PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Difusão simples

4 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Difusão simples Empty Difusão simples

Mensagem por matheus__borges Sex 23 Fev 2018, 11:40

Bom dia pessoal, segue uma dúvida que quero compartilhar com vocês.
No AMABIS diz assim: Há duas condições para que as partículas de uma substância entrem ou saiam da célula por difusão:
1) a Membrana deve ser permeável a essa substância; 2) deve haver diferença na concentração da substância dentro e fora da célula;
O que de fato vem a ser permeável? Pois a molécula de oxigênio é apolar vide química e passa pela parte externa da membrana que é polar! E por difusão simples o que recai em 1).
Neutral
matheus__borges
matheus__borges
Jedi
Jedi

Mensagens : 231
Data de inscrição : 04/04/2017
Idade : 26
Localização : brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Difusão simples Empty Re: Difusão simples

Mensagem por Diego A Sáb 24 Fev 2018, 09:47

Segundo artigo do Khan Academy:

"As moléculas podem se mover através do hialoplasma da célula por difusão, e algumas moléculas também se difundem através da membrana plasmática (como mostrado na imagem acima). Cada substância em uma solução ou espaço tem seu próprio gradiente de concentração, independentemente dos gradientes de concentração de outros materiais, e será difundida de acordo com seu gradiente. Se os outros fatores são iguais, um gradiente de concentração mais forte (maior diferença de concentração entre regiões) resulta em difusão mais rápida. Assim, em uma única célula, pode haver diferentes taxas e direções de difusão de moléculas diferentes. Por exemplo, o oxigênio pode se mover para dentro da célula por difusão, enquanto, ao mesmo tempo, o dióxido de carbono pode sair, obedecendo seu próprio gradiente de concentração."

Fonte: KA

____________________________________________
*Se sua dúvida foi solucionada, marque o tópico como resolvido e agradeça quem ajudou.
*Não crie novo tópico para questão existente, comente junto dessa. (V)
*O enunciado da questão deve ser digitado. Também não são permitidos links externos para o enunciado e/ou para a resolução. (IX e X)

"A liberdade, se é que significa alguma coisa, significa o nosso direito de dizer às pessoas o que não querem ouvir."

Discussões no PiR2: Sexualidade - Foucault // Vias filosóficas
Diego A
Diego A
Monitor
Monitor

Mensagens : 1398
Data de inscrição : 20/04/2016
Idade : 28
Localização : Cascavel - PR

Ir para o topo Ir para baixo

Difusão simples Empty Re: Difusão simples

Mensagem por AlunoX Sáb 24 Fev 2018, 12:00

"O que de fato vem a ser permeável?" A membrana é dita permeável quando a substância analisada consegue atravessá-la.

Bom, agora eu vou falar sobre a difusão simples. O Diego já pontuou que é necessário haver diferença de concentração entre os meios, em relação à substância, para que ela ocorra, ou seja, na verdade o O2 passar pela membrana plasmática recai em 1) e 2) [as afirmações que você fez], e não unicamente em 1).

Mas o que permite, na prática, que o O2 atravesse a região hidrofílica da membrana plasmática é o grau de agitação de suas moléculas, as quais, sendo pequenas, conseguem vencer a tensão superficial da membrana.

Nesse sentido:

"Muitas moléculas entram nas células ou delas saem por difusão passiva, isto é, como a distribuição do soluto tende a
ser uniforme em todos os pontos do solvente, o soluto penetra na célula quando sua concentração é menor no interior celular do que no meio externo, e sai da célula no caso contrário. A força que impulsiona o soluto para dentro ou para fora da célula é a agitação térmica das moléculas do soluto. A difusão passiva não gasta energia. Trata-se de um processo físico de difusão a favor de um gradiente"


(Biologia Celular e Molecular - Junqueira e Carneiro)


Creio ser isso.

AlunoX
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 103
Data de inscrição : 23/03/2017
Idade : 25
Localização : Campinas-SP-Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Difusão simples Empty Re: Difusão simples

Mensagem por Diego A Sáb 24 Fev 2018, 12:37

Há, muito bom a citação do AlunoX, mas me lembrei de outro item:

moléculas pequenas até 72 micrometros (não lembro certo se é esse o valor) tem permeabilidade pela membrana, é o caso do O2.

____________________________________________
*Se sua dúvida foi solucionada, marque o tópico como resolvido e agradeça quem ajudou.
*Não crie novo tópico para questão existente, comente junto dessa. (V)
*O enunciado da questão deve ser digitado. Também não são permitidos links externos para o enunciado e/ou para a resolução. (IX e X)

"A liberdade, se é que significa alguma coisa, significa o nosso direito de dizer às pessoas o que não querem ouvir."

Discussões no PiR2: Sexualidade - Foucault // Vias filosóficas
Diego A
Diego A
Monitor
Monitor

Mensagens : 1398
Data de inscrição : 20/04/2016
Idade : 28
Localização : Cascavel - PR

Ir para o topo Ir para baixo

Difusão simples Empty Re: Difusão simples

Mensagem por matheus__borges Sáb 24 Fev 2018, 13:15

Bom dia pessoal, obrigado pelo feedback. Ontem eu ponderei e cheguei a esta conclusão, veja o que vocês pensam:


Pensando melhor quimicamente, mistura de polar e apolar não vira solução, só isso. O que se repele são cargas iguais (óleo não repele a água), e como sabemos que a MP se move e obviamente deve haver espaços nela e a memsa é semipermeável mesmo que pequenos (isso é explicado em osmometria), nesses buracos (feio adjetivo, mas é isso mesmo.) certamente que as moléculas apolares passam.

[ltr]https://m.youtube.com/watch?v=KFOwSagWJhg[/ltr]


Diego é 70u a maior massa massa que passa pela membrana por difusão simples.
Por que minha dúvida em si não é sobre a diferença de concentração até porque coloquei a citação do livro. Mas por onde passa as moléculas de O2 (apolar)? Imagine uma parede de água (sendo a MP) e vindo uma molécula apolar (óleo por exemplo), poder onde ela vai passar (e sem utilizar permease)?  Entende? Óleo atravesando a água não é legal. :bounce:  
Acredito que deve haver pequenos espaços, como é ensinado em OSMOSE na química (MEMBRANA SEMIPERMEÁVEL, o que de fato a MP é). O aluno X acredita que não tem.  E ele é brabo em biologia, então não sei kkkk
😢 Mad


Última edição por matheus__borges em Sáb 24 Fev 2018, 13:52, editado 1 vez(es)
matheus__borges
matheus__borges
Jedi
Jedi

Mensagens : 231
Data de inscrição : 04/04/2017
Idade : 26
Localização : brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Difusão simples Empty Re: Difusão simples

Mensagem por matheus__borges Sáb 24 Fev 2018, 13:35

Na verdade o que perguntei é o que vem a ser permeável. Mas com exemplo (da água e do óleo), acredito que expressei melhor minha dúvida.
matheus__borges
matheus__borges
Jedi
Jedi

Mensagens : 231
Data de inscrição : 04/04/2017
Idade : 26
Localização : brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Difusão simples Empty Re: Difusão simples

Mensagem por AlunoX Sáb 24 Fev 2018, 13:45

Interessante esse dado do 70u que vocês passaram. Eu não me lembrava dele.

Sabe, vamos imaginar o mar e os peixes. O mar é um corpo de água, uma substância polar. Você está pensando que uma molécula apolar não pode atravessar um meio com moléculas polares, mas não é assim. Os peixes precisam de O2 para respirar, não é? Isso significa que o O2 consegue passar pela água. Na verdade, a pressão atmosférica faz com que as moléculas de O2 consigam penetrar pela tensão superficial do mar. Como se a molécula de oxigênio se espremesse entre as de água.

No caso do óleo, a questão é que ele é uma molécula muito grande para acontecer algo assim. Ele não consegue penetrar na água.

O que eu estou afirmando é que as moléculas do oxigênio atravessam a camada hidrofílica da membrana conforme seu grau de agitação permite. Ademais, é importante lembrar que a tensão superficial da membrana plasmática é baixa, não é da mesma intensidade de uma membrana de água, o que facilita para o O2.


Ademais, eu não disse que a MP é completamente vedada. Logicamente, devem existir espaços entre seus componentes, assim como existem espaços nos átomos. Todavia, eu não acho legal falar que o O2 entra por buracos na MP, pois isso dá a entender que ele usa permeases. É uma questão de como expressar a coisa.

"E ele é brabo é biologia" KKK...

AlunoX
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 103
Data de inscrição : 23/03/2017
Idade : 25
Localização : Campinas-SP-Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Difusão simples Empty Re: Difusão simples

Mensagem por AlunoX Sáb 24 Fev 2018, 17:45

Nossa, agora eu percebo que minha analogia com o mar foi um tanto infeliz, porque os peixes não morreriam se parasse de entrar O2 pela superfície, por causa do plâncton. Mas, de qualquer forma, ainda entra O2 pela superfície da água, embora pouco, do ponto de vista de sustentar um ecossistema...enfim, eu quis apontar que moléculas apolares conseguem sim atravessar uma membrana hidrofílica (dependendo, é claro, de conseguirem superar sua tensão superficial).

AlunoX
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 103
Data de inscrição : 23/03/2017
Idade : 25
Localização : Campinas-SP-Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Difusão simples Empty Re: Difusão simples

Mensagem por matheus__borges Sáb 24 Fev 2018, 18:36

Pessoal fico muito grato pelo apoio, abraço!
matheus__borges
matheus__borges
Jedi
Jedi

Mensagens : 231
Data de inscrição : 04/04/2017
Idade : 26
Localização : brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Difusão simples Empty Re: Difusão simples

Mensagem por Hayzel Sh Dom 25 Fev 2018, 00:05

Uma pequena complementação:
A pressão osmótica (diretamente proporcional à temperatura e à concentração de soluto) é forte o suficiente para fazer as moléculas de gás oxigênio quebrarem a parte hidrofílica da membrana e passarem por ela. Depois, as moléculas de fosfolipídeos naturalmente organizam-se para recompor o "buraco" formado pela passagem do gás. Lembrando que as moléculas do oxigênio passam facilmente pelo "meio" da camada dupla de lipídeos, que é apolar também. Portanto, não há "espaços" especialmente para o oxigênio passar, ele simplesmente atravessa a membrana por causa da pressão osmótica, que foi basicamente o que os meninos falaram.
Hayzel Sh
Hayzel Sh
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1110
Data de inscrição : 02/04/2016
Idade : 26
Localização : Curitiba, PR

Ir para o topo Ir para baixo

Difusão simples Empty Re: Difusão simples

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos