PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pressão dos pneus e atolamento

2 participantes

Ir para baixo

Pressão dos pneus e atolamento  Empty Pressão dos pneus e atolamento

Mensagem por Karinabraasil Dom 24 maio 2020, 19:46

Olá, 

No tópicos da física tem dizendo que os pneus do buggy são largos para aumentar a área de contato e, consequentemente, diminuir a pressão, o que vai acarretar na diminuição do atolamento! Mas não compreendi, quando a questão fala sobre atolamento e força de atrito, é melhor que exista muito peso dentro do carro para que a normal aumente e, assim, a força de atrito aumente permitindo que o carro ande em um atolamento. Não consigo ver sentido quanto a essa parte da largura do pneu já que, para mim se aumentar a normal, aumentará a pressão, o que seria melhor.. qual é a lógica?

 Com uma pressão menor nos pneus, a banda de rodagem se espalha melhor no piso e facilita que o carro rode naturalmente.
Em estradas arenosas você pode diminuir a pressão dos seus pneus em duas ou três libras para que o carro ganhe mais atrito e você tenha uma melhor dirigibilidade.”

Karinabraasil
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 101
Data de inscrição : 22/07/2014
Idade : 26
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Pressão dos pneus e atolamento  Empty Re: Pressão dos pneus e atolamento

Mensagem por Murilo Saboia Dom 24 maio 2020, 19:55

Quanto maior a pressão maior a profundidade que o pneu penetra o solo e com isso maior a chance de atolamento. A fórmula da pressão é dada por P=F/A
P é a pressão , F é força exercida ( no caso a força peso) e A é a área sobre a qual essa força age.
Logo pneus mais largos tem maior área , o que diminui a pressão exercida por ele, diminuindo o atolamento. Aumentando a área eu diminuo a pressão, porém não altero a força peso e sua  normal.

Murilo Saboia
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 190
Data de inscrição : 18/09/2015
Idade : 27
Localização : Itapetininga São Paulo Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Pressão dos pneus e atolamento  Empty Re: Pressão dos pneus e atolamento

Mensagem por Karinabraasil Dom 24 maio 2020, 21:01

Entendi! Agora enxergando o atolamento sob a parte da força de atrito:

atolamento é a falta de força de atrito suficiente, certo? Se, por exemplo, o carro atolar é sugerido que as pessoas (passageiras) saiam dele para diminuir o peso. Só que como esse atrito seria o estático, quanto maior o peso, maior seria a Normal e maior seria a força de atrito o que permitiria que o carro andasse, não? A sugestão não deveria ser para que o máximo de pessoas ficasse no carro para que ele viesse a andar? 

Acho que minha dúvida inicial era essa! O que levou a questionar a minha pergunta feita no post.

Karinabraasil
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 101
Data de inscrição : 22/07/2014
Idade : 26
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Pressão dos pneus e atolamento  Empty Re: Pressão dos pneus e atolamento

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos