PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvida Teórica sobre pressão nas paredes de uma sala.

3 participantes

Ir para baixo

Dúvida Teórica sobre pressão nas paredes de uma sala. Empty Dúvida Teórica sobre pressão nas paredes de uma sala.

Mensagem por Rafael Ibatexano Ter Out 04 2011, 03:35

Olá amigos,
tenho uma dúvida teórica no seguinte caso:

No chão de uma sala é exercida a força da gravidade,daí posso determinar a pressão nessa superfície ,tendo a área dessa superfície.
Mas como seria determinada a pressão exercida nas paredes de uma sala,sendo que a única pressão na sala é a pressão atmosférica?

Essa questão não é de nenhum livro ou concurso,apenas uma dúvida que tenho.Espero que tenham compreendido o que eu quis dizer na dúvida exposta.
Rafael Ibatexano
Rafael Ibatexano
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 347
Data de inscrição : 21/09/2009
Localização : IBATÉ-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Teórica sobre pressão nas paredes de uma sala. Empty Re: Dúvida Teórica sobre pressão nas paredes de uma sala.

Mensagem por rihan Ter Out 04 2011, 11:53

ibatexano escreveu:

No chão de uma sala é exercida a força da gravidade, daí posso determinar a pressão nessa superfície tendo a área dessa superfície.


Pressão é definida como Componente Vertical da Força por unidade de Área.

Pressão atmosférica — pressão do ar — é a força normal às superfícies por unidade de área que a as moléculas dos gases componentes do ar exercem sobre as superfícies quando se chocam com as mesmas.

Dúvida Teórica sobre pressão nas paredes de uma sala. Translational_motion


O Gás ideal é um modelo da mente humana usado na Teoria Cinética dos Gases para poder compreender e se medir em vez de se calcular a pressão.

Nesse modelo teórico , é suposto que o gás ideal é composto por um número enorme de partículas esféricas bem pequenas, todas com a mesma massa, em MRU, que se chocam aleatoriamente (movimento browniano) entre si e com as superfícies que o contém, sendo esses choques perfeitamente elásticos.

Por ser um número enorme de partículas, o único tratamento viável é através da Estatística.

Então se usa velocidade média das partículas, energia cinética média, momentum médio, onde há médias aritméticas e médias dos quadrados das grandezas, e aí vai.

Através de cálculos simples se chega a expressão:


PV = nRT

Onde:

P: Pressão do Gás

V: Volume que ele ocupa

T: Temperatura Absoluta (K) em que se encontra

n: número de partículas em mols ( 6,02.10²³ partículas)

R: Constante Universal dos Gases Perfeitos (ou Ideais)


Como n é proporcional à massa de ar e essa ao seu peso, podemos pensar que quanto maior o peso do ar acima de nós, maior será a pressão atmosférica, e vice-versa. Por isso é que no Monte Everest a água ferve a menos de 100°C , já que há menos "obstáculos" contra o fenômeno.

Numa sala, você pode condiderar todo o seu interior com a mesma altura, já que a diferença entre teto e chão é muito pequena em relação a altura da camada de ar da atrmosfera.

Obviamente que ela vai se distribuir quase que homogeneamente por todas as superfícies.

Então, basta medir a pressão do ar em qualquer ponto da sala através de um barômetro.

Nas CNTP, o modelo do Gás Ideal funciona muito bem para a maioria dos gases, dando uma aproximação excelente e suficiente para a maioria de suas utilizações.


Última edição por rihan em Qua Out 05 2011, 08:46, editado 3 vez(es)

rihan
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 5049
Data de inscrição : 22/08/2011
Idade : 69
Localização : Rio de Janeiro, RJ, Itabuna-Ilhéus, BA, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Teórica sobre pressão nas paredes de uma sala. Empty Re: Dúvida Teórica sobre pressão nas paredes de uma sala.

Mensagem por Euclides Ter Out 04 2011, 12:23

Deixem-me acrescentar alguma coisa:

Suponha uma sala vazia, sem mobiliário, contendo apenas ar. A pressão num meio fluido (gases e líquidos) transmite-se igualmente em todas as direções, de modo que, no piso, nas paredes e no teto atua a pressão atmosférica.

O piso pode estar sujeito a uma carga devida ao mobiliário, por exemplo. Nesse caso, o peso do móvel exerce uma força contra o piso, na área em que se apóia sobre ele.

A relação entre esse peso e a área em que é aplicado, resulta numa pressão localizada e restrita a essa área.

Forças mecânicas macroscópicas exercem, contra superfícies rígidas, pressões dessa segunda natureza.

Nos fluidos a pressão é resultado do somatório de choques físicos das moléculas contra as paredes do recipiente que os contém e se manifesta igualmente em todas as direções.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Teórica sobre pressão nas paredes de uma sala. Empty Re: Dúvida Teórica sobre pressão nas paredes de uma sala.

Mensagem por rihan Ter Out 04 2011, 12:58

É isso aí Grande Mestre !

rihan
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 5049
Data de inscrição : 22/08/2011
Idade : 69
Localização : Rio de Janeiro, RJ, Itabuna-Ilhéus, BA, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Teórica sobre pressão nas paredes de uma sala. Empty Re: Dúvida Teórica sobre pressão nas paredes de uma sala.

Mensagem por Rafael Ibatexano Ter Out 04 2011, 21:57

Agradeço aos amigos pelas explanações!
Rafael Ibatexano
Rafael Ibatexano
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 347
Data de inscrição : 21/09/2009
Localização : IBATÉ-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Teórica sobre pressão nas paredes de uma sala. Empty Re: Dúvida Teórica sobre pressão nas paredes de uma sala.

Mensagem por rihan Qua Out 05 2011, 08:39

Estamos aqui !

E vamos lá !

rihan
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 5049
Data de inscrição : 22/08/2011
Idade : 69
Localização : Rio de Janeiro, RJ, Itabuna-Ilhéus, BA, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Teórica sobre pressão nas paredes de uma sala. Empty Re: Dúvida Teórica sobre pressão nas paredes de uma sala.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos