PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Probablidade

3 participantes

Ir para baixo

Probablidade  Empty Probablidade

Mensagem por Jvictors021 Seg Dez 13 2021, 23:53

Pessoal irei deixar uma questão abaixo apenas para elucidar minha dúvida:

Uma moeda é lançada 3 vezes. observando as possíveis sequências de resultados obtidos qual a probabilidade de cair CARA no máximo 2 vezes

Obs: Cara = c; coroa = k 

KKK = (1/2)^3
KCK = (1/2)^3 . C3,1
KCC = (1/2)^3 . C3,2


Porque precisamos multiplicar por essa combinação ??? eu sempre fiz isso, mas por pura decoreba, gostaria de saber o motivo disso... 

Pois se já estou multiplicando as probabilidades já assumo que pode haver por exemplo KKC; KCK; CKK, correto ??? 

Ou também, essa multiplicação entre as probabilidades pode indicar apenas a intersecção dos eventos e não que eles podem acontecem em todas as ordens possíveis, como em casos de PFC da combinatória, ex: " tem-se 3 opções de carne e 4 de saladas, quantos pratos diferentes podemos montar ? 3.4 = 12"

Bom irei parar de criar "teorias" para solução da minha dúvida e passo a bola para vcs kkkkk abraços
Jvictors021
Jvictors021
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1116
Data de inscrição : 02/07/2021
Idade : 20
Localização : Passa Quatro - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Probablidade  Empty Re: Probablidade

Mensagem por Renan Almeida Ter Dez 14 2021, 00:19

No máximo 2 vezes significa que pode sair cara 0, 1 ou 2 vezes. 
Em qualquer situação, após 3 jogadas, a probabilidade será de (1/2)³

Há apenas 1 situação em que a cara sai nenhuma vez.
KKK
Ou seja, multiplica-se a probabilidade por C3,0

Há 3 situações diferentes em que a cara sai 1 vez.
KCK
KKC
CKK
Ou seja, multiplica-se a probabilidade por C3,1

Também há 3 situações diferentes em que a cara sai 2 vezes.
KCC
CKC
CCK
Ou seja, multiplica-se por C3,2

"Pois se já estou multiplicando as probabilidades já assumo que pode haver por exemplo KKC; KCK; CKK, correto ???" 
Falso. Nesse caso, cada ordem importa, pois a moeda é jogada 3 vezes, uma após a outra, então KCK é uma situação diferente de KKC. Por isso multiplica-se pela combinação, para considerar todos os resultados em que 0, 1 ou 2 jogadas saiam com cara.

1.(1/2)³ + 3.(1/2)³ + 3.(1/2)³
7/8
Renan Almeida
Renan Almeida
Matador
Matador

Mensagens : 318
Data de inscrição : 11/08/2017
Idade : 21
Localização : Ipatinga MG Brasil

Mateus Meireles e Jvictors021 gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Probablidade  Empty Re: Probablidade

Mensagem por Mateus Meireles Ter Dez 14 2021, 00:30

Olá pessoal,

Irei apenas complementar a resposta do Renan.

A combinação apenas conta todos os casos possíveis em determinada situação. Por exemplo, há três modos de sortear duas caras e uma coroa: KCC / CCK / CKC, ou seja, a combinação considera a ordem dos possíveis resultados. Quando realizamos a combinação, estamos "escolhendo" em quais resultados (primeiro, segundo, .. etc) teremos determinado valor (cara, coroa, número em um dado, .. etc).

Outra forma de enxergar, talvez mais intuitiva, é pensar em permutação com repetição. O número de modos de organizar as letras KCC corresponde ao número de modos das moedas serem sorteadas, e em cada sorteio a probabilidade de cada resultado é 1/2.


Jvictors021 escreveu:Pessoal irei deixar uma questão abaixo apenas para elucidar minha dúvida:
Pois se já estou multiplicando as probabilidades já assumo que pode haver por exemplo KKC; KCK; CKK, correto ??? 


Isso não acontece.

Quando multiplicamos 1/2·1/2·1/2, estamos calculando a probabilidade para aquele dado resultado, ou seja, KKC (por exemplo). Mas é preciso considerar também as outras possibilidade: KCK e CKK, e daí vem 1/2·1/2·1/2 e 1/2·1/2·1/2, e por esse motivo a probabilidade desse caso fica 1/2·1/2·1/2 (KKC) + 1/2·1/2·1/2 (KCK) + 1/2·1/2·1/2 (CKK) = 3/8.

Abs.

____________________________________________
Links úteis:

Regras do fórum |

Como colocar imagens nas mensagens |

Como inserir códigos LaTex nas mensagens |



“A dedicação é a mãe da boa sorte.”
Mateus Meireles
Mateus Meireles
Matador
Matador

Mensagens : 763
Data de inscrição : 14/07/2018
Idade : 27
Localização : Fortaleza/CE

Renan Almeida e Jvictors021 gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Probablidade  Empty Re: Probablidade

Mensagem por Jvictors021 Ter Dez 14 2021, 02:06

Mutíssimo obrigado amigos, após a postagem do tópico peguei meu FME para dar uma olhada e as respostas de vocês agora esclareceram o livro e vice versa...

Uma forma de resolver exercícios assim é através da "Distribuição Binomial" que fornece a probabilidade de exatamente k eventos nos n ensaios (Ensaios de Bernoulli)

[latex]P(k) = \binom{n}{k}.p^k. q^(n-k) [/latex]

K = quantidade de vezes que quero que ocorra algo 
n = quantidade de ensaios
p = probabilidade de ocorrer o que eu quero
q = probabilidade de não ocorrer o que eu quero

sair cara 1 vez dentre as 3 vezes que lançei  --->; n = 3 e k =1

É bom pois generaliza e tal, mas creio que fazendo da forma que vcs demostraram seja mais rápida, pelo menos eu prefiro
Jvictors021
Jvictors021
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1116
Data de inscrição : 02/07/2021
Idade : 20
Localização : Passa Quatro - MG

Mateus Meireles gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Probablidade  Empty Re: Probablidade

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos