PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Vocabulário "rebuscado" e filósofos abaixando a nota

5 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Vocabulário "rebuscado" e filósofos abaixando a nota Empty Vocabulário "rebuscado" e filósofos abaixando a nota

Mensagem por gusborgs 25/10/2021, 5:22 pm

Fala pessoal.
Seguinte, enviei uma redação para correção numa plataforma e recebi a nota de 960. Até aí, tudo ok.
Ao enviar à outra plataforma recebi 720 e, a justificativa do corretor, no campo de "dicas", foi a seguinte:
1) Evitar vocabulário rebuscado e inversões sintáticas.
2) O tema era Culto à padronização corporal.
Citei o empirismo de Locke, para fundamentar que a mente humana é uma tábula rasa, moldada a partir do contato com a sociedade.
Citei Adorno e a Escola de Frankfurt (industria cultural)
Também citei Guy Debord e a sociedade do espetáculo.
Eis o problema: O corretor falou que tais citações não tinham associação com o tema, e que era para procurar por noticias, atualidades, filmes, séries, etc.

Confere? Deve-se, realmente, evitar um vocabulário rebuscado e inversões?
Essas citações seriam "inferiores" à atualidades / series / filmes?
gusborgs
gusborgs
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 715
Data de inscrição : 27/08/2021

Rory Gilmore gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Vocabulário "rebuscado" e filósofos abaixando a nota Empty Re: Vocabulário "rebuscado" e filósofos abaixando a nota

Mensagem por jopagliarin 25/10/2021, 6:07 pm

Muito provavelmente vc perdeu nota por repertório improdutivo. As vezes é muito difícil para o corretor entender o paralelo entre uma problemática atual e um filósofo de 1700. Quando eu cito filósofo, eu o cito juntamente com um exemplo real, de modo que meu repertório se legitime. Não sei se vc já fez um TCC ou um projeto de pesquisa, mas o filósofo seria como a fundamentação teórica, na medida em que vc o usa para definir termos, elucidar teorias e etc, mas lá no seu desenvolvimento, vc terá que aplicar esses conceitos e é aí que entra outros repertórios que saem do "plano do papel".

Eu no enem de 2020 tirei 980, ou seja, um corretor me deu 1000 e outro 960. Perdi 20 pontos na C1.
No entanto, na plataforma que usei 2020 inteiro, tirei 920: perdi 40 pontos na C1 e 40 pontos na C2 com o seguinte comentário: Quanto à abordagem do tema, todos os elementos foram contemplados. Você abordou o tema de forma completa, o que é muito importante. FEZ FALTA a legitimação de seu repertório no terceiro parágrafo.

eis meu terceiro parágrafo: https://servimg.com/view/20124339/66

Eis meu segundo parágrafo, que não perdi ponto: https://servimg.com/view/20124339/65

Assim, vê-se que no enem não me descontaram, mas na plataforma sim. Então, pra garantir, legitime. Veja notícias, traga pra realidade da forma mais clara possível.

Enfim, poste seu texto aqui.
jopagliarin
jopagliarin
Jedi
Jedi

Mensagens : 399
Data de inscrição : 13/10/2019
Idade : 22
Localização : Curitiba/PR \\ Joaçaba/SC

Rory Gilmore gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Vocabulário "rebuscado" e filósofos abaixando a nota Empty Re: Vocabulário "rebuscado" e filósofos abaixando a nota

Mensagem por _Arthur_ 25/10/2021, 7:00 pm

jopagliarin escreveu:Muito provavelmente vc perdeu nota por repertório improdutivo. As vezes é muito difícil para o corretor entender o paralelo entre uma problemática atual e um filósofo de 1700. Quando eu cito filósofo, eu o cito juntamente com um exemplo real, de modo que meu repertório se legitime. Não sei se vc já fez um TCC ou um projeto de pesquisa, mas o filósofo seria como a fundamentação teórica, na medida em que vc o usa para definir termos, elucidar teorias e etc, mas lá no seu desenvolvimento, vc terá que aplicar esses conceitos e é aí que entra outros repertórios que saem do "plano do papel".

Eu no enem de 2020 tirei 980, ou seja, um corretor me deu 1000 e outro 960. Perdi 20 pontos na C1.
No entanto, na plataforma que usei 2020 inteiro, tirei 920: perdi 40 pontos na C1 e 40 pontos na C2 com o seguinte comentário: Quanto à abordagem do tema, todos os elementos foram contemplados. Você abordou o tema de forma completa, o que é muito importante. FEZ FALTA a legitimação de seu repertório no terceiro parágrafo.

eis meu terceiro parágrafo: https://servimg.com/view/20124339/66

Eis meu segundo parágrafo, que não perdi ponto: https://servimg.com/view/20124339/65

Assim, vê-se que no enem não me descontaram, mas na plataforma sim. Então, pra garantir, legitime. Veja notícias, traga pra realidade da forma mais clara possível.

Enfim, poste seu texto aqui.
Tiraram ponto na C2? Mas isso nem sentido tem.

A propósito, você encontrou todos os erros cometidos na C1? Em algumas partes, para mim, sua letra está ilegível.
_Arthur_
_Arthur_
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 974
Data de inscrição : 11/05/2014
Idade : 27
Localização : Guacui - ES

Ir para o topo Ir para baixo

Vocabulário "rebuscado" e filósofos abaixando a nota Empty Re: Vocabulário "rebuscado" e filósofos abaixando a nota

Mensagem por jopagliarin 25/10/2021, 7:12 pm

_Arthur_ escreveu:
jopagliarin escreveu:Muito provavelmente vc perdeu nota por repertório improdutivo. As vezes é muito difícil para o corretor entender o paralelo entre uma problemática atual e um filósofo de 1700. Quando eu cito filósofo, eu o cito juntamente com um exemplo real, de modo que meu repertório se legitime. Não sei se vc já fez um TCC ou um projeto de pesquisa, mas o filósofo seria como a fundamentação teórica, na medida em que vc o usa para definir termos, elucidar teorias e etc, mas lá no seu desenvolvimento, vc terá que aplicar esses conceitos e é aí que entra outros repertórios que saem do "plano do papel".

Eu no enem de 2020 tirei 980, ou seja, um corretor me deu 1000 e outro 960. Perdi 20 pontos na C1.
No entanto, na plataforma que usei 2020 inteiro, tirei 920: perdi 40 pontos na C1 e 40 pontos na C2 com o seguinte comentário: Quanto à abordagem do tema, todos os elementos foram contemplados. Você abordou o tema de forma completa, o que é muito importante. FEZ FALTA a legitimação de seu repertório no terceiro parágrafo.

eis meu terceiro parágrafo: https://servimg.com/view/20124339/66

Eis meu segundo parágrafo, que não perdi ponto: https://servimg.com/view/20124339/65

Assim, vê-se que no enem não me descontaram, mas na plataforma sim. Então, pra garantir, legitime. Veja notícias, traga pra realidade da forma mais clara possível.

Enfim, poste seu texto aqui.
Tiraram ponto na C2? Mas isso nem sentido tem.

A propósito, você encontrou todos os erros cometidos na C1? Em algumas partes, para mim, sua letra está ilegível.

EU acho justificável tirar ponto na C2 por conta de não legitimação do repertório. Pq vc acha o contrário?

Minha caligrafia é péssima mesmo, mas eu estava muito tensa. Foram erros de crase e vírgula. Eis a redação inteira: https://servimg.com/view/20124339/69
jopagliarin
jopagliarin
Jedi
Jedi

Mensagens : 399
Data de inscrição : 13/10/2019
Idade : 22
Localização : Curitiba/PR \\ Joaçaba/SC

Ir para o topo Ir para baixo

Vocabulário "rebuscado" e filósofos abaixando a nota Empty Re: Vocabulário "rebuscado" e filósofos abaixando a nota

Mensagem por Rory Gilmore 25/10/2021, 7:25 pm

Depende de muitas coisas. Um texto não é um apanhado, ele deve ser coeso, coerente e com vocabulário muito bem escolhido.

Seria melhor você expor o seu texto aqui, por favor. Assim, podemos debater um pouco mais sobre as "bruxas" (hallowen está chegando, devemos caçá-las).

Rory Gilmore
Monitor
Monitor

Mensagens : 1860
Data de inscrição : 28/05/2019
Localização : Yale University - New Haven, Connecticut

Ir para o topo Ir para baixo

Vocabulário "rebuscado" e filósofos abaixando a nota Empty Re: Vocabulário "rebuscado" e filósofos abaixando a nota

Mensagem por gusborgs 25/10/2021, 7:49 pm

Fala pessoal. Primeiramente, obrigado pelas respostas.
Jo, escrevi 3 artigos durante meu tempo na medicina.
Segue imagens para elucidar minha "angústia" hhahahaha

Notas no redacaonline:

OBS: No início minhas notas variavam muito pois comecei utilizando o mesmo modelo da minha época de pré-vestibulando (banca Cebraspe, sem proposta de intervenção, enfim, bem diferente.)

https://ibb.co/J5Y43BW

Notas no Imaginie:
https://ibb.co/nj50QVq
gusborgs
gusborgs
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 715
Data de inscrição : 27/08/2021

jopagliarin gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Vocabulário "rebuscado" e filósofos abaixando a nota Empty Re: Vocabulário "rebuscado" e filósofos abaixando a nota

Mensagem por gusborgs 25/10/2021, 7:51 pm

De acordo com o filósofo grego Platão, a cognoscência humana limita-se ao imperfeito, sendo, seu oposto, exclusivo ao plano das ideias, inalcançável por intermédio dos sentidos. Dessa forma, ao objetivar o lucro, a indústria estética impõe uma padronização corporal egocêntrica e inteligível, a qual torna-se palpável mediante, apenas, o consumo de seus produtos. Assim, mostra-se necessária uma análise crítica acerca dos fundamentos teórico-sociais associados à tal prática.
        Convém salientar, primariamente, a mutabilidade e dinamicidade cultural como alicerces dessa manipulação histórico-social. Nessa perspectiva, segundo o pensador empirista John Locke, o intelecto humano, a partir do nascimento, assemelha-se à uma tábula rasa, a qual passa por um constante processo de remodelação. Assim, em paralelo à análise empírica lockeana, observa-se que, devido à acentuada abrangência dos meios de comunicação e midiáticos, a concepção individual faz-se moldada por um ideário capitalista interessado no benefício individualista, o que impossibilita a construção de um imagético individualizado.
        Ademais, faz-se indispensável apontar a massificação comportamental como fator perpetuante à problemática. Dessa forma, a Escola de Frankfurt, influente corrente filosófica alemã do século XX, evidencia a universalização comportamental como estratégia mercantil direcionada à padronização do consumo. Logo, para facilitar a produção industrial em massa, cria-se um ideário corporal, alcançável, apenas, por intermédio de produtos previamente estabelecidos. Consequentemente, o ser vê-se, inconscientemente, distanciado do exercício pleno de sua liberdade de pensamento.
        Torna-se nítida, portanto, a intrínseca relação entre os meios de comunicação e a institucionalização de uma arquétipo corporal pré-moldado. Dessa forma, o Estado, por meio de reformas normativas, mostra-se no papel de restringir a atuação das mídias, desvinculando-as das áreas relacionadas à saúde corpórea, para que, assim, o individualismo estético torne-se uma realidade socialmente alcançável.
gusborgs
gusborgs
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 715
Data de inscrição : 27/08/2021

Ir para o topo Ir para baixo

Vocabulário "rebuscado" e filósofos abaixando a nota Empty Re: Vocabulário "rebuscado" e filósofos abaixando a nota

Mensagem por gusborgs 25/10/2021, 7:52 pm

Qual plataforma você utilizou quanto tirou esses 920?
gusborgs
gusborgs
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 715
Data de inscrição : 27/08/2021

Ir para o topo Ir para baixo

Vocabulário "rebuscado" e filósofos abaixando a nota Empty Re: Vocabulário "rebuscado" e filósofos abaixando a nota

Mensagem por jopagliarin 25/10/2021, 8:06 pm

gusborgs escreveu:Qual plataforma você utilizou quanto tirou esses 920?
Redação online mesmo, com a mesma corretora de sempre, por isso, tenho confiança nela
jopagliarin
jopagliarin
Jedi
Jedi

Mensagens : 399
Data de inscrição : 13/10/2019
Idade : 22
Localização : Curitiba/PR \\ Joaçaba/SC

Ir para o topo Ir para baixo

Vocabulário "rebuscado" e filósofos abaixando a nota Empty Re: Vocabulário "rebuscado" e filósofos abaixando a nota

Mensagem por _Arthur_ 25/10/2021, 8:23 pm

jopagliarin escreveu:
_Arthur_ escreveu:
jopagliarin escreveu:Muito provavelmente vc perdeu nota por repertório improdutivo. As vezes é muito difícil para o corretor entender o paralelo entre uma problemática atual e um filósofo de 1700. Quando eu cito filósofo, eu o cito juntamente com um exemplo real, de modo que meu repertório se legitime. Não sei se vc já fez um TCC ou um projeto de pesquisa, mas o filósofo seria como a fundamentação teórica, na medida em que vc o usa para definir termos, elucidar teorias e etc, mas lá no seu desenvolvimento, vc terá que aplicar esses conceitos e é aí que entra outros repertórios que saem do "plano do papel".

Eu no enem de 2020 tirei 980, ou seja, um corretor me deu 1000 e outro 960. Perdi 20 pontos na C1.
No entanto, na plataforma que usei 2020 inteiro, tirei 920: perdi 40 pontos na C1 e 40 pontos na C2 com o seguinte comentário: Quanto à abordagem do tema, todos os elementos foram contemplados. Você abordou o tema de forma completa, o que é muito importante. FEZ FALTA a legitimação de seu repertório no terceiro parágrafo.

eis meu terceiro parágrafo: https://servimg.com/view/20124339/66

Eis meu segundo parágrafo, que não perdi ponto: https://servimg.com/view/20124339/65

Assim, vê-se que no enem não me descontaram, mas na plataforma sim. Então, pra garantir, legitime. Veja notícias, traga pra realidade da forma mais clara possível.

Enfim, poste seu texto aqui.
Tiraram ponto na C2? Mas isso nem sentido tem.

A propósito, você encontrou todos os erros cometidos na C1? Em algumas partes, para mim, sua letra está ilegível.

EU acho justificável tirar ponto na C2 por conta de não legitimação do repertório. Pq vc acha o contrário?

Minha caligrafia é péssima mesmo, mas eu estava muito tensa. Foram erros de crase e vírgula. Eis a redação inteira: https://servimg.com/view/20124339/69

Mas de onde que a corretora tirou que esse repertório não é legitimado? Não seria se você tivesse dito "O Seu Zé da esquina disse isso e aquilo". O Zé da Esquina não é um repertório legitimado, mas Mises obviamente é. Basta ler a definição de repertório legitimado presente no Manual do Corretor.

Além disso, no que tange a repertório, basta ter 1 legitimado, pertinente e produtivo para tirar 200 na C2. Novamente basta conferir no Manual do Corretor essa informação.

Então, totalmente equivocado a corretora ter tirado ponto na C2.

Algumas considerações sobre a C1 (além das crases):
linha 4 (fato "das" pessoas. Deveria ser "de as")
linha 6: Poder Público (há um artigo no senado que diz que se deve escrever com minúsculas, mas não sei se o ENEM leva isso em consideração)
linha 7: como houve mudança de sujeito, deveria haver uma vírgula antes de "e preconceito", porém, segundo o Manual do Corretor, esse tipo de erro de vírgula não deve ser penalizado.
Linha 24: não compartilhar "do" problema. Pelo contexto, deveria ser "o"
Linha 27: "dentre" os famosos. Deveria ser "entre"

Há algum outro erro de vírgula que eu não notei?
_Arthur_
_Arthur_
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 974
Data de inscrição : 11/05/2014
Idade : 27
Localização : Guacui - ES

jopagliarin gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Vocabulário "rebuscado" e filósofos abaixando a nota Empty Re: Vocabulário "rebuscado" e filósofos abaixando a nota

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos