PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pressão Osmótica

+2
Claudir
AlunoX
6 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Pressão Osmótica Empty Pressão Osmótica

Mensagem por AlunoX Seg 12 Fev 2018, 11:33

Galera, essa é uma dúvida que me surgiu revisando biologia, mas eu creio ser ela mais sobre química. É sobre a definição de pressão osmótica.

Um dos meus livros coloca assim:

"pressão osmótica (PO) de uma solução é a pressão que se deve exercer sobre a solução, a fim de evitar o movimento de água para a solução, quando ela está separada do solvente puro por uma membrana semipermeável".

Todavia, outro livro diz:
"pressão osmótica é a força com que as molécula de água movem-se em direção à solução hipertônica".

Para mim, a primeira definição sempre foi meio estranha - parece que se está definindo a pressão osmótica "indiretamente". Eu acho que a segunda é mais adequada, mas não tenho certeza.

Alguém sabe me dizer se ambas estão corretas ou se uma é mais apropriada que a outra?

AlunoX
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 103
Data de inscrição : 23/03/2017
Idade : 25
Localização : Campinas-SP-Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Pressão Osmótica Empty Re: Pressão Osmótica

Mensagem por Claudir Qua 14 Fev 2018, 01:19

Na verdade a segunda definição está errada... PRESSÃO osmótica é uma PRESSÃO, não uma FORÇA.

Substituindo a palavra "força" por "pressão", as duas definições dizem o mesmo. Se as moléculas de água exercem uma pressão sobre a solução hipertônica, o que motiva sua diluição, tal pressão é a que devemos exercer, no sentido contrário ao da passagem da água, para que se impeça a mesma. A essa pressão dá-se o nome de pressão osmótica.

____________________________________________
"Death is so terribly final, while life is full of possibilities." - Tyrion Lannister
Claudir
Claudir
Monitor
Monitor

Mensagens : 1938
Data de inscrição : 13/04/2014
Idade : 28
Localização : Gravataí - RS

https://www.instagram.com/comoqueriamosdemonstrar/

Ir para o topo Ir para baixo

Pressão Osmótica Empty Re: Pressão Osmótica

Mensagem por AlunoX Ter 20 Fev 2018, 14:00

"Na verdade a segunda definição está errada... PRESSÃO osmótica é uma PRESSÃO, não uma FORÇA."

Boa observação.

Mas, corrigindo esse defeito da segunda definição, ela não está mais correta do que a primeira?

Eu não expliquei muito bem esse aspecto da minha dúvida, mas na primeira definição parece que está se afirmando que a pressão osmótica só existe quando eu tento barrar a osmose. Tipo, fica parecendo que, quando a água está se difundindo para a solução hipertônica sem eu barrar ela, eu não posso chamar a pressão com que ela faz esse movimento de pressão osmótica. Me parece algo meio doido.

Por exemplo, no site InfoEscola, está definida a pressão osmótica assim:" Pressão osmótica é a pressão que deve ser aplicada sobre uma membrana semipermeável para evitar que o solvente a atravesse, ou seja, é a força contrária à osmose."

Olha que doidera, o nome da pressão é pressão osmótica, e ela é contrária a osmose? Como assim? Eu tenho, então, que chamar a pressão com que a água entra na solução hipertônica de outra coisa? Tipo, chamar ela apenas de Pressão de Difusão? Dai eu teria que PD = PO? A pressão com que eu barro a água não era para ser chamada apenas, por exemplo, de Pressão hidráulica, porque chamar ela de pressão osmótica? Isso foge do meu "senso lógico", tipo, a pressão osmótica não era para ser apenas a pressão com que a água entra no meio hipertônico? Porque tem livros e sites que definem ela como se fosse algo contrário a osmose, pra quê complicar; não era mais fácil falar "PO é a pressão que empurra a água para o meio hipertônico; ela pode ser medida por meio de uma pressão hidráulica"?


Enfim, essa é uma dúvida antiga minha. Nunca tinha procurado esclarecer porque é algo muito específico. Não tenho certeza se ficou claro.

Grato, desde de já, para quem me esclarecer isso.

AlunoX
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 103
Data de inscrição : 23/03/2017
Idade : 25
Localização : Campinas-SP-Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Pressão Osmótica Empty Re: Pressão Osmótica

Mensagem por AlunoX Qua 21 Fev 2018, 21:33

UP

AlunoX
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 103
Data de inscrição : 23/03/2017
Idade : 25
Localização : Campinas-SP-Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Pressão Osmótica Empty Re: Pressão Osmótica

Mensagem por Hayzel Sh Qui 01 Mar 2018, 20:37

Osmose é a passagem de solvente da solução hipotônica para a solução hipertônica, ou simplesmente de solvente para a solução.

Imagine que você coloque uma fruta, a qual contém carboidratos, em uma solução a qual contém ainda mais açúcares do que a fruta. Haverá passagem de água da fruta para a solução, por osmose, portanto. Além disso, haverá passagem de moléculas de carboidrato da solução para a fruta, por difusão. Nesse caso, perceba que a pressão osmótica, de acordo com a definição, não corresponde à pressão de difusão de água da fruta para a solução hipertônica, porque temos de levar em consideração, ainda, a força de difusão das moléculas de carboidratos, nesse cálculo. Isso que eu falei prova que, diferente do que você sugeriu, PDPO. 

Essa é a maneira que eu vejo de "diferenciar" as duas coisas.
Hayzel Sh
Hayzel Sh
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1110
Data de inscrição : 02/04/2016
Idade : 26
Localização : Curitiba, PR

Ir para o topo Ir para baixo

Pressão Osmótica Empty Re: Pressão Osmótica

Mensagem por AlunoX Sex 02 Mar 2018, 09:06

Oi Hayzel.


Osmose é a passagem de solvente da solução hipotônica para a solução hipertônica, ou simplesmente de solvente para a solução.

Apenas por observação, acho que você não percebeu, mas faltou mencionar a membrana semipermeável (senão, não é osmose).


Imagine que você coloque uma fruta, a qual contém carboidratos, em uma solução a qual contém ainda mais açúcares do que a fruta. Haverá passagem de água da fruta para a solução, por osmose, portanto. Além disso, haverá passagem de moléculas de carboidrato da solução para a fruta, por difusão. Nesse caso, perceba que a pressão osmótica, de acordo com a definição, não corresponde à pressão de difusão de água da fruta para a solução hipertônica, porque temos de levar em consideração, ainda, a força de difusão das moléculas de carboidratos, nesse cálculo. Isso que eu falei prova que, diferente do que você sugeriu, PDPO


Acho que entendo o que você escreveu, mas ainda não sanou minha dúvida.

Vou tentar me explicar com mais detalhes:

Imaginemos uma bacia quadrada cheia de água. No meio dela colocamos uma membrana semipermeável. Nesse momento as duas soluções são isotônicas, só possuem água, então não acontece nada.

Mas dai a gente joga açúcar (cujas moléculas não conseguem atravessar a membrana) em uma delas, que vamos chamar de A. Esse ato vai abaixar a pressão de difusão da água de A, e, assim, na outra solução, B, a pressão de difusão da água vai ser maior. Logo, a água vai, com o objetivo de equilibrar as pressões de difusão, sair de B e entrar em A. Nesse caso, veja bem, o que faz a água de B entrar em A é a sua pressão de difusão. Por isso, antes, eu disse que se a pressão osmótica for apenas a pressão com que se impede a osmose, então eu tenho falar que o que faz água entrar em uma solução é a sua pressão de difusão (ou se você quiser ser mais exato, para evitar algum erro de comunicação, dá para falar diferença de pressão de difusão, mas o que continuaria movendo a água seria sua tendência para a difusão).

Mas isso é apenas uma hipótese minha, pode estar errado (talvez o que faz a água entrar tenha outro nome ainda), pra tentar explicar porque muitas fontes definem a pressão osmótica como a pressão que deve ser aplicada para impedir a osmose. Essa é a minha hipótese para a definição 1, da primeira mensagem. Porque minha dúvida mesmo é: qual é a definição correta da pressão osmótica? 1 ou 2? Porque, na verdade, elas não dizem exatamente a mesma coisa (ou elas queriam dizer a mesma coisa, mas em uma delas ficou mal expresso).

Vamos imaginar o seguinte exercício de vestibular fictício:

“Na osmose, a água se movimenta da solução hipotônica para a hipertônica, por meio de uma membrana semipermeável. Qual o nome da pressão que faz a água fazer esse movimento?”

Para mim, o mais “lógico” seria responder “o nome dela é pressão osmótica, sendo numericamente igual a uma pressão hidráulica aplicada, no sentido contrário à osmose, para impedi-la”. Mas isso contraria essa definição 1, que eu já vi em sites, apostilas e enunciados de questões, segundo a qual a pressão osmótica é contra a osmose. Então, será que eu deveria escrever: “a pressão que faz a água mover-se de tal forma é a sua pressão de difusão, a qual é numericamente igual à pressão osmótica” ou ainda “a pressão que faz a água mover-se de tal forma corresponde à diferença de pressão de difusão dela entre as soluções, a qual é numericamente igual à pressão osmótica”?

Acho que ficou mais claro agora essa minha dúvida.

Grato pela atenção.

AlunoX
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 103
Data de inscrição : 23/03/2017
Idade : 25
Localização : Campinas-SP-Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Pressão Osmótica Empty Re: Pressão Osmótica

Mensagem por MalcolnMed Sex 02 Mar 2018, 10:05

Olá AlunoX, 

Imaginemos que temos em um tubo em formato de U, separado por uma membrana semipermeável, uma solução hipertônica de cloreto de sódio, por exemplo, e do outro lado água pura.
Se aplicarmos uma pressão sobre a solução de cloreto de sódio, a osmose da água para a solução iria diminuir até o ponto de parar ou até mesmo inverter o fluxo. A quantidade de pressão necessária para interromper a osmose é chamada de pressão osmótica.

Voltemos ao tubo proposto inicialmente;
Pressão Osmótica Osmoti10

A osmose de água que está passando de uma coluna para outra, faz com que o nível de líquido nas colunas fique cada vez mais diferente e consequentemente a diferença de pressão seja suficientemente intensa para se opor ao efeito osmótico, surgindo aí a pressão osmótica.

Espero ter sanado sua dúvida, caso contrário, posso tentar explicar de outra forma e me aprofundar mais no assunto.

Bons estudos =)
MalcolnMed
MalcolnMed
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 705
Data de inscrição : 03/04/2017
Idade : 26
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Pressão Osmótica Empty Re: Pressão Osmótica

Mensagem por AlunoX Sex 02 Mar 2018, 10:35

MalcolnMed escreveu:Olá AlunoX, 

Imaginemos que temos em um tubo em formato de U, separado por uma membrana semipermeável, uma solução hipertônica de cloreto de sódio, por exemplo, e do outro lado água pura.
Se aplicarmos uma pressão sobre a solução de cloreto de sódio, a osmose da água para a solução iria diminuir até o ponto de parar ou até mesmo inverter o fluxo. A quantidade de pressão necessária para interromper a osmose é chamada de pressão osmótica.

Voltemos ao tubo proposto inicialmente;
Pressão Osmótica Osmoti10

A osmose de água que está passando de uma coluna para outra, faz com que o nível de líquido nas colunas fique cada vez mais diferente e consequentemente a diferença de pressão seja suficientemente intensa para se opor ao efeito osmótico, surgindo aí a pressão osmótica.

Espero ter sanado sua dúvida, caso contrário, posso tentar explicar de outra forma e me aprofundar mais no assunto.

Bons estudos =)

Oi MalcolnMed.

Então, essa definição que você deu corresponde à definição 1 da minha primeira mensagem nesse tópico. Ou seja, a pressão osmótica é a pressão que se aplica contra a osmose para impedi-la (ou interromper como você escreveu), e ela só existe nesse contexto.

Sendo assim, como eu devo chamar a pressão que faz a água entrar? Devo chamá-la Pressão de Difusão da água ou algo assim? Porque se a pressão osmótica é a pressão exercida para barrar a osmose, então eu não posso falar que a pressão osmótica faz a água entrar no meio hipertônico - ou seja, na minha questão de vestibular fictícia, a resposta “o nome dela é pressão osmótica, sendo numericamente igual a uma pressão hidráulica aplicada, no sentido contrário à osmose, para impedi-la” estaria errada .

AlunoX
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 103
Data de inscrição : 23/03/2017
Idade : 25
Localização : Campinas-SP-Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Pressão Osmótica Empty Re: Pressão Osmótica

Mensagem por Diego A Sex 02 Mar 2018, 10:44

minha conclusão:

I) ?qual o nome da pressão que faz a água ir do meio hipotônico ---> meio hipertônico?
II) ?qual o nome da pressão que impede esse movimento?

Pelo que entendi da discussão:

R-I) se há um nome, pelo menos não o conhecemos como "pressão", apenas leva o nome de Osmose.
R-II) para impedir o movimento, chamamos de Pressão osmótica

____________________________________________
*Se sua dúvida foi solucionada, marque o tópico como resolvido e agradeça quem ajudou.
*Não crie novo tópico para questão existente, comente junto dessa. (V)
*O enunciado da questão deve ser digitado. Também não são permitidos links externos para o enunciado e/ou para a resolução. (IX e X)

"A liberdade, se é que significa alguma coisa, significa o nosso direito de dizer às pessoas o que não querem ouvir."

Discussões no PiR2: Sexualidade - Foucault // Vias filosóficas
Diego A
Diego A
Monitor
Monitor

Mensagens : 1398
Data de inscrição : 20/04/2016
Idade : 28
Localização : Cascavel - PR

Ir para o topo Ir para baixo

Pressão Osmótica Empty Re: Pressão Osmótica

Mensagem por MalcolnMed Sex 02 Mar 2018, 10:52

AlunoX,

Admitindo que a água tem "livre acesso" na membrana, por meio dos canais de proteínas, seria incoerente dizer que há algum tipo de pressão para a entrada desta. E é por isso que não há nenhum nome na literatura que corresponde a pressão da entrada da água, mas sim difusão, ou osmose.
MalcolnMed
MalcolnMed
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 705
Data de inscrição : 03/04/2017
Idade : 26
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Pressão Osmótica Empty Re: Pressão Osmótica

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos