PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Relação: abertura econômica e desindustrialização em 90

2 participantes

Ir para baixo

Relação: abertura econômica e desindustrialização em 90 Empty Relação: abertura econômica e desindustrialização em 90

Mensagem por RAFA&L Sáb 24 Out 2020, 00:07

Os Censos Demográficos mostram que, da década de 80 em diante, diminuiu o fluxo migratório do Nordeste para o Sudeste e, em especial, para a Grande São Paulo. Isso se deu em virtude da redução da taxa média anual de crescimento econômico e do redirecionamento parcial desse fluxo migratório para outros destinos. Com base no enunciado e nos conhecimentos de demografia, assinale a alternativa INCORRETA. 

a) A desconcentração da atividade econômica fez das cidades médias do interior, como Campinas e Ribeirão Preto, importantes focos de atração populacional. 
b) Há um fluxo migratório do Sudeste para o Nordeste, devido ao retorno de nordestinos que não encontraram boas oportunidades e também de outros que obtiveram sucesso com a migração. 
c) Devido ao dinamismo da fronteira agrícola, o Centro-Oeste possui um alto percentual de habitantes que nasceram em outras regiões ou que não residem na mesma cidade onde nasceram. 
d) A redução dos fluxos migratórios foi resultado da desindustrialização provocada pela crise do Estado e pela abertura comercial, respectivamente nos anos 80 e 90. 
e) O semi-árido nordestino continua sendo uma área de expulsão populacional, mas seus fluxos migratórios vão predominantemente para as capitais regionais, como Salvador. 

Gab.: D

Dúvida: Gostaria que me explicassem o porquê de a D ser INCORRETA, visto que a crise de 1980 bem como a abertura comercial contribuíram sim para uma desindustrialização no país. Bem como gostaria que me falassem um pouco mais sobre  B, pois ela me parece meio errada; há um fluxo migratório do Sudeste para o Nordeste daqueles que tiveram sucesso com a migração? Com o sucesso, não ficariam na capital?...

RAFA&L
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1109
Data de inscrição : 17/10/2019
Idade : 24
Localização : Paraná, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Relação: abertura econômica e desindustrialização em 90 Empty Re: Relação: abertura econômica e desindustrialização em 90

Mensagem por Pedro Celso Silva Sáb 24 Out 2020, 20:49

A D está errada.
O Nordeste continua sendo a região com o pior IDH,a maior desigualdade econômica,o maior número de pessoas abaixo da linha da pobreza,o maior número de mortalidade infantil,a menor alfabetização,a menor expectativa de vida e maior desnutrição. O Nordeste segue sendo assolado pelos grandes latifundiários que comandam tudo. Eu já presenciei isso. Em 2011,eu fui ao Maranhão. Em São Luís. O Maranhão é um dos estados mais pobres do Brasil. Infelizmente,as pessoas,em alguns lugares não têm luz em casa.
Mesmo na capital,há um grande número de pessoas que passam fome. A família Sarney controla absolutamente tudo. E se perpetua no poder,porque promove festas aonde as pessoas se alimentam de arroz,peixe e farofa. A industrialização lá,ainda é pequena. Ainda há muitos boias-frias e pessoas com condições análogas à escravidão por lá.
O que que acontece? Procuram uma vida melhor e emigram para o Sudeste. Aonde há mais oportunidades. Infelizmente,muitos não conseguem bancar o custo de vida. Não há tantas oportunidades de educação e qualificação profissional,ele não consegue uma profissão com pagamento tão robusto,e muitos deles acabam indo morar na periferia,aonde ficam suscetíveis à violência.
A desconcentração industrial do Sudeste começou nos anos 90 e foi em direção à região Sul. Segue influente o Sudeste. Os fluxos migratórios não diminuíram. Continua havendo uma diáspora nordestina. Os nordestinos que não tiveram sucesso permanecem lá no Sudeste,ou tentam ir para o Centro Oeste,que já é a segunda região mais industrializada.

Pedro Celso Silva
Matador
Matador

Mensagens : 1162
Data de inscrição : 20/08/2015
Idade : 25
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos