ir para baixo

Resolvido Cinemática

Mensagem por Jvictors021 Dom 02 Jan 2022, 04:17

Considere um corpo de 4 kg que está se movimentando sobre um solo horizontal. O corpo parte do repouso da posição X = 0 sob ação exclusiva de uma força horizontal variável F:
[latex]F = \sqrt{x(20-x)}[/latex]
Em que F é a força em newtons e x é a posição da partícula. Qual é a velocidade da partícula em x = 20 metros?
(A) √ m/s 
(B) 5√ m/s 
(C) √/2 m/s 
(D) 0 m/s 
(E) 5 m/s
Jvictors021
Jvictors021
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1116
Data de inscrição : 02/07/2021
Idade : 20
Localização : Passa Quatro - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Cinemática

Mensagem por Giovana Martins Dom 02 Jan 2022, 09:07

Eu vou partir da ideia de que você não sabe nada de integrais, ok? Se você já conhece integrais, por favor, ignore boa parte do que eu vou dizer aqui.

Na minha resolução eu usei o cálculo integral pois estamos lidando com uma força variável, o que foge bastante dos problemas comuns do ensino médio, os quais trabalham majoritariamente com forças constantes.

De forma muito simplificada, a integral corresponde a área abaixo de uma curva. Por exemplo, digamos que a gente queira saber qual é a área abaixo da curva y=x no intervalo 1 ≤ x ≤ 5. Bom, uma forma de resolver esse exercício seria esboçar a curva y=x no sistema xOy e hachurar a área abaixo da curva y=x compreendida no intervalo 1 ≤ x ≤ 5, o que nos dá um trapézio e isso é fácil de ser calculado. Entretanto, e se fosse pedido para realizarmos o mesmo cálculo, porém, considerando a curva y=-(x-3)²+6? Aí complicaria pois a área abaixo dessa curva não é uma área trivial por assim dizer. Nisso seríamos obrigados a usar o cálculo integral para resolver o problema. Matematicamente falando, teríamos que calcular a integral de y=-(x-3)²+6 com os limites de integração indo de 1 até 5.

Algumas ilustrações:

Fig 01: Área abaixo da curva y=x, com 1 ≤ x ≤ 5:

Cinemática Scree280

Matematicamente: [latex]\\\mathrm{A=\int_{1}^{5}(x)dx=12\ ou\ A=\frac{(5+1)\times 4}{2}=12}[/latex]

Fig 02: Área abaixo da curva y=-(x-3)²+6, com 1 ≤ x ≤ 5:

Cinemática Scree282

Matematicamente: [latex]\\\mathrm{A=\int_{1}^{5}\left [ -(x-3)^2+6 \right ]dx=\frac{56}{3}}[/latex]

Quanto ao nosso exercício, inicialmente temos a função y=√(-x²+20x), o que corresponde a uma semicircunferência, já que a raiz de índice par condiciona y ≥ 0. Isso facilita muito a nossa vida já que sabemos que a integral corresponde a área abaixo de uma curva, ou seja, desse modo não precisaremos calcular a integral propriamente dita, mas sim a área abaixo de uma curva facilmente reconhecida. A curva y=√(-x²+20x) está definida para 0 ≤ x ≤ 20 e 0 ≤ y ≤ 10, logo, temos uma semicircunferência de raio 10.

Fig 03: Área abaixo da curva y=√(-x²+20x) para 0 ≤ x ≤ 20 e 0 ≤ y ≤ 10:

Cinemática Scree283

Portanto, a integral abaixo corresponde a área de uma semicircunferência de raio 10.

[latex]\\\mathrm{\tau =\int F(x)dx=\int_{0}^{20}\left (\sqrt{-x^2+20x} \right )dx=\frac{1}{2}\times \pi \times (10)^2=50\times \pi\ J}\\\\\mathrm{Mas,\ \tau=\Delta E_C=\frac{1}{2}\times m\times v^2\to v=\sqrt{\frac{2\times 50\times \pi }{4}}=5\times \sqrt{\pi }\ m\times s^{-1}}[/latex]

Se você tiver dúvidas quanto ao cálculo da integral, avise. A propósito, a integral que eu cheguei também pode ser resolvida por substituição trigonométrica. Não o fiz desse jeito porque eu acho que dessa forma foge-se muito do escopo do que é cobrado no ensino médio ou pré-universitário e também porque é um esforço desnecessário. Se você quiser, depois eu posto algo por substituição trigonométrica. No mais, acho que é isso.

Giovana Martins
Giovana Martins
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 7645
Data de inscrição : 15/05/2015
Idade : 23
Localização : São Paulo

Rory Gilmore e Jvictors021 gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Cinemática

Mensagem por Jvictors021 Dom 02 Jan 2022, 15:00

Muitíssimo obrigado Giovana! Realmente eu estou zerado em calculo, nunca estudei e acho que por enquanto é pouco viável para meu objetivo. Mas consegui compreender perfeitamente a ideia, já que não precisa necessariamente fazer por integral por ser uma semi circunferência... 

Tamo juntooo
Jvictors021
Jvictors021
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1116
Data de inscrição : 02/07/2021
Idade : 20
Localização : Passa Quatro - MG

Giovana Martins gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Cinemática

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos