PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Titulação.

2 participantes

Ir para baixo

Titulação. Empty Titulação.

Mensagem por AlmMurilo Qui 03 Jun 2021, 16:42

Para determinar a concentração de 60ml de uma solução de H2SO4, foram utilizados 40ml de solução de KOH 0,5mol/L. Constatou-se que a solução resultante obtida apresentava pH = 12.

c) Determine a concentração, em mol/L, de H2SO4.

**Pessoal, meu raciocínio foi mais ou menos o seguinte : o pH final da solução é determinada pela "sobra" dos reagentes, ou seja, do KOH que não irá reagir com o ácido. Ele irá se dissolver e liberar o OH- (KOH -> K+ + OH-), resultando no pH da solução final.
Partindo desse princípio, calculei a quantidade inicial de OH- (obtido a partir da multiplicação da concentração molar pelo volume inicial de solução) e calculei a quantidade final de OH- (obtido a partir da formula de pOH, associada a um volume de 100ml). Em seguida, subtraí um do outro e achei a quantidade de OH- que foi utilizada na formação do sal :

H2SO4 + 2KOH -> 2H20 + K2SO4.

A concentração de OH- é o dobro da concentração de H2SO4. Achei a concentração de H2SO4 e dividi pelo volume inicial, achando a concentração molar.

Faz algum sentido ? kkkk obrigado galera. Não tenho o gabarito, mas minha resposta chegou em, aproximadamente : 0,16 mol/L de H2SO4.

AlmMurilo
Iniciante

Mensagens : 12
Data de inscrição : 08/03/2021

Ir para o topo Ir para baixo

Titulação. Empty Re: Titulação.

Mensagem por muuhmuuhzao Qui 03 Jun 2021, 17:27

Saudações!
Não entendi a concentração de OH- ser o dobro da concentração de H2SO4. Creio que a concentração de H+ seja o dobro da concentração H2SO4, por conta de H2S04---> 2H+ + SO4-2
Nesse caso, como o pH é diferente de 7, a concentração de H+ é diferente da de OH-, então a concentração de OH- não é o dobro da de H2SO4. 
Tirando isso, acho que o que você fez está correto. Eu fiz a questão com um método bem semelhante e cheguei em 0,158 mol/L (aproximadamente 0,16).
muuhmuuhzao
muuhmuuhzao
Jedi
Jedi

Mensagens : 216
Data de inscrição : 01/04/2021

Ir para o topo Ir para baixo

Titulação. Empty Re: Titulação.

Mensagem por AlmMurilo Qui 03 Jun 2021, 17:35

Opa, muito obrigado pela resposta!

No caso, considerei que a quantidade de OH- fosse a mesma quantidade de KOH (KOH -> K+ + OH-). A quantidade de KOH é o dobro da quantidade de H2SO4 (H2SO4 + 2KOH -> K2SO4 + 2H2O).

Só fiquei com uma dúvida durante a resolução : o raciocínio que eu fiz levou em consideração a sobra de BASE, mas também houve sobra de ácido, não ? Essa "sobra" de ácido não iria mudar esse 0,16 ?

AlmMurilo
Iniciante

Mensagens : 12
Data de inscrição : 08/03/2021

Ir para o topo Ir para baixo

Titulação. Empty Re: Titulação.

Mensagem por muuhmuuhzao Qui 03 Jun 2021, 17:47

Fala!
Em que momento haveria sobra de ácido?
Só para esclarecer, da maneira que eu fiz, há 0,02 mol de KOH e apenas 0,0095 mol de H2SO4. Assim, haveria 0,019 mols de H+. Reagindo, sobraria 0,001 mol de OH- em 100 ml. A molaridade, portanto, seria 10-2 mol/L de OH-. Portanto, pOH=2 e pH=12.
Esse pH=12 indica que há 10-12 mol/L de H+. Ou seja, 10-13 mol de H+ em 100 ml. Essa é a sobra a que você se refere?
muuhmuuhzao
muuhmuuhzao
Jedi
Jedi

Mensagens : 216
Data de inscrição : 01/04/2021

Ir para o topo Ir para baixo

Titulação. Empty Re: Titulação.

Mensagem por AlmMurilo Qui 03 Jun 2021, 18:06

Vou publicar minha resolução pra tentar explicar o que quero dizer, é bem semelhante à sua :

pOH = 2  ->  [OH-] = 0,01 mol/L  ; como a solução final é 100ml, a quantidade de OH- presente na solução é de 0,001.

A quantidade inicial de OH-, depositado pelo KOH, é de : 0,06 x 0,5 = 0,02.

A diferença entre o que foi depositado e o que restou é quantidade de OH- que de fato reagiu : 0,02 - 0,001 = 0,019 mol de OH-.

Fazendo a estequiometria com o H2SO4, como eu fiz anteriormente, chegarei que a quantidade, em mol, de H2SO4 é de 0,0095 mol. Fazendo a concentração, encontro 0,158, ou seja, aproximadamente 0,16 mol/L.

Bem parecida.

Mas agora, se eu optar por fazer por pH, ficaria :

12 = -log [H+]  -> [H+] = 1.10^-12 ; em 100ml, teríamos 1.10^-13 mol, justamente a sobra que você apontou.

Essa sobra de H+ pode ser desconsiderada ?

AlmMurilo
Iniciante

Mensagens : 12
Data de inscrição : 08/03/2021

Ir para o topo Ir para baixo

Titulação. Empty Re: Titulação.

Mensagem por muuhmuuhzao Qui 03 Jun 2021, 18:20

Então, eu acredito que esse 1 x 10-13 mol não seja exatamente uma sobra do ácido, pois vimos que o ácido se neutraliza completamente com a base. Portanto, a molaridade do ácido não se altera com esses 1 x 10-13 mols. 
Eu creio que esse 10-13 faça parte do produto iônico da água, mas de fato não posso confirmar, camarada.
muuhmuuhzao
muuhmuuhzao
Jedi
Jedi

Mensagens : 216
Data de inscrição : 01/04/2021

Ir para o topo Ir para baixo

Titulação. Empty Re: Titulação.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos