PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Desafios do necessário isolamento social

3 participantes

Ir para baixo

Desafios do necessário isolamento social Empty Desafios do necessário isolamento social

Mensagem por nahgsx Sáb 24 Out 2020, 21:54

Oi, gente
Fiz essa redação e queria a opinião e correção de vocês, se puderem
Acho que não escolhi argumentos muito plausíveis, mas eu estava meio sem inspiração pra escrever hoje kk Sad
Bom, agradeço desde já.

Tema: Desafios do necessário isolamento social em tempos de pandemia
Modelo: ENEM

   Durante a pandemia de gripe espanhola, em 1918, o confinamento social foi uma das medidas mais eficazes no combate à transmissão e proliferação da doença. Atualmente, a mesma medida se mostra eficaz no combate ao vírus da Covid-19, entretanto, é claramente observável que a adoção desse tipo de precaução traz consigo desafios, como a manifestação de problemas psicológicos e a não aceitação por parte da população.
   Primeiramente, cabe analisar que, apesar do isolamento social ser uma medida que visa a preservação da vida, esse pode deixar os indivíduos mais propensos ao desenvolvimento e intensificação de distúrbios psicológicos. Segundo Aristóteles, o homem é um ser social, já que tem a necessidade de conviver em sociedade. Nesse sentido, privar os indivíduos de contato, ainda que por motivos de segurança, pode deixá-los ansiosos e depressivos, uma vez que são forçados a se afastar de seus familiares e amigos e sofrem com a sensação de aprisionamento, frustração e ociosidade. Desse modo, nota-se que a falta de contato com a sociedade deixa o indivíduo à mercê de doenças psicológicas.
   Além disso, há a parcela populacional que não aceita o isolamento social imposto e, por isso, passa a desconsiderá-lo. Por um lado, há aqueles que deixam o confinamento para fins de entretenimento, como a realização de eventos. Por outro lado, há aqueles que tiveram sua atividade comercial lucrativa restringida e, sem nenhuma fonte de subsistência, passam a infringir as restrições preestabelecidas. Tais ações se mostram nocivas a vida de outros indivíduos, já que podem, potencialmente, garantir a proliferação da doença. Desse modo, é necessário que medidas interventivas sejam analisadas.
   Tendo em vista os aspectos analisados, cabe ao Governo Federal, por intermédio de verbas públicas, disponibilizar, em meios de comunicação como a televisão, propagandas que visem estimular o uso das redes sociais e internet, como forma dos indivíduos manterem contato, ainda que de forma virtual, com seus amigos e familiares. Além disso, é necessário que o Ministério da Saúde, por meio de concursos públicos, invista na contratação de um grupo de terapeutas e psicólogos que atenderão a população de forma online, a fim de que os indivíduos com problemas psicológicos estejam amparados. Ademais, cabe ao Estado dar continuidade a propostas como o Auxílio Emergencial, dessa forma, aqueles que perderam sua fonte de renda por conta do isolamento estarão igualmente assistidos. Por fim, é imperativo que o mesmo defina o pagamento de multas para pessoas que infringirem o isolamento para causar aglomerações. Assim, talvez seja possível, enfim, atenuar alguns dos problemas ocasionados pelo tão necessário isolamento social.

Algumas perguntas:
Na proposta de intervenção eu tentei detalhar as coisas o máximo possível, mas nas duas últimas propostas eu não detalhei tanto assim, acham que isso é ruim? No primeiro parágrafo, a citação do Aristóteles ficou meio desconexa ou não? 
Agora que eu li de novo percebi que eu poderia ter falado sobre coisas mais importantes, como a falta de aulas presenciais. E percebi tbm que minha proposta ficou meio (klkk) grande demais. Mad

nahgsx
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 178
Data de inscrição : 13/02/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Desafios do necessário isolamento social Empty Re: Desafios do necessário isolamento social

Mensagem por Ceruko Sáb 24 Out 2020, 23:35

Boa noite, Nahgsx.

Introdução:

"[...], entretanto, é claramente..." - geralmente, fica melhor colocar um ponto final e depois esse tipo de conectivo, fica mais forte e de melhor compreensão.






Introdução sucinta e muito boa. Trouxe repertório histórico e apresenta um projeto de texto, tendo como desafios problemas psicológicos e a não aceitação do isolamento...veremos se será cumprido!
D1:
Ótimo parágrafo de desenvolvimento! Gostei muito!
Trouxe o tópico frasal evidenciando o que seria dito no parágrafo, trouxe Aristóteles, que em minha opinião ficou bem relacionado, e fechou dando aquela resumida marota.
D2:
Esse parágrafo ficou um pouco confuso. 
-Não achei que ficou muito legal o uso de "Além disso" seguido de "Por um lado", não garante aquela fluidez. 
- Você repetiu 3 vezes o "há" em 3 linhas, poderia ter usado muitas pessoas, grande parte da população, em vez de "há aqueles".
- Também achei que faltou um pouco de critica no meio da argumentação. Reparei que você deixa a crítica para o último período do parágrafo. Tente colocar autoria no meio dele também. Exemplo:  "muitas pessoas deixam o confinamento para fins de entretenimento, como a realização de eventos e festas- algo considerado extremamente irresponsável-. Por outro lado, ..." 
-"Desse modo, é necessário que medidas interventivas sejam analisadas.[...]"   --  Esse "analisadas" ficou muito fraco. Acho que ficaria melhor troca por "realizadas", "concretizadas", "feitas".
Conclusão:
-"[...] Tendo em vista os aspectos analisados,[...]" Repetição de analisados/analisadas. 
Sei que você já sabe que eu sei que você sabe os 5 elementos necessários para garantir aquele 200 da C5. É legal tentar resolver todos os problemas abordados, masssss, acho que ficou muito carregada sua proposta. A proposta que envolvia  o estímulo das redes socias para o contato e a que abordava as multas ( um pouco mais detalhada) já estavam de bom tamanho. 
Sempre fique atento a distribuição do seu texto. A sua introdução teve 4 linhas, já sua conclusão, 10. Fique de   Shocked
Síntese do texto: Você escreve muito bem e dá pra perceber que sabe o que está fazendo, continue assim. Invista mais nessa marca de autoria ao longo do texto ( deixe bem escancarada sua revolta), tome cuidado com as repetições e fique de olho no exagero!
Lembrando que não sou professor e essas são minhas meras opiniões, posso estar redondamente enganado, porém espero que eu tenha contribuído com algo.
Abraços!
Ceruko
Ceruko
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1326
Data de inscrição : 01/07/2020
Idade : 23
Localização : Ribeirão Preto

nahgsx gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Desafios do necessário isolamento social Empty Re: Desafios do necessário isolamento social

Mensagem por _Arthur_ Dom 25 Out 2020, 12:52

Só notei erros de portugues. De resto, está muito bom.


no combate à transmissão e à proliferação
medida que visa à preservação da vida
se mostram nocivas à vida
Por fim, é imperativo que o mesmo órgão defina
_Arthur_
_Arthur_
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 974
Data de inscrição : 11/05/2014
Idade : 27
Localização : Guacui - ES

nahgsx gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Desafios do necessário isolamento social Empty Re: Desafios do necessário isolamento social

Mensagem por nahgsx Seg 26 Out 2020, 09:47

Oii, Ceruko e Arthur!

Muito obrigada pelas correções, ajudaram muito Wink

nahgsx
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 178
Data de inscrição : 13/02/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Desafios do necessário isolamento social Empty Re: Desafios do necessário isolamento social

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos