PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

espelho convexo

PiR2 :: Física :: Óptica

Ir para baixo

espelho convexo  Empty espelho convexo

Mensagem por Alex4 Seg 02 Ago 2021, 21:13

ONC 2020 Plutão possui um formato praticamente esférico. A atmosfera desse planeta anão tem uma fina camada de nitrogênio, metano e monóxido de carbono. Como sua órbita é muito alongada, conforme ele se distancia do Sol, a sua atmosfera congela gradualmente e cai na superfície formando grandes calotas que acompanham a esfericidade do planeta, inclusive tendo raio de curvatura igual ao de Plutão. Para a luz que incide nessas calotas e reflete regularmente, elas se comportam como espelhos convexos. Vamos imaginar que uma sonda espacial tenha entrado em órbita estacionária acima de uma dessas calotas esféricas. Nessa posição, a sonda passou a emitir um raio de luz de laser em direção à calota, o qual refletia regularmente mantendo a forma de raio com pouca perda de intensidade. 
Ao atingir o ponto mais próximo da superfície, esse raio refletiu direto na nave, possibilitando a medida da distância percorrida pela luz: 4400 km. Em seguida, duas pequenas naves que se desacoplaram da sonda emitiram novos raios de luz de laser na direção à mesma calota até eles refletirem diretamente na sonda, conforme animação abaixo. 
Fonte: https://segredosdomundo.r7.com/plutao/ Realizadas as devidas medidas de ângulo e de distância, concluiu-se que o vértice desses raios de luz emitidos por essas pequenas naves encontrava-se a 2.640 km da sonda. Considerando que tudo que foi apresentado acima tivesse acontecido e que as condições gaussianas teriam sido satisfeitas, qual o valor do raio de Plutão a partir dos dados oferecidos?
 a) 1.100 km b) 1.400 km c) 1.800 km d) 2.400 km e) 2.800 km
resp:

Alex4
Iniciante

Mensagens : 40
Data de inscrição : 24/04/2021

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

PiR2 :: Física :: Óptica

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos