PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pressão Osmótica

+2
Claudir
AlunoX
6 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Pressão Osmótica - Página 2 Empty Pressão Osmótica

Mensagem por AlunoX Seg 12 Fev 2018, 11:33

Relembrando a primeira mensagem :

Galera, essa é uma dúvida que me surgiu revisando biologia, mas eu creio ser ela mais sobre química. É sobre a definição de pressão osmótica.

Um dos meus livros coloca assim:

"pressão osmótica (PO) de uma solução é a pressão que se deve exercer sobre a solução, a fim de evitar o movimento de água para a solução, quando ela está separada do solvente puro por uma membrana semipermeável".

Todavia, outro livro diz:
"pressão osmótica é a força com que as molécula de água movem-se em direção à solução hipertônica".

Para mim, a primeira definição sempre foi meio estranha - parece que se está definindo a pressão osmótica "indiretamente". Eu acho que a segunda é mais adequada, mas não tenho certeza.

Alguém sabe me dizer se ambas estão corretas ou se uma é mais apropriada que a outra?

AlunoX
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 103
Data de inscrição : 23/03/2017
Idade : 25
Localização : Campinas-SP-Brasil

Ir para o topo Ir para baixo


Pressão Osmótica - Página 2 Empty Re: Pressão Osmótica

Mensagem por AlunoX Sex 02 Mar 2018, 11:11

Diego e Mancoln, deve ser isso mesmo. Acho que não existe um nome como pressão para o que faz a água entrar, e o fenômeno se chama osmose, apenas motivado pela energia das moléculas de água. Portanto, a definição 2, da minha primeira mensagem, está completamente errada (obs: ela é do Poliedro).

Mas, apenas para ter mais certeza, eu vou esperar um parecer da Hayzel. Vamos ver se ela concorda com essa conclusão.

Obrigado pelo apoio.

AlunoX
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 103
Data de inscrição : 23/03/2017
Idade : 25
Localização : Campinas-SP-Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Pressão Osmótica - Página 2 Empty Re: Pressão Osmótica

Mensagem por Hayzel Sh Sex 02 Mar 2018, 14:48

AlunoX,

A membrana semipermeável, no meu exemplo, são as membranas plasmáticas das células vegetais.

Voltando à discussão:

Também acho que não há uma pressão que faça a água passar para a solução hipertônica por meio da membrana semipermeável.

Na parte hipertônica, há menos moléculas de água livres, já que as moléculas de carboidratos possuem grupos hidrofílicos que aglomeram moléculas de água em torno deles. Assim, as moléculas de água, em movimento caótico, têm maior probabilidade de passar da região menos concentrada para a região mais concentrada, já que elas se encontram livres em maior número na parte hipotônica. Elas fazem, portanto, uma força na membrana semipermeável do lado menos concentrado maior do que a feita pelas moléculas de água do lado mais concentrado, mas essa força não tem nada a ver com a discussão, porque é uma força feita na membrana, e não uma força que faz as moléculas de água passarem unidirecionalmente para algum lugar. Se houvesse uma pressão que faz a água passar de um lugar para o outro, o transporte em questão não seria passivo, porque a pressão teria de ser feita em decorrência de uma força, e moléculas de água movimentando-se por uma força por certa distância realizam trabalho, ou seja, gastam energia potencial, o que não ocorre no transporte passivo.

Então, talvez não haja nada de nebuloso em torno do termo "pressão osmótica".
Hayzel Sh
Hayzel Sh
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1110
Data de inscrição : 02/04/2016
Idade : 26
Localização : Curitiba, PR

Ir para o topo Ir para baixo

Pressão Osmótica - Página 2 Empty Re: Pressão Osmótica

Mensagem por AlunoX Sex 02 Mar 2018, 23:07

A membrana semipermeável, no meu exemplo, são as membranas plasmáticas das células vegetais.

Sim, eu imaginei, mas quando você disse "haverá passagem de moléculas de carboidrato da solução para a fruta" não ficou muito claro; por isso, eu resolvi dar outro exemplo. Fora isso, a minha observação anterior era que, ao apresentar a definição de osmose, você se esqueceu da membrana semipermeável

Na parte hipertônica, há menos moléculas de água livres, já que as moléculas de carboidratos possuem grupos hidrofílicos que aglomeram moléculas de água em torno deles. Assim, as moléculas de água, em movimento caótico, têm maior probabilidade de passar da região menos concentrada para a região mais concentrada, já que elas se encontram livres em maior número na parte hipotônica. Elas fazem, portanto, uma força na membrana semipermeável do lado menos concentrado maior do que a feita pelas moléculas de água do lado mais concentrado, mas essa força não tem nada a ver com a discussão, porque é uma força feita na membrana, e não uma força que faz as moléculas de água passarem unidirecionalmente para algum lugar

Curiosamente, esse comentário da Hayzel reacendeu minhas dúvidas. Dai eu fui pesquisar melhor e acho que vou tecer outra conclusão, um pouco distinta da anterior:

Para mim, essa força/pressão por ela descrita tem tudo a ver com essa discussão. Se observarmos a definição 2, veremos que o Poliedro disse basicamente que essa tal força/pressão é justamente a pressão osmótica. Embora eu infelizmente tenha escrito várias vezes “a pressão que faz a água passar”, o mais correto seria “a pressão com que a água passa”, que é o que a definição 2 diz...enfim, nesse ponto, houve uma falha de comunicação minha.
 
Mas o mais relevante é que essa perspectiva da nossa colega contradisse o que o Manconl havia afirmado* – foi aqui que reacendeu minhas dúvidas. Quero dizer, embora a membrana seja permeável à água, suas partículas devem exercer, na região da membrana, conforme sugerido pela Hayzel, alguma força para empurrar as outras moléculas de água. Além disso, eu percebi que o Manconl se referiu à entrada de água na célula como se fosse apenas por meio das aquaporinas [“por meio dos canais de proteínas”], sendo que também ocorre através da bicamada lipídica, o que implica a necessidade de alguma força capaz de fazer as moléculas de água penetrarem pela parte apolar (https://www.researchgate.net/profile/Silvia_Ferreira8/publication/267980386_Revista_de_Ciencia_Elementar/links/545e3e530cf27487b44f088f/Revista-de-Ciencia-Elementar.pdf). . Assim, aquilo que o Manconl havia argumentado, das moléculas passarem livres, sendo sem nexo falar em pressão que permite a água entrar, não faz muito sentido.

* =  Na verdade, isso afirmado pela Hayzel parece contradizê-la também em outro tópico, da parte de biologia. Aquele sobre O2 (https://pir2.forumeiros.com/t145269-difusao-simples), em ela escreve “A pressão osmótica (diretamente proporcional à temperatura e à concentração de soluto) é forte o suficiente para fazer as moléculas de gás oxigênio quebrarem a parte hidrofílica da membrana e passarem por ela...” Quero dizer, por que o gás precisa de pressão e a água não?

Enfim, eu só quero dizer que existe sim uma pressão no que concerne à entrada da água na célula. É aqui que eu rompo um pouco com minha conclusão anterior. Mas eu ainda não sei qual o jeito mais adequado de chamar essa pressão, se devo chamar de osmótica ou de difusão ou outra coisa...

Nesse último ponto, eu resolvi engavetar essa minha dúvida. Sabe, agora eu dei uma olhada em um livro de ensino superior (pela internet), e ele usava a definição 2 (também achei esse uso em alguns sites...https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Citologia/cito8.php); apesar disso, eu encontrei outro livro de superior, pelo google acadêmico, que usava a definição 1. Então, provavelmente as duas definições para a PO estão corretas; se um vestibular perguntar sobre PO, eu vou explicar as duas ou dar uma resposta semelhante a do Pré-Iteano. Ademais, se um vestibular perguntar como a água atravessa a membrana, eu só vou falar em agitação das moléculas ou tendência para a difusão, sem mencionar a palavra pressão – da mesma forma que eu fiz no tópico sobre O2.

Mas, olha, a verdade é que vai ser muito difícil esse aspecto tão teórico ser cobrado diretamente. Pra mim já está bom, portanto, de deliberar sobre isso: o objetivo é passar no vestibular, não ter doutorado de cursinho. Nem as questões de matemática mais difíceis que eu já resolvi me gastaram tanto tempo quanto esse assunto. O que vocês acham da minha conclusão? Será que ela é prudente ou é "preguiça"?

Grato pela atenção.


Última edição por AlunoX em Sáb 03 Mar 2018, 06:39, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Corrigir um erro)

AlunoX
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 103
Data de inscrição : 23/03/2017
Idade : 25
Localização : Campinas-SP-Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Pressão Osmótica - Página 2 Empty Re: Pressão Osmótica

Mensagem por matheus__borges Sáb 03 Mar 2018, 08:31

Membrana semipermeável ideal é a que permite a passagem do solvente e impede a passagem do soluto.

Osmose é o movimento do solvente através de uma membrana semipermeável.

Pressão osmótica é a pressão exercida sobre a solução para impedir sua diluição pela passagem do solvente puro através de uma membrana semipermeável.

A água, que é um constituinte fundamental dos seres vivos, entra e sai das células, atravessando a membrana celular, trazendo e levando inúmeras substâncias. Das diferenças de concentração entre as soluções aquosas existentes dentro e fora da célula.

Essas definições estão no livro do Feltre.

Acredito que a Hayzel se equivocou aqui (me perdoe se eu estiver errado Hayzel!):

https://pir2.forumeiros.com/t145269-difusao-simples

É pela diferença de concentração que água passa (e leva o O2 junto). A nivel ensino ensino médio é isso, passa por diferença de concentração e para impedir essa tendência natural tu aplica um força contrária (pressão osmótica). Suas particularidades acredito que somente no ensino superior tu vai poder entender.
matheus__borges
matheus__borges
Jedi
Jedi

Mensagens : 231
Data de inscrição : 04/04/2017
Idade : 26
Localização : brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Pressão Osmótica - Página 2 Empty Re: Pressão Osmótica

Mensagem por MalcolnMed Seg 12 Mar 2018, 20:27

Desculpe-me a demora, estou ocupado com assuntos na universidade.

Assim, aquilo que o Manconl havia argumentado, das moléculas passarem livres, sendo sem nexo falar em pressão que permite a água entrar, não faz muito sentido

Guyton & Hall, Tratado de Fisiologia Médica; 
Ainda que a água seja extremamente insolúvel nos lipídios da membrana, ela passa com facilidade pelos canais de proteínas que penetram por toda a espessura das membranas.

Berne & Levy, Fisiologia;
A não ser pelos gases (p. ex., O2 e CO2) e pelo etanol, que é capaz de se difundir através da bicamada lipídica, a água e os demais solutos só são capazes de cruzar a membrana plasmática através de proteínas de transporte específicas.

Rasguemos, pois, as bíblias da fisiologia médica. Bons estudos =)
MalcolnMed
MalcolnMed
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 705
Data de inscrição : 03/04/2017
Idade : 26
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Pressão Osmótica - Página 2 Empty Re: Pressão Osmótica

Mensagem por AlunoX Seg 12 Mar 2018, 21:09

MalcolnMed escreveu:Desculpe-me a demora, estou ocupado com assuntos na universidade.

Assim, aquilo que o Manconl havia argumentado, das moléculas passarem livres, sendo sem nexo falar em pressão que permite a água entrar, não faz muito sentido

Guyton & Hall, Tratado de Fisiologia Médica; 
Ainda que a água seja extremamente insolúvel nos lipídios da membrana, ela passa com facilidade pelos canais de proteínas que penetram por toda a espessura das membranas.

Berne & Levy, Fisiologia;
A não ser pelos gases (p. ex., O2 e CO2) e pelo etanol, que é capaz de se difundir através da bicamada lipídica, a água e os demais solutos só são capazes de cruzar a membrana plasmática através de proteínas de transporte específicas.

Rasguemos, pois, as bíblias da fisiologia médica. Bons estudos =)

Entendo, então é mais isso que você afirmou mesmo. Agora eu posso ficar em paz com essa parte da matéria haha.

Grato pela ajuda, a você e aos outros.

AlunoX
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 103
Data de inscrição : 23/03/2017
Idade : 25
Localização : Campinas-SP-Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Pressão Osmótica - Página 2 Empty Re: Pressão Osmótica

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos