PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pressão osmótica e tonicidade - Dúvida teórica

2 participantes

Ir para baixo

Resolvido Pressão osmótica e tonicidade - Dúvida teórica

Mensagem por joshposh Seg 04 Fev 2019, 15:53

Já sei todas as propriedades coligativas e o comportamento da osmose, no entanto estou há mais de um mês com uma dúvida e ainda não consegui saná-la. De acordo com o livro do Feltre, a pressão osmótica  "É a pressão exercida sobre a solução para IMPEDIR sua diluição pela passagem do SOLVENTE puro através de uma membrana semipermeável" . Agora imagine que eu tenha uma solução A hipertônica e uma solução B hipotônica separadas por uma membrana semipermeável, deste modo, pela definição, a água irá do meio hipotônico B para o hipertônico A. Mas se a pressão osmótica de A é maior do que a de B (maior quantidade de moléculas dissolvidas), por que ela não impede a passagem do água já que é a pressão CONTRA o solvente puro? Sei que a água passa do meio menos concentrado para o mais concentrado, mas o conceito de pressão osmótica tá me deixando confuso. Onde está o meu erro?
joshposh
joshposh
Iniciante

Mensagens : 24
Data de inscrição : 08/07/2018
Idade : 24
Localização : Pernambuco

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Pressão osmótica e tonicidade - Dúvida teórica

Mensagem por Emersonsouza Qui 07 Fev 2019, 22:36

pressao osmótica = pressão externa aplicada SOBRE a solução(mais concentrada) para imperdir o  fenômeno espontâneo chamado osmose.
No caso de uma solucão hopotonica B e  hipertonica A o processo osmótico ocorre naturalmente.
Dizer que uma solucão é hipertonica(A), neste caso, significa que a pressão que deve ser aplicada,sobre a solução,para impedir a osmose  é maior do que  a que deve ser aplicada em B para impedir a osmose.
Emersonsouza
Emersonsouza
Fera
Fera

Mensagens : 1100
Data de inscrição : 14/01/2015
Idade : 28
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Pressão osmótica e tonicidade - Dúvida teórica

Mensagem por joshposh Qui 14 Fev 2019, 17:54

Pô cara, era isso mesmo. Acho que vi o conceito de pressão osmótica em tantas fontes que acabei por ficar confuso hehehe. Vlw mesmo.
joshposh
joshposh
Iniciante

Mensagens : 24
Data de inscrição : 08/07/2018
Idade : 24
Localização : Pernambuco

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Pressão osmótica e tonicidade - Dúvida teórica

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos