PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Carboidrato

3 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Carboidrato Empty Carboidrato

Mensagem por JMão Ter 16 Jun 2020, 11:36

Assinale, dentre as proposições a seguir, aquela que é verdadeira acerca do metabolismo dos carboidratos:


a) a insulina, produzida pelas células a das ilhotas pancreáticas (ilhotas de Langerhans), é importante para reduzir os níveis de glicose na corrente sanguínea.
b) os animais herbívoros, como os bovinos, produzem a enzima celulase, uma b-glicosidase, que atua catalisando a hidrólise das moléculas de celulose no tubo digestório desses animais.

c) as células epiteliais de revestimento do intestino delgado (enterócitos) apresentam microvilos no polo apical, indispensáveis para aumentar a superfície de absorção direta dos dissacarídeos.
d) o amido, um heteropolissacarídeo de moléculas de maltose, pode ser hidrolisado no intestino delgado em presença da maltase, produzida pelas células acinosas do pâncreas.
e) as moléculas de glicogênio, armazenadas no citoplasma das células hepáticas, têm a sua hidrólise estimulada pela liberação do glucagon pelas ilhotas do pâncreas.






Já achei gabarito com letra a) e e), e minha dúvida é justamente nessas duas.
O que pode invalidar uma delas?
Obrigado!

JMão
Jedi
Jedi

Mensagens : 305
Data de inscrição : 22/03/2017
Idade : 23
Localização : Vitória , Espírito Santo , Brasil

Lingered gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Carboidrato Empty Re: Carboidrato

Mensagem por Fabinho snow Ter 16 Jun 2020, 16:14

a letra (d) está errada, o amido é um homopolissacarídeo, pois é formado por varios monossacarídeos iguais.

não vejo erro na (a) nem na (e) pois

de fato, são la que insulina e glucagon são liberados, e a insulina tem papel de quebrar a glicose sanguínea, só lembrar dos diabéticos e insulina, eles tem açucar em excesso no sangue.

na letra (e), os glicogênios são armazenados ou no fígado ou nas células musculares, porém as células musculares, devido ao seu alto metabolismo. não costumam oferecer seus glicogênios a outras atividades senão a dela, ela é egoísta, então usa-se essencialmente o hepático

Fabinho snow
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 658
Data de inscrição : 11/11/2014
Idade : 24
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Carboidrato Empty Re: Carboidrato

Mensagem por JMão Ter 16 Jun 2020, 16:16

Então, será que na letra e) o errado seria dizer citoplasma?

JMão
Jedi
Jedi

Mensagens : 305
Data de inscrição : 22/03/2017
Idade : 23
Localização : Vitória , Espírito Santo , Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Carboidrato Empty Re: Carboidrato

Mensagem por Fabinho snow Ter 16 Jun 2020, 16:21

pra falar a verdade, não sei, é muito específico para vestibular - não sei se é seu caso - cobrar em que lugar do fígado o glicogênio estaria armazenado, já achei bem específico o erro relativo a ser homopolissacarídeo, com relação a se está no citoplasma ou não então...

Fabinho snow
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 658
Data de inscrição : 11/11/2014
Idade : 24
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Carboidrato Empty Re: Carboidrato

Mensagem por JMão Ter 16 Jun 2020, 16:39

Concordo, mas voltando a letra d...tanto faz dizer que ele é composto de glicoses ou de maltoses? Será que o ideal não seria dizer que é digerido pela ptialina? Porque a maltose é apenas um dissacarídeo, com mais glicoses se juntando teríamos o amido, que já deixa de ter as particularidades que um carboidrato de apenas duas hexoses teria.

JMão
Jedi
Jedi

Mensagens : 305
Data de inscrição : 22/03/2017
Idade : 23
Localização : Vitória , Espírito Santo , Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Carboidrato Empty Re: Carboidrato

Mensagem por Fabinho snow Ter 16 Jun 2020, 16:48

mas a questão não diz que o amido é digerido, de fato não é, há apenas a quebra dele o amido vira maltose pela ptialina. No intestino, através do suco entérico que ele será digerido.

Fabinho snow
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 658
Data de inscrição : 11/11/2014
Idade : 24
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Carboidrato Empty Re: Carboidrato

Mensagem por RAFA&L Ter 16 Jun 2020, 16:49

A Insulina não é produzida nas células a, é nas células beta. Mas eu me recuso a acreditar que a questão ia fazer uma sacanagem dessa...

RAFA&L
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1109
Data de inscrição : 17/10/2019
Idade : 24
Localização : Paraná, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Carboidrato Empty Re: Carboidrato

Mensagem por RAFA&L Ter 16 Jun 2020, 16:50

As células alfa produzem o glucagon

RAFA&L
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1109
Data de inscrição : 17/10/2019
Idade : 24
Localização : Paraná, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Carboidrato Empty Re: Carboidrato

Mensagem por Fabinho snow Ter 16 Jun 2020, 16:54

RAFA&L escreveu:A Insulina não é produzida nas células a, é nas células beta. Mas eu me recuso a acreditar que a questão ia fazer uma sacanagem dessa...
verdade, eu nem tinha reparado isso, a (a) está errada também, esse deve ser o gabarito oficial, a banca deve ter errado sem querer na alternativa d

Fabinho snow
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 658
Data de inscrição : 11/11/2014
Idade : 24
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Carboidrato Empty Re: Carboidrato

Mensagem por RAFA&L Ter 16 Jun 2020, 17:01

Fabinho snow escreveu:
RAFA&L escreveu:A Insulina não é produzida nas células a, é nas células beta. Mas eu me recuso a acreditar que a questão ia fazer uma sacanagem dessa...
verdade, eu nem tinha reparado isso, a (a) está errada também, esse deve ser o gabarito oficial, a banca deve ter errado sem querer na alternativa d

Não entendi o que você quis dizer com "a banca deve ter errado sem querer na alternativa d".
A d é errada mesmo. A correta é e)

RAFA&L
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1109
Data de inscrição : 17/10/2019
Idade : 24
Localização : Paraná, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Carboidrato Empty Re: Carboidrato

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos