PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvida sobre questão do ita.

2 participantes

Ir para baixo

Dúvida sobre questão do ita. Empty Dúvida sobre questão do ita.

Mensagem por LucasGabrielBr1804 Ter 08 Jun 2021, 13:22

Para resolver essa questão de acordo com o que eu sabia eu assumi que os  braços do menino fariam  duas forças iguais a  F, pois o triangulo formado por suas mãos e a intersecção das paredes seria isósceles. Eu aprendi que quando uma força atua sobre um plano formando um ângulo diferente de 0° ou 90° ela  poderia ser decomposta em duas forças, uma paralela ao plano e outra perpendicular ao plano, nesse caso a força perpendicular ao plano da parede teria módulo igual à força normal, que multiplicada pelo coeficiente de atrito(μ) é igual ou maior que a força de atrito, por isso eu conclui que duas vezes a força normal multiplicada pelo coeficiente de atrito seria igual ao peso do garoto e fazendo as contas eu cheguei ao resultado F=(m*g*√2)/(2*μ). A minha dúvida foi que eu não entendi o motivo de calcular a soma da força normal com a soma das forças de atrito. Porque eu não poderia apenas decompor a força aplicada à parede em duas e usar apenas a força normal para encontrar as força de atrito?





Para resolver essa questão de acordo com o que eu sabia eu assumi que os braços do menino fariam duas forças iguais a F, pois o triangulo formado por suas mãos e a reta de intersecção das paredes seria retângulo isósceles. Eu aprendi que quando uma força atua sobre um plano formando um ângulo diferente de 0° ou 90° ela poderia ser decomposta em duas forças, uma paralela ao plano e outra perpendicular ao plano, nesse caso a força perpendicular ao plano da parede seria teria módulo igual à força normal, que multiplicada pelo coeficiente de atrito é igual ou maior que a força de atrito( μ), por isso eu conclui que duas vezes a força normal multiplicada pelo coeficiente de atrito seria igual ao peso do garoto e fazendo as contas eu cheguei ao resultado F=(m*g*√2)/(2*μ).

A minha dúvida foi que eu não entendi o motivo de calcular a soma da força normal com a soma das forças de atrito. Porque eu não poderia apenas decompor a força aplica a parede em duas e usar apenas a força normal para encontrar as força de atrito?

LucasGabrielBr1804
Iniciante

Mensagens : 2
Data de inscrição : 08/06/2021

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre questão do ita. Empty Re: Dúvida sobre questão do ita.

Mensagem por natanlopes_17 Ter 08 Jun 2021, 14:13

Irmão, primeiramente, seja bem vindo ao fórum. Segundo, acredito ser mais pertinente você colocar a questão em si para que aqueles que pesquisarem por ela no google tenham a resolução do pessoal aqui do fórum. Grande abraço ! cheers

natanlopes_17
Jedi
Jedi

Mensagens : 410
Data de inscrição : 14/07/2020
Idade : 20
Localização : Campinas, São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos