PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Força gravitacional entre corpos de pouca massa

2 participantes

Ir para baixo

Força gravitacional entre corpos de pouca massa Empty Força gravitacional entre corpos de pouca massa

Mensagem por MtrdX Sáb 17 Out 2020, 15:37

A força de atração gravitacional que existe entre a Terra e o Sol, por exemplo, foi explicada por Isaac Newton em sua obra Philosophiae Naturalis Principia Mathematica, publicada em 1687. Nela, Newton descreveu a chamada lei da gravitação universal.
Essa lei afirma que, se dois corpos possuem massa, ambos estão submetidos a uma força de atração mútua proporcional às suas massas e inversamente proporcional ao quadrado da distância que separa os seus centros de gravidade.
Para testar a existência dessa força, um aluno posicionou dois objetos esféricos eletricamente neutros sobre uma mesa perfeitamente horizontal: 
 
Força gravitacional entre corpos de pouca massa 17

 
Segundo ele, se existisse mesmo essa força gravitacional descrita por Newton, seria possível perceber uma atração entre esses objetos. No entanto, nenhuma atração foi observada.
 
Qual das afirmações abaixo melhor explica o ocorrido?



a) A lei da gravitação universal é aplicável apenas para corpos extremamente massivos, como planetas e estrelas.



b) A lei da gravitação universal é aplicável apenas para corpos que estejam muito distantes um do outro.



c) A força de atração gravitacional entre os objetos não foi observada porque a força de repulsão elétrica entre eles a anulou.



d) A força de atração gravitacional entre os objetos não foi observada pois ela possui uma intensidade muito baixa, não sendo suficiente para superar as forças dissipativas presentes.



e) A lei da gravitação universal está ultrapassada e não é suficiente para explicar as características da força gravitacional existente entre os objetos utilizados.


Senhores, estou em dúvida entre a A e D

A A) me parece interessante pois nas questões que fiz realmente de gravitacional eram corpos massivos
A D) fico em duvida pelas forças dissipativas, não sei se isso se refere ao atrito também

Edit.1: não tenho gabarito
MtrdX
MtrdX
Padawan
Padawan

Mensagens : 82
Data de inscrição : 27/05/2020
Localização : BR

Ir para o topo Ir para baixo

Força gravitacional entre corpos de pouca massa Empty Re: Força gravitacional entre corpos de pouca massa

Mensagem por Rory Gilmore Sáb 17 Out 2020, 16:05

A resposta é a D. A Lei da Gravitação Universal é UNIVERSAL (redundante, não?!). Isso quer dizer que ela vale para qualquer corpo existente no mundo. Por isso, os dois corpos são atraídos por uma força de intensidade F. Porém, eles não se movem porque essa força é muito pequena e incapaz de fazer os corpos vencerem os atritos.

Rory Gilmore
Monitor
Monitor

Mensagens : 1860
Data de inscrição : 28/05/2019
Localização : Yale University - New Haven, Connecticut

MtrdX gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos