PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvida Teórica - Pressão de Vapor

2 participantes

Ir para baixo

Dúvida Teórica - Pressão de Vapor Empty Dúvida Teórica - Pressão de Vapor

Mensagem por O Curioso Qui 13 maio 2021, 11:36

Olá, amigos do fórum ! Não trarei nenhuma questão pois acredito que minha dúvida é teórica. Anexarei um gráfico que ilustra essa pergunta : 
Dúvida Teórica - Pressão de Vapor 2e0r1ie
A partir do gráfico, como posso concluir qual substância é a mais volátil ? Qual a relação real entre pressão de vapor, temperatura de ebulição e etc ?
Outra dúvida que me apetece é o funcionamento das panelas de pressão... 
Esse assunto é um pouco confuso para mim, peço perdão !
O Curioso
O Curioso
Iniciante

Mensagens : 20
Data de inscrição : 23/09/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Teórica - Pressão de Vapor Empty R: DÚVIDA TEÓRICA - PRESSÃO DE VAPOR

Mensagem por gabriel de castro Qui 13 maio 2021, 12:54

Olá O Curioso, tudo bem ?

Primeiramente devo dizer que achei o nome interessante e que irei separar cada um dos seus pontos em tópicos:

1) A partir do gráfico, como posso concluir qual substância é a mais volátil ? Qual a relação real entre pressão de vapor, temperatura de ebulição ?

Bom, sendo bem direto você pode definir uma temperatura constante e verificar qual das substâncias possui maior valor de pv naquele grau, ou seja, tomando como base 20 ºC podemos verificar que X possui maior pressão de vapor e, portanto, é mais volátil. Mas ainda assim fica muito "xucro" ou muito robótico, devemos compreender que a volatilidade é capacidade de um material de passar do estado líquido para o vapor e que para que isso aconteça a pressão de vapor deve ser igualada com a do meio, assim a pressão de vapor da água ao nível do mar deve ser 1 atm para que ocorra a evaporação completa. Logo, quanto mais alto for a pv de uma substância mais fácil será para passar de estado físico.
Perceba que em um sistema completamente isolado contendo água (por exemplo), mesmo que essa não esteja na temperatura de ebulição estará acontecendo a vaporização, embora em um grau muito menor do que acontece condensação. Conforme formos aquecendo esse sistema a pv aumenta, isto é, o grau de vaporização aumenta também (mais moléculas alcançando a pressão necessária para o vapor). 

2) Outra dúvida que me apetece é o funcionamento das panelas de pressão. 

Queria deixar a recomendação de um tópico aqui no PiR2 onde existe uma explicação mais detalhada, porém a panela de pressão tem a função de aumentar a pressão interna e esse aumento de pressão faz com que as moléculas da matéria no interior fiquem mais agitadas. Repare que o volume desse sistema não varia, mas sua pressão e temperatura sim, ou seja, teremos uma situação onde a Lei de Charles [latex]\left (\frac{p_{1}}{V_{1}}=\frac{p_{2}}{V_{2}} \right )[/latex] pode ser aplicada. Agora se a pressão aumenta a temperatura deverá diminuir para que o quociente se mantenha constante e aumentando a temperatura interna os alimentos (como feijão) se cozem mais rapidamente.

Espero ter ajudado Smile


Última edição por gabriel de castro em Qui 13 maio 2021, 13:00, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Correções textuais)

____________________________________________
"Alguns dos nossos desejos só se cumprem no outro, os pesadelos pertencem a nós mesmos" - Milton Hatoum
gabriel de castro
gabriel de castro
Elite Jedi
Elite Jedi

Mensagens : 480
Data de inscrição : 01/05/2021
Idade : 20
Localização : Manaus, AM

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos