PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

UEM Imperialismo

3 participantes

Ir para baixo

Resolvido UEM Imperialismo

Mensagem por estudePerseu Sex 30 Abr 2021, 15:52

UEM) Sobre o imperialismo na Ásia e na África, assinale o que for correto. 
01) A dominação britânica na Índia promoveu a destruição das comunidades tradicionais indianas, que mesclavam a pequena produção agrícola com a produção artesanal. 
02) Em meados do século XIX, os Estados Unidos enviaram ao Japão uma esquadra militar conhecida como Esquadra Negra, para forçar a abertura dos portos japoneses ao comércio norte-americano. 
04) A partilha da África, decidida na Conferência de Berlim em 1884/1885, organizou a corrida das nações europeias para conquistar os territórios livres africanos e para assegurar o livre comércio no continente. 
08) Os Estados Unidos e a Inglaterra foram as nações que condenaram a Conferência de Berlim e impuseram sanções econômicas e políticas aos países que participaram da reunião. 
16) A supremacia econômica foi utilizada para justificar a expansão imperialista, já que havia uma ideia difusa, na sociedade europeia, de que a raça branca tinha superioridade sobre povos de outras raças. 
GABARITO:

Alguém pode me ajudar na assertiva 04? O princípio fundamental do imperialismo era o neocolonialismo, isto é, buscar fontes de matéria prima e mercado consumidor. Então, as nações envolvidas não tinha o intuito de criar uma área de livre comércio.


Última edição por estudePerseu em Sáb 01 maio 2021, 11:18, editado 1 vez(es)
estudePerseu
estudePerseu
Padawan
Padawan

Mensagens : 82
Data de inscrição : 02/04/2021
Idade : 22
Localização : Maringá, Paraná

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: UEM Imperialismo

Mensagem por Thiago Ber Sex 30 Abr 2021, 16:27

Olá, boa tarde! O seu raciocínio quanto a assertativa 04 está praticamente correto: o objetivo principal do imperialismo desenvolvido em torno da Ásia e África após a Conferência de Berlim focalizava em repartí-la, pois assim cada potência europeia poderia explorar a sua parte de maneira mais centralizada e eficaz. Apenas complementando seu raciocínio, lembre-se que este ''livre-comércio'' ao qual a questão faz referência, não significa ''livre'' a ponto de qualquer nação mundial participar da exploração do continente africano e asiático, mas sim, em específico às nações europeias (sobretudo às que possuíam alianças entre si). Logo, se duas ou mais potências aliadas explorassem e administrassem seu território colonial após a partilha da África, o livre comércio no continente facilitava essa administração, pois assim tanto a extração de metais preciosos quanto outros recursos naturais poderia ser movimentada dentro do continente europeu sem a aplicação excessiva de impostos em cima dele (fator que não encarecia tanto o preço final do produto), bem como fornecia maior segurança à mobilidade deste, uma vez que o contrabando nas colônias era uma realidade.


Última edição por Thiago Ber em Sex 30 Abr 2021, 16:32, editado 1 vez(es)
Thiago Ber
Thiago Ber
Padawan
Padawan

Mensagens : 63
Data de inscrição : 09/11/2020
Idade : 22
Localização : Rio Grande do Sul

estudePerseu gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: UEM Imperialismo

Mensagem por Thiago Ber Sex 30 Abr 2021, 16:30

Outro fator que acabei esquecendo de comentar em minha resposta anterior: um dos principais objetivos destas partilhas e deste ''livre comércio'' entre as potências europeias, deve-se pelo fato de que esta forma de colonização proporcionava à metrópole uma maior extração de metais preciosos e, subsequentemente, uma balança comercial econômica favorável.
Thiago Ber
Thiago Ber
Padawan
Padawan

Mensagens : 63
Data de inscrição : 09/11/2020
Idade : 22
Localização : Rio Grande do Sul

estudePerseu gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: UEM Imperialismo

Mensagem por Pedro Celso Silva Sáb 01 maio 2021, 12:24

Nenhum território na África,a não ser Libéria, nação formada por escravos libertos dos EUA e Etiópia,um dos primeiros países cristãos do mundo,civilização muito antiga,era livre. A maioria dos países africanos,ou era dominado pela Inglaterra ou pela França.
Vou fazer uma analogia que você vai entender melhor. Imagine-se no seu aniversário. Vai ter bolo. Bolo de chocolate,que todo mundo gosta. Como todo mundo gosta,é claro que quem chegar primeiro e comer,vai pegar os melhores pedaços e a melhor parte,e não vai sobrar mais nada para quem chegar depois. Além disso: quem é que é servido primeiro? Os mais fortes. Ninguém vai querer tomar pedaço de quem tem 2 metros de altura ou levanta 100 kg no supino sem maiores problemas. E quando está na festa em família,quem é servido primeiro,são justamente os mais velhos.
É exatamente isso que aconteceu com a África. Os espanhóis chegaram para conquistar Ceuta,Melila e o Saara Ocidental. Os portugueses chegaram depois para conquistar Angola e Moçambique. Era naquela época em que Portugal e Espanha dominavam o mundo,alí nas Grandes Navegações. Depois de uma guerra de 116 anos,com a Inglaterra,a França vitoriosa,se fundou e conquistou vários países como Marrocos,Argélia,Tunísia,Mali,Mauritânia,Costa do Marfim,Congo e afins.
Depois,a Inglaterra derrotou a "Invencível Armada Espanhola" e passou a dominar os mares. E ali,nasceu o Império Britânico. A Inglaterra dominou áreas posteriores: Egito,Sudão,África do Sul,Guiné,Nigéria,Namíbia,Zâmbia,Serra Leoa,Zimbábue e afins. Eu falei bolo de chocolate,mas os países africanos tinham petróleo,diamantes, ouro,marfim (por isso o nome é Costa do Marfim),e minerais raros que dariam muito dinheiro ao serem extraídos,ou até mesmo para gerar energia. Até hoje,a África exporta diamantes de sangue para as boutiques européias.
Novos países se formaram e queriam o bolo de chocolate: Bélgica (que conseguiu a República Democrática do Congo),Alemanha e Itália. Capital da Alemanha é Berlim,e não é a toa que a Conferência remete ao nome dessa cidade. Alemães e italianos queriam terra. Queriam o bolo de chocolate.Pensa você:você daria o seu pedaço do bolo de chocolate para outra pessoa,só por que ela está te pedindo? É claro que não! . Não é a toa que...aconteceu a Primeira Guerra Mundial e a Segunda também,como uma revanche da Primeira. A I Guerra nada mais era do que um embate entre "os com terra" e "com matérias primas" (Inglaterra,França e Rússia) contra os "sem terra" (Alemanha,Itália,Império Áustrio-Húngaro,Império Turco-Otomano).
A Itália queria tanto terras,que ela mudou de lado durante a guerra!. Os ingleses prometeram que iriam dar territórios na África pra eles,caso deixassem a guerra,e eles não só acreditaram,como acreditaram e passaram para o lado dos ingleses,franceses e russos. Quando a guerra acabou e os ingleses,franceses e agora americanos (entraram no conflito,ao lado dos ingleses,porque os ingleses eram um importante exportador de ouro para os americanos,e se caso os ingleses perdessem,essa exportação ficaria comprometida)na verdade os ingleses mentiram,deram a Líbia para os italianos.
Lembra do que eu falei? De quem chegou depois ou não iria comer bolo ou iria comer a pior parte do bolo?. Então. Naquela época,a Líbia era um território completamente desértico. Caso você já foi a praia,as poucas plantas que dão na areia,não dão frutos e não servem para exportação. Os italianos ficaram irritados e na próxima guerra,foram a favor dos alemães. E pior: posteriormente,nos anos 60,descobriu-se petróleo na Líbia. Eram só os italianos terem paciência e procurado,que eles achariam.
E complementando a resposta,nunca existiu livre comércio entre as colônias. As colônias eram obrigadas a comercializar apenas com as suas metrópoles. Compra os produtos da metrópole,vende suas matérias primas para a metrópole.

Pedro Celso Silva
Matador
Matador

Mensagens : 1162
Data de inscrição : 20/08/2015
Idade : 25
Localização : Rio de Janeiro

Thiago Ber e estudePerseu gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: UEM Imperialismo

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos