PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Redação sobre turismo - ENEM

2 participantes

Ir para baixo

Redação sobre turismo - ENEM Empty Redação sobre turismo - ENEM

Mensagem por lkrink Qui 17 Jun 2021, 21:34

Olá. Minha primeira redação do ano, to enferrujado.

Tema: As dificuldades do turismo brasileiro na sociedade contemporânea.

Dotado de abundantes e plurais patrimônios culturais e naturais, o Brasil possui alguns dos mais conhecidos pontos turísticos do mundo, como o Cristo Redentor e o arquipélago Fernando de Noronha. Ainda assim, é indiscutível que o país ainda possui(possua?) um enorme potencial turístico inexplorado. Essa infeliz realidade é causada por fatores sociais, como a violência que assola a nação, e por fatores econômicos, envolvendo os altos custos financeiros para se viajar no país.

Primordialmente, é importante notar que as taxas de criminalidade no Brasil são muito altas, e que isso afeta diretamente o turismo. Dado isso, não surpreendentemente, ao acessarmos sites internacionais voltados ao turismo brasileiro — como sites de embaixadas —, percebe-se que ter cuidado com a violência é sempre um dos principais conselhos dados aos potenciais visitantes. Sendo assim, fica claro que a insegurança é certamente, um grande desafio para o setor turístico brasileiro, especialmente em áreas subdesenvolvidas.

Além disso, o estado dos modais de transporte brasileiros também fomenta dificuldades para o turismo. No final da década de 90, a privatização de estatais ineficientes no setor e a abertura parcial do mercado interno causaram uma queda de cerca de 30% no preço médio das passagens de avião em 5 anos. De fato, esses avanços contribuíram de forma positiva com o setor turístico, que está intrinsecamente relacionado com o setor de transportes. Entretanto, essas reformas foram apenas parciais, e nossos modais de transporte ainda sofrem com a ineficiência inerente à forte presença estatal no setor, o que impede a redução dos preços das viagens e por consequência, prejudica o turismo.

Portanto, é imprescindível que o Estado, na posição de detentor do monopólio da segurança, amenize a violência nas regiões turísticas, por intermédio do aumento na quantidade de policiais nestas, com o objetivo de amenizar a barreira da insegurança à vinda de turistas internacionais para o Brasil. Ademais, o governo deve reduzir os empecilhos burocráticos e regulamentários remanescentes no setor de transportes — que criam cartéis protegidos da concorrência —, uma ação que irá estimular o setor turístico por meio da queda de custos. Espera-se, com essas medidas, que os tesouros turísticos do Brasil sejam melhor aproveitados por nós e pelo resto do mundo.

lkrink
Iniciante

Mensagens : 45
Data de inscrição : 14/01/2021

Ir para o topo Ir para baixo

Redação sobre turismo - ENEM Empty Re: Redação sobre turismo - ENEM

Mensagem por jopagliarin Ter 22 Jun 2021, 00:32

Olá. 

A palavra plurais, na introdução, ficou estranha; troque por outra. O certo é possui. 
Retirar a vírgula depois de altas, no desenvolvimento 1. Colocar diretamente entre vírgulas pois é um advérbio de modo, no desenvolvimento 1. Evite o uso da primeira pessoa, como em acessarmos; use no infinitivo (acessar), no desenvolvimento 1; e, idem, em "nossos modais...", no desenvolvimento 2. Colocar certamente entre vírgulas pois é um advérbio de modo, no desenvolvimento 1.

No desenvolvimento 2, o corretor pode lhe descontar pontos pelo fato de vc não ter citado a fonte no que diz respeito aos 30%. 

Retirar a vírgula após "apenas parciais", no desenvolvimento 2. 
Colocar vírgula, no final do desenvolvimento 2, da seguinte forma: "e, por consequência, ..."

Muito legal sua redação. Eu só traria um repertório no desenvolvimento 1.
jopagliarin
jopagliarin
Jedi
Jedi

Mensagens : 399
Data de inscrição : 13/10/2019
Idade : 22
Localização : Curitiba/PR \\ Joaçaba/SC

lkrink gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos